Nova proposta de redação: Bajulação – Virtude ou defeito?

Se você mandou redações para serem corrigidas pelo GUIA, não pense que nos esquecemos: em breve vamos publicar a avaliação de algumas delas.
Mas, enquanto isso não acontece, escolhemos o novo tema da semana para você treinar. Desta vez, ele apareceu no vestibular 2012/1 da Unesp. Leia o texto abaixo (clique nele para ampliar) e siga as instruções:
PROPOSIÇÃO
Bajular, lisonjear, adular, puxar saco são atitudes consideradas, muitas vezes, defeitos de caráter ou deslizes de natureza ética; são, também, condenadas pelas próprias religiões, como vícios ou “pecados”. As ficções literárias, teatrais e cinematográficas estão repletas de tipos bajuladores, lisonjeadores, aduladores, puxa-sacos, quase sempre sob o viés do ridículo e do desvio de caráter. Modernamente, porém, pelo menos em parte, essa condenação à bajulação e à lisonja tem sido atenuada, e até mesmo justificada por alguns como parte do marketing pessoal, ou como estratégia para atingir metas, dado o fato de que, como se informa no próprio artigo acima apresentado, até o elogio mais insincero pode encontrar eco na mente e no coração do elogiado. Na passagem do conto de Machado de Assis, apresentada nesta prova, Clemente Soares acabou atingindo seus objetivos por meio da bajulação, e a personagem Fagundes, de Laerte, parece viver sempre feliz em sua atividade preferencial de bajular.
Reflita sobre o conteúdo dos três textos mencionados e elabore uma redação de gênero dissertativo, empregando a norma-padrão da língua portuguesa, sobre o tema:
A bajulação: virtude ou defeito?
O seu texto deve ter até 2.500 caracteres (contando os espaços) e você pode enviá-lo até segunda-feira, dia 17 de setembro, para o e-mail: redacaoguia@gmail.com. Coloque seu nome completo, idade e cidade. Ele poderá ser avaliado e publicado aqui no blog.
Importante: nem todas as redações serão corrigidas, mas não fique chateado. Lembre-se de que a melhor forma de se preparar para a prova de redação é treinando, certo?