Chegou proposta nova de redação no blog! O tema é “O avanço da construção de muros num mundo globalizado”. Você pode enviar o seu texto até domingo (30).
O GUIA oferecerá 10 correções gratuitas através da plataforma Palavra escrita, para os primeiros que enviarem o texto. Para participar, basta realizar o cadastro neste link e, no campo “Código do cupom”, inserir GUIAEST-20. O texto deverá ser enviado digitado, em um prazo de duas semanas, até 30 de julho. O GUIA publicará no blog algumas das redações selecionadas.
ATENÇÃO: Para que sua redação seja publicada no blog, é preciso desenvolver a proposta correspondente à semana em curso! Ou seja, para os textos enviados até 30 de julho, a proposta deve ser a que está descrita abaixo.
Veja as instruções do tema da semana:
A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “O avanço da construção de muros num mundo globalizado”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Instruções:
– O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
– O texto definitivo dever ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
– A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:
– tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada “texto insuficiente”.
– fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.
– apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos.
– apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.
TEXTO 1
Para atuar sobre as migrações internacionais no século 21, é preciso entender como a globalização afeta os deslocamentos espaciais da população. Nos dias de hoje, o horizonte do migrante não se restringe à cidade mais próxima, nem à capital do estado ou do país. Seu horizonte é o mundo – vislumbrado no cinema, na televisão, na comunicação entre parentes e amigos. O migrante vive num mundo onde a globalização dispensa fronteiras, muda parâmetros diariamente, ostenta luxos, esbanja informações, estimula consumos, gera sonhos e, finalmente, cria expectativas de uma vida melhor.
Entretanto, a globalização é parcial e inacabada, e isso afeta as migrações de várias maneiras. O dinamismo e a força principal da globalização residem na integração econômica, forjada, imposta e gerenciada pelas regras do liberalismo. Essas regras, porém, são seguidas seletivamente pelos próprios países que as promovem. O resultado é que a globalização apresenta dificuldades e morosidades no cumprimento de suas promessas. Muitos países crescem pouco ou nada e, enquanto isso, as disparidades entre ricos e pobres aumentam. Tais desigualdades contribuem para aumentar o desejo, e até mesmo a necessidade, de migrar para outros países. Entretanto, as regras do jogo da globalização não se aplicam à migração internacional: enquanto o capital financeiro e o comércio fluem livremente, a mão-de-obra se move a conta-gotas.
Fonte: MARTINE, George. A globalização inacabada migrações internacionais e pobreza no século 21.
Disponível em: https://bit.ly/2nTNWUJ
Acessado em: 31/3/2017
TEXTO 2
Trump aprova construção de muro na fronteira com México
O presidente dos EUA, Donald Trump, assinou nesta quarta-feira (25) decreto presidencial que prevê a construção de uma “grande barreira física” na fronteira com o México. “Uma nação sem fronteiras não é uma nação”, afirmou Trump após assinar o decreto durante uma cerimônia no Departamento de Segurança Interna, em Washington. “A partir de hoje, os Estados Unidos da América recuperam o controle de suas fronteiras.”
Fonte: Portal UOL
Disponível em: https://bit.ly/2j5UL4t
Acessado em: 31/3/2017
TEXTO 3
Grafite do artista de rua Bansky criado em 2005 em muro construído por Israel na Cisjordânia
Disponível em: https://bit.ly/2nTSTwI
Acessado em: 31/3/2017