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Caderno de redações: UNICAMP 2016 (redações abaixo da média)

UNICAMP 2016 – Redações abaixo da média

 

Falta de execução

 

 GEREDACAO-10-80-1Para participar do concurso de resenhas, promovido pelo Centro de Apoio ao Estudante, que desenvolve atividade em minha faculdade, resolvi resenhar a fábula de La Fontaine, chamada “A Deliberação Tomada pelos Ratos”. 

No início da fábula, um gato voraz é citado, cujo nome é Rodilardo. O felino causou a morte de vários ratos ao seu redor e os poucos que sobraram, mal aventuraram se 1 a sair do buraco, tamanho o medo dos roedores. Até que certo dia, num momento de distração de Rodilardo, os ratos conseguiram fazer uma reunião para solucionar a situação e ficou decidido um plano para deter o gato, todavia um grande detalhe ficou sem solução: Quem executaria o plano? E a assembleia terminou sem nada decidido. 

A fábula constrói uma situação social, onde são realizadas inúmeras assembleias e poucas GEREDACAO-10-80-2acabam solucionadas 2. Além de um problema grave que é a falta de voluntários para executar o que foi decidido, seja por não querer lidar com a situação ou por falta de preparo.

Fernando Dias

 

ANÁLISE

 Estrutura e Exemplificação pouco Eficientes

 Neste texto, observamos algumas estratégias inadequadas que o levaram a ser avaliado como abaixo da média. Logo no início, o candidato, em vez de introduzir uma síntese da fábula de La Fontaine, traz uma explicação sobre sua participação no concurso promovido pela faculdade, algo que não era solicitado na proposta. Dessa forma, ele desperdiça o paragrafo inicial – que é fundamental para apresentar o tema que será elaborado – com informações que não são pertinentes.

Em seguida, o autor faz o resumo da fábula, porém notamos que ele não explicita a moral da história, algo fundamental para estabelecer uma articulação com a situação problema que ele precisaria trazer para adequar-se à proposta do concurso. O principal aspecto de uma fábula é sua moral, e espera-se que, em uma resenha, esse elemento tenha um espaço central, orientando o leitor. Porém, no texto em questão, essa moral fica subentendida, o que prejudica a nota do autor. Há ainda uma falha no que tange à situação de temática análoga: o candidato não a apresenta, o que compromete sua adequação ao que foi solicitado. A conclusão também não é elaborada de forma eficaz, pois se esperava que nela o candidato apresentasse uma relação entre a moral da fábula e a situação análoga da atualidade que o candidato deveria ter trazido. Ao sugerir o exemplo da realidade de forma vaga, o autor compromete a análise de sua capacidade crítica. A banca examinadora esperava uma exemplificação bem elaborada, não algo genérico, como o texto nos traz. Além disso, a conclusão é um espaço de resumo das principais ideias. É importante evitar trazer ideias novas e exemplos nesse trecho. Nesse sentido, o texto apresentou uma estrutura pouco eficaz e uma articulação ineficiente com elementos da realidade.

Santo André, 17 de janeiro de 2016 Aos estudantes do Ensino Médio interessados em emoções

 

Os segredos da indução emocional

GEREDACAO-10-81-2
GEREDACAO-10-81-1As emoções podem ser acionadas em um indivíduo através de dispositivos sensoriais, como, por exemplo, quando ocorre a visão de algo ou alguém familiar. As emoções também podem ser acionadas quando ocorre a representação de lembranças em forma de imagem, como ao lembrar do rosto de algum amigo.

Foi realizado um teste em que uma pessoa passa em frente a escola na qual foi hostilizada e relatou sentir repulsa, já quando foi induzida a lembrar de antigos amigos relatou sentir-se feliz.

Emoções induzidas pelo meio ajudaram na evolução de todas as espécies que hoje existem, pois os mais aptos conseguiram sobreviver aos ambientes hostis.

Em O sentimento de si: corpo, emoção e consciência, Antônio Damásio discute a base da indução emocional, convido todos a conhecerem a obra.

 

Atenciosamente, J.C.

 

ANÁLISE

Confusão de gêneros e inconsistência

Neste texto, observamos, logo de início, que o candidato confundiu-se na escolha do tipo textual: em vez de elaborar uma dissertação expositiva, ele fez algo próximo à carta, pois temos a data, o vocativo, a finalização e a assinatura. Talvez o candidato tenha confundido a ideia do blog com a do e-mail. Ainda assim, ele perde nota de adequação ao gênero textual solicitado.

No primeiro parágrafo, temos uma explicação pouco clara e aprofundada sobre a temática do livro de António Damásio, o que compromete também a nota do autor do texto, uma vez que a banca examinadora tinha a expectativa de que os aspectos principais do texto da coletânea fossem abordados pelo candidato de forma elucidativa, cumprindo sua “função”: atrair a leitura de jovens do Ensino Médio.

A exemplificação dada do processo de indução foi muito breve e pouco elaborada, tornando-se insuficiente para que os “leitores” pudessem ser elucidados por ela. É fundamental, ao criar um exemplo, ter a consciência de que ele deve explicar e ilustrar a ideia principal à qual ele se relaciona. Nesse caso, a banca examinadora esperava ler um exemplo que relatasse de forma concisa como um determinado objeto ou uma situação se associam a algum tipo de emoção.

Na conclusão do texto, o autor faz um fechamento pouco eficaz, dizendo o nome do livro e seu tema somente nesse trecho. É fundamental, nesse tipo de proposta, que as informações da coletânea – como o nome de António Damásio, seu livro e seu tema – sejam inseridas no início do texto. Para o final, aconselha-se fazer um resumo breve das principais ideias, evitando trazer noções novas. Notamos ainda a assinatura, algo que não foi solicitado e fez o candidato perder pontos. Nesse sentido, o texto em questão apresentou desvios nos principais critérios de correção, como estrutura, abordagem do tema e, claro, adequação ao gênero.

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