Atmosfera: Camadas da atmosfera
Vapor essencial
Explore as diversas camadas da atmosfera, a invisível esfera de gás que envolve a Terra e garante a existência de vida no planeta
Foi da junção de duas palavras gregas, atmós (vapor) e sphaîra (esfera), que nasceu o nome da estrutura de gás que envolve um satélite ou planeta: a atmosfera. Na Terra, essa “esfera de vapores” é composta de diversas camadas e, em sua porção mais densa, chega a até 600 quilômetros de altitude a partir do nível do mar. É uma espessura considerável, mas quase irrisória se considerarmos o tamanho do globo terrestre, de aproximadamente 12,8 mil quilômetros de diâmetro. Mas, independentemente de sua espessura, a atmosfera é essencial para a vida. Além de conter o oxigênio que respiramos, ela mantém a Terra quente, protege os seres vivos dos raios ultravioleta vindos do Sol e funciona como um escudo contra meteoritos.
Há vários critérios pelos quais podemos classificar a atmosfera. A divisão mais conhecida, feita de acordo com as variações de temperatura conforme a altitude, reparte a atmosfera em cinco camadas distintas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. Veja as principais características de cada uma: