Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês

Citologia: Divisão celular (mitose e meiose)

Tudo o que se divide se multiplica

Estima-se que o corpo humano tenha 10 quaquilhões de células, 30 mil vezes mais do que o número de estrelas da Via Láctea. Essas minúsculas usinas de vida fazem de tudo no organismo e permitem ao homem atividades e sensações tão diferentes quanto dormir, sentir fome ou frio, jogar futebol, apaixonar-se ou aprender a ler. Tudo isso surge no momento da concepção, com uma única célula que se divide em duas, que voltam a se dividir em quatro, e assim por diante, em progressão geométrica.

As células passam suas características a outras quando se multiplicam para gerar um novo organismo, na reprodução, para fazer o corpo crescer ou para repor as células perdidas por desgaste ou mau uso. Os ciclos de crescimento e multiplicação celular se repetem indefinidamente, até que as células percam a capacidade de se reproduzir. Aí ocorre o que chamamos envelhecimento.

O modo como uma célula se divide depende da complexidade do organismo e do tipo de célula que ela é: germinativa (especializada em reprodução) ou somática (que constitui os tecidos de um organismo).

Os tipos de divisão celular

Para se dividirem, as células podem adotar três mecanismos distintos:

• Os procariontes unicelulares, seres formados de uma única célula sem núcleo diferenciado, reproduzem-se por bipartição ou cissiparidade, uma forma de reprodução assexuada. Numa bactéria, o cromossomo, formado por uma molécula de DNA circular, duplica-se. E o citoplasma se parte, formando duas células idênticas, cada uma com uma das cópias do cromossomo. As bactérias podem se multiplicar muito rapidamente por esse processo, criando uma nova geração a cada 20 minutos.

Os eucariontes, aqueles que têm o núcleo diferenciado do citoplasma, podem se reproduzir por dois mecanismos diferentes. Os unicelulares, como protozoários, reproduzem-se por mitose. A mitose é também o mecanismo de divisão das células somáticas, tanto para crescimento do organismo quanto para reposição das células desgastadas. A mitose pode ocorrer tanto em células haploides quanto diploides.

• O segundo modo de reprodução das células eucarióticas é a meiose. Nos seres pluricelulares, esse processo é próprio das células germinativas, que geram os gametas.

Entenda a mitose e a meiose nos infográficos da página ao lado. Mas antes veja, abaixo, como a célula se prepara para a divisão, na interfase.

Screenshot_10

 

Screenshot_11

meiose

Saiba mais

Qualquer erro na meiose gera um gameta com aberrações cromossômicas, que serão transmitidas a todas as células do indivíduo que eventualmente seja gerado por esse gameta. As aberrações que ocorrem no número de cromossomos podem ser de dois tipos:

• euploidia: variação no número de conjuntos de cromossomos.

• aneuploidia: variação no número de cromossomos de cada conjunto. A síndrome de Down é uma aneuploidia


¹A reprodução assexuada é aquela em que um organismo, sozinho, transfere todo o material genético para outro. Nesse caso, nasce um clone, um organismo geneticamente idêntico ao anterior. Já na reprodução sexuada, o novo organismo surge da combinação do material genético de dois indivíduos, o pai e a mãe.

Citologia: Divisão celular (mitose e meiose)
Citologia: Divisão celular (mitose e meiose)
Tudo o que se divide se multiplica Estima-se que o corpo humano tenha 10 quaquilhões de células, 30 mil vezes mais do que o número de estrelas da Via Láctea. Essas minúsculas usinas de vida fazem de tudo no organismo e permitem ao homem atividades e sensações tão diferentes quanto dormir, sentir fome ou frio, […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.