Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês

Plano de estudos de Biologia – 3 meses

O professor de Biologia do Poliedro Rodrigo Paltrinieri Nardi montou um plano de estudos de três meses com os temas principais da matéria. Os conteúdos são divididos por semana, e em cada uma delas, tem a indicação de uma videoaula do Curso Enem Guia do Estudante, além de resumos sobre os temas. É um ótimo jeito de criar uma rotina e saber quais assuntos merecem mais sua atenção. Confira!

Semana 1 – Organização celular/Composição química das células procariontes e eucariontes/DNA e RNA

  • Organização celular

O que mais cai: Identificação de diferentes tipos celulares;

Estilo de questão: Questões curtas, com pouco texto. Reconhecimento de esquemas celulares;

Estratégia de prova: Comparação entre tipos celulares através de descrições e esquemas.

Confira a videoaula sobre organização celular

Confira o resumo sobre o tema

Veja também outro resumo sobre o tema

  • Composição química das células procariontes e eucariontes

O que mais cai: Proteínas e enzimas;

Estilo de questão: Questões com textos para interpretação e reconhecimento das propriedades das substâncias;

Estratégia de prova: Reconhecer características e funções das diferentes substâncias para os seres vivos.

Confira a videoaula sobre composição química das células procariontes e eucariontes

  • DNA e RNA

O que mais cai: Replicação, transcrição e tradução;

Estilo de questão: Questões curtas, com esquemas ou com textos para reconhecimento de processos;

Estratégia de prova: Reconhecer diferenças entre os termos utilizados e focar em síntese proteica.

Confira a videoaula sobre DNA e RNA

Confira também o resumo sobre o tema

Semana 2 – Divisão celular

O que mais cai: Mitose e meiose;

Estilo de questão: Reconhecimento das diferentes fases dos processos e comparações entre elas, geralmente através de esquemas;

Estratégia de prova: Reconhecimento dos eventos que ocorrem em cada fase e dos esquemas relacionados a elas.

Confira a videoaula sobre divisão celular

Confira também o resumo sobre o tema

Semana 3 – Respiração e fotossíntese/Metabolismo das plantas

  • Respiração e fotossíntese

O que mais cai: Respiração celular aeróbia, fermentação e fotossíntese;

Estilo de questão: Questões com textos e equações gerais dos processos;

Estratégia de prova: Diferenças entre respiração e fermentação. Identificação da relação entre respiração e fotossíntese.

Confira a videoaula sobre respiração e fotossíntese 

  • Metabolismo das plantas

O que mais cai: Fotossíntese;

Estilo de questão: Questões com textos, esquemas e equações da fotossíntese;

Estratégia de prova: Reconhecer os processos e funções das diferentes etapas da fotossíntese.

Confira a videoaula sobre metabolismo das plantas

Confira também o resumo sobre o tema

Semana 4 – Ecologia: conceitos principais/Relações ecológicas/Relações entre seres vivos

  • Ecologia: conceitos principais

O que mais cai: Identificação de comunidade e população;

Estilo de questão: Questões com textos contextualizando uma situação para identificação de comunidades ou populações;

Estratégia de prova: Memorizar e reconhecer os termos relacionados.

Confira a videoaula sobre ecologia: conceitos principais

Confira também o resumo sobre o tema

  • Relações ecológicas

O que mais cai: Reconhecer os diferentes tipos de relações;

Estilo de questão: Questões com textos para identificação das relações;

Estratégia de prova: Memorização e reconhecimento dos diferentes tipos de relações entre os seres vivos.

Confira a videoaula sobre relações ecológicas

Confira também o resumo sobre o tema

  • Relações entre seres vivos

O que mais cai: Reconhecer os diferentes tipos de relações;

Estilo de questão: Questões com textos para identificação das relações;

Estratégia de prova: Memorização e reconhecimento dos diferentes tipos de relações entre os seres vivos.

Confira a videoaula sobre relações entre os seres vivos

Semana 5 – Ciclos: água, carbono e nitrogênio/Ecologia e poluição/Poluição ambiental/Aquecimento global e efeito estufa

  • Ciclos: água, carbono e nitrogênio

O que mais cai: Ciclos do carbono e nitrogênio;

Estilo de questão: Questões com textos, esquemas e gráficos. Reconhecimento de processos e seres participantes;

Estratégia de prova: Reconhecer os processos que influenciam os ciclos (biológicos e geológicos) e os principais seres vivos que participam desses ciclos.

Confira a videoaula sobre ciclos: água, carbono e nitrogênio

Confira também o resumo sobre o tema

  • Ecologia e poluição

O que mais cai: Poluição;

Estilo de questão: Questões com textos, esquemas e gráficos;

Estratégia de prova: Reconhecer diferentes processos e substâncias poluentes, relacionando com possíveis impactos ambientais.

Confira a videoaula sobre ecologia e poluição

  • Poluição ambiental

O que mais cai: Tipos de poluição e impactos;

Estilo de questão: Questões com textos, esquemas e gráficos;

Estratégia de prova: Reconhecer diferentes processos e substâncias poluentes, relacionando com possíveis impactos ambientais.

Confira a videoaula sobre poluição ambiental

Confira também o resumo sobre o tema

  • Aquecimento global e efeito estufa

O que mais cai: Aquecimento global;

Estilo de questão: Questões com textos, esquemas e gráficos;

Estratégia de prova: Reconhecer processos de efeito estufa e sua relação com o aquecimento e impactos possíveis.

Confira a videoaula sobre aquecimento global e efeito estufa

Semana 6 – Vírus, bactérias e fungos/Doenças

  • Vírus, bactérias e fungos

O que mais cai: Vírus e bactérias;

Estilo de questão: Questões com textos e esquemas de identificação dos seres e como se relacionam com humanos e ciclos ecológicos;

Estratégia de prova: Reconhecer as características desses seres e suas relações com ciclos ecológicos e populações humanas.

Confira a videoaula sobre vírus, bactérias e fungos

Confira também o resumo sobre o tema

  • Doenças

O que mais cai: Doenças bacterianas, protozooses e verminoses;

Estilo de questão: Questões com textos para identificação de doenças comuns;

Estratégia de prova: Reconhecer as diferentes doenças causadas por microrganismos em seres humanos.

Confira a videoaula sobre doenças

Semana 7 – Parasitoses humanas/Teoria da evolução

  • Parasitoses humanas

O que mais cai: Protozooses e verminoses;

Estilo de questão: Questões com textos e esquemas para identificação de parasitoses;

Estratégia de prova: Reconhecer as diferentes doenças e ciclos de vida dos diferentes parasitas.

Confira a videoaula sobre parasitoses humanas

Confira também o resumo sobre o tema

  • Teoria da evolução

O que mais cai: Teorias de Darwin – Wallace e de Lamarck;

Estilo de questão: Questões com textos para identificação de teorias evolutivas;

Estratégia de prova: Reconhecer as principais características das diferentes teorias e comparações entre elas.

Confira a videoaula sobre teoria da evolução

    Semana 8 – Evolução e seleção natural/Evolução das plantas

    • Evolução e seleção natural

    O que mais cai: Teoria de Darwin – Wallace e neodarwinismo;

    Estilo de questão: Questões com textos para identificação de teorias evolutivas;

    Estratégia de prova: Reconhecer as principais características das diferentes teorias e comparações entre elas.

    Confira a videoaula sobre evolução e seleção natural

    Confira também o resumo sobre o tema

    • Evolução das plantas

    O que mais cai: Gimnospermas e Angiospermas;

    Estilo de questão: Questões com textos, esquemas e árvores evolutivas para identificação de estruturas que surgiram ao longo da evolução das plantas;

    Estratégia de prova: Reconhecer a história evolutiva dos vegetais e reconhecer estruturas que surgiram em cada grupo.

    Confira a videoaula sobre evolução das plantas

    Confira também o resumo sobre o tema

    Semana 9 – Embriologia/Vertebrados

    • Embriologia

    O que mais cai: Características das etapas do desenvolvimento animal;

    Estilo de questão: Questões com esquemas para identificação das diferentes etapas do desenvolvimento;

    Estratégia de prova: Reconhecer os esquemas e eventos característicos de cada etapa.

    Confira a videoaula sobre embriologia

    • Vertebrados

    O que mais cai: Evolução e características dos diferentes grupos de vertebrados;

    Estilo de questão: Questões com textos, gráficos e árvores evolutivas para identificação de grupos;

    Estratégia de prova: Reconhecer a história evolutiva do grupo e as características de cada grupo vertebrado.

    Confira a videoaula sobre vertebrados

    Confira também o resumo sobre o tema

    Semana 10 – Fisiologia humana/Fisiologia humana II/Imunologia

    • Fisiologia humana

    O que mais cai: Digestório, circulatório e excretor;

    Estilo de questão: Questões com textos e esquemas para reconhecimento dos sistemas;

    Estratégia de prova: Reconhecer as características e funções dos órgãos que participam dos diferentes sistemas.

    Confira a videoaula sobre fisiologia humana

    Confira também o resumo sobre o tema

    • Fisiologia humana II

    O que mais cai: Circulatório e endócrino;

    Estilo de questão: Questões com textos e esquemas para reconhecimento dos sistemas;

    Estratégia de prova: Reconhecer as características e funções dos órgãos que participam dos diferentes sistemas.

    Confira a videoaula sobre fisiologia humana II

    • Imunologia

    O que mais cai: Tipos e funções celulares;

    Estilo de questão: Questões com textos para identificação de processos e de células que participam do sistema imunológico;

    Estratégia de prova: Reconhecer as diferentes células do sistema imunológico e como atuam na defesa do organismo.

    Confira a videoaula sobre imunologia

    Confira também o resumo sobre o tema

    Semana 11 – Variabilidade genética/Genética mendeliana

    • Variabilidade genética

    O que mais cai: Mutações genéticas e outros eventos que geram variabilidade;

    Estilo de questão: Questões com textos e esquemas sobre mutações e meiose;

    Estratégia de prova: Reconhecer eventos que geram variabilidade e seus possíveis efeitos.

    Confira a videoaula sobre variabilidade genética

    • Genética mendeliana

    O que mais cai: 1ª e 2ª leis de Mendel;

    Estilo de questão: Questões com texto para cálculo de probabilidades;

    Estratégia de prova: Reconhecer as leis de Mendel e cálculo das probabilidades associadas a elas.

    Confira a videoaula sobre genética mendeliana

    Confira também o resumo sobre o tema

    Semana 12 – Grupos sanguíneos/Biotecnologia

    • Grupos sanguíneos

    O que mais cai: Sistema ABO;

    Estilo de questão: Questões com textos e esquemas focando em transfusão;

    Estratégia de prova: Reconhecer características dos tipos sanguíneos e a compatibilidade entre eles para transfusão.

    Confira a videoaula sobre grupos sanguíneos

    Confira também o resumo sobre o tema

    • Biotecnologia

    O que mais cai: Clonagem e manipulação genética;

    Estilo de questão: Questões com textos sobre processos de biotecnologia;

    Estratégia de prova: Reconhecer os processos de biotecnologia e suas possíveis implicações.

    Confira a videoaula sobre biotecnologia

    Plano de estudos de Biologia – 3 meses
    Estudo
    Plano de estudos de Biologia – 3 meses
    O professor de Biologia do Poliedro Rodrigo Paltrinieri Nardi montou um plano de estudos de três meses com os temas principais da matéria. Os conteúdos são divididos por semana, e em cada uma delas, tem a indicação de uma videoaula do Curso Enem Guia do Estudante, além de resumos sobre os temas. É um ótimo […]

    Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    DIGITAL
    DIGITAL

    Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

    A partir de R$ 9,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.