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Plano de estudos de Física – 8 meses

O professor de Física do Poliedro Henrique Katsuhiro Fugimoto montou um plano de estudos de oito meses com os temas principais da matéria. Os conteúdos são divididos por semana, e em cada uma delas, tem a indicação de uma videoaula do Curso Enem Guia do Estudante, além de resumos sobre os temas. É um ótimo jeito de criar uma rotina e saber quais assuntos merecem mais sua atenção. Confira!

Semanas 1, 2 e 3 – Conceitos básicos de cinemática/Movimento uniforme e uniformemente variado

O que mais cai: Movimento retilíneo uniformemente variado; Movimentos que possuem trechos em MRU e trechos em MRUV; Gráficos;

Estilo de questão: Previsão de gráficos; Movimentos mistos (movimentos em que uma parte do tempo é acelerado e outra parte é uniforme ou retardado); Muita contextualização com trânsito; O trabalho algébrico costuma ser mais complicado;

Estratégia de prova: Procurar por palavras chaves, tais como “objeto parte do repouso” -> logo a velocidade inicial é nula; Identificar se o movimento é uniforme ou uniformemente variado (possui aceleração?); Cuidado especial às unidades (usual e sistema internacional); Observar quais unidades dos eixos dos gráficos (o gráfico é da posição, velocidade ou aceleração?); Em questões de MUV com gráfico, observar que a aceleração irá determinar a concavidade da parábola.

Confira a videoaula sobre conceitos básicos de cinemática

Confira também o resumo sobre o tema

Semana 4 – Cinemática II

O que mais cai: Transmissão de movimento circular (acoplamentos); Relação entre a velocidade angular e o raio do movimento circular; Rotação da Terra;

Estilo de questão: Análise da velocidade linear na periferia de um objeto em movimento circular;

Estratégia de prova: Identificar o tipo de acoplamento (axial, por contato ou correia?); Atenção às unidades (frequência em rpm ou Hz, raio em m ou cm?).

Confira a videoaula sobre cinemática II

Confira também o resumo sobre o tema

Semana 5 – Leis de Newton

O que mais cai: Corpos em equilíbrio (força resultante nula), aplicação da 1ª e 3ª leis no dia a dia; Força de atrito;

Estilo de questão: Noções físicas que são aplicadas erroneamente no dia a dia;

Estratégia de prova: Atenção especial para questões teóricas envolvendo a 1ª e a 3ª leis de Newton; Em questões de bloquinhos, fazer o diagrama de corpos livros e sempre decompor os vetores na direção da trajetória e perpendicular à trajetória; A segunda lei só trata da aceleração. Sendo assim, tome cuidado para não tirar conclusões olhando apenas para o sentido da velocidade da partícula.

Confira a videoaula sobre Leis de Newton

Confira o resumo sobre 1ª e a 3ª leis de Newton

Veja também o resumo sobre a 2ª lei de Newton

Semanas 6, 7 e 8 – Energia e trabalho

O que mais cai: Conservação da energia mecânica; Teorema da energia potencial (TEP); Teorema da energia cinética (TEC);

Estilo de questão: Geralmente sistemas conservativos com energia potencial elástica e gravitacional;

Estratégia de prova: Verificar se o sistema é conservativo. Caso positivo, verificar quais energias irão compor a energia mecânica. Se a partícula estiver em movimento curvilíneo, identificar as forças que influenciam na resultante centrípeta.

Confira a videoaula sobre energia e trabalho

Confira também o resumo sobre o tema

 

Semana 9 – Revisão

 

Semana 10 – Eletrostática

O que mais cai: Princípio da atração e repulsão das cargas; Tipos de eletrização (em especial, por atrito);

Estilo de questão: Frequentemente o próprio texto já fornece informações necessárias para a resolução do problema; Questões teóricas, sem contas;

Estratégia de prova: Identificar que tipo de interação está ocorrendo. Atração ou repulsão? Identificar se o texto dá uma dica de que tipo de eletrização foi realizado. Atrito, contato ou indução?

Confira a videoaula sobre eletrostática

Confira também o resumo sobre o tema

Semanas 11, 12 e 13 – Eletrodinâmica

O que mais cai: Efeito Joule; Tensão e potência nominal, uso de aparelhos (como lâmpada) fora da situação nominal. Por exemplo: uma lâmpada de 220 V sendo usada em 110 V;

Estilo de questão: Conversão de potência para consumo total em um mês e obtenção da conta final; Frequentemente possui mais informações do que o necessário para resolver o problema. Cabe ao candidato filtrar as informações pertinentes para responder o comando da questão;

Estratégia de prova: Se pedirem o consumo de energia, verificar as unidades cobradas. Frequentemente no consumo de energia elétrica, a energia é dada em kW.h; Quando fornecido um objeto e sua potência e tensão nominal, obter sua resistência. A resistência é a única que não varia em tensões fora da nominal.

Confira a videoaula sobre eletrodinâmica

Confira também o resumo sobre o tema

Semanas 14 e 15 – Consumo, transformação de energia e potência

O que mais cai: Tipos de energia (química, potencial gravitacional, eólica, solar, etc); Transformação de energia (solar em elétrica; solar em cinética; potencial gravitacional em elétrica);

Estilo de questão: Questões com textos longos que contextualizam transformações de energia. Frequentemente associado a uma eficiência inferior a 100%;

Estratégia de prova: Atenção especial ao rendimento (ou eficiência). É comum o Enem explicitar que nem toda energia é aproveitada. Cuidado com as unidades do Sistema Internacional. Muito comum surgir valores fora do S.I. (MW, g, toneladas, kJ, km/h, entre outros).

Confira a videoaula sobre consumo, transformação de energia e potência

Semanas 16 e 17 – Força Magnética

O que mais cai: Força magnética como resultante centrípeta (movimento circular); Uso do campo magnético nas tecnologias;

Estilo de questão: Muito pouco cobrado;

Estratégia de prova: Atenção ao sinal da carga que é lançada na região com campo magnético e o ângulo em que é lançado.

Confira a videoaula sobre força magnética

Confira também o resumo sobre o tema

 

Semana 18 – Revisão

 

Semanas 19, 20, 21 e 22 – Calorimetria

O que mais cai: Calor sensível; Sistemas termicamente isolados; Sistemas com fontes de calor;

Estilo de questão: Associação do calor sensível com a energia fornecida por efeito joule (eletrodinâmica II); Questões teóricas: calor propaga espontaneamente do meio mais quente para o meio mais frio (frio “não entra” pela janela);

Estratégia de prova: Atenção à unidade. É comum o uso de calorias nesta matéria que não é Sistema Internacional. Quando se trabalha equações com potência em watts, é necessário que a energia seja trabalhada em joule (SI); Verificar se o sistema é adiabático (não há perdas ou ganhos de energia); Verificar se há calor latente envolvido (mudança de fase); Em questões com fonte de calor, verificar se todo o calor produzido pela fonte é absorvido pelo material aquecido (eficiência de 100%?).

Confira a videoaula sobre calorimetria

Confira também o resumo sobre o tema

Semanas 23 e 24 – Termodinâmica

O que mais cai: 1ª Lei da termodinâmica; Ciclos termodinâmicos; Gráfico pressão em função do volume;

Estilo de questão: Bastante abrangente. Não há um padrão;

Estratégia de prova: Em questões com gráficos, verificar se a questão identifica as transformações curvilíneas (isotérmica ou adiabática?); Toda transformação gasosa deve ser estudada com a equação da 1ª lei da termodinâmica: os vestibulares frequentemente induzem os alunos a errarem associando a variação da temperatura somente ao calor.

Confira a videoaula sobre termodinâmica

Semanas 25 e 26 – Ondulatória

O que mais cai: Ondas eletromagnéticas (infravermelho, faixa do visível e ultravioleta) e seus respectivos efeitos; A onda é caracterizada/identificada pela sua frequência Identificação dos elementos de uma onda (amplitude, frequência e comprimento de onda); Equação Fundamental da Ondulatória;

Estilo de questão: Questões que associam a percepção das cores; Obtenção de dados importantes em gráficos, tais como comprimento de onda e frequência; Questões envolvendo conceito de amplitude e frequência; Questões envolvendo o fato da velocidade de propagação ser constante em um dado meio;

Estratégia de prova: Em questões que envolvem percepção de cores, o vestibular oferece no próprio texto as informações necessárias para chegar a resposta. Leia atentamente o enunciado; Ponderar duas vezes em questões que possuem “amplitude” e “frequência” na resposta. Frequentemente os alunos confundem a percepção acústica de cada propriedade do som.

Confira a videoaula sobre ondulatória

Confira também o resumo sobre o tema

Semanas 27, 28 e 29 – Fenômenos ondulatórios

O que mais cai: Prever interferências construtivas e destrutivas (analisar a Diferença de percurso) ondas estacionárias; Aplicações práticas das ondas estacionárias: microondas, instrumentos musicais;

Estilo de questão: Questões em que se precisa identificar as características necessárias para a formação de uma onda estacionária (instrumentos musicais, por exemplo); Uso das interferências – construtivas e destrutivas – no cotidiano;

Estratégia de prova: Identificar se as fontes estão em fase ou em oposição de fase (tendência construtiva ou destrutiva?); Verificar se a diferença de percurso é um múltiplo par ou ímpar de “meio comprimento de onda”; Em ondas estacionárias, verificar se trata de corda (nós nas extremidades) ou tubos abertos (ventres nas extremidades).

Confira a videoaula sobre fenômenos ondulatórios

Confira também o resumo sobre o tema

Semanas 30 e 31 – Hidrostática

O que mais cai: Teorema de Stévin; Teorema de Pascal; Teorema de Arquimedes; Definição de densidade; Definição de pressão;

Estilo de questão: Questões de resolução diretas. Frequentemente os problemas são contextualizados em situações do dia a dia;

Estratégia de prova: Cuidado especial às grandezas. Frequentemente a densidade e as dimensões dos corpos são dadas for a do Sistema Internacional; Quando o enunciado oferecer um valor de pressão, perceber se está tratando de uma pressão absoluta ou manométrica.

Confira a videoaula sobre hidrostática

 

Semana 32 – Revisão

 

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Plano de estudos de Física – 8 meses
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Plano de estudos de Física – 8 meses
O professor de Física do Poliedro Henrique Katsuhiro Fugimoto montou um plano de estudos de oito meses com os temas principais da matéria. Os conteúdos são divididos por semana, e em cada uma delas, tem a indicação de uma videoaula do Curso Enem Guia do Estudante, além de resumos sobre os temas. É um ótimo jeito […]

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