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Plano de estudos de Química – 1 mês

O professor de Química do Poliedro Johann Augusto Yamamoto de Souza montou um plano de estudos de um mês com os temas principais da matéria. Os conteúdos são divididos por semana, e em cada uma delas, tem a indicação de uma videoaula do Curso Enem Guia do Estudante, além de resumos sobre os temas. É um ótimo jeito de criar uma rotina e saber quais assuntos merecem mais sua atenção. Confira!

Semana 1 – Cálculos estequiométricos/Forças intermoleculares

  • Cálculos estequiométricos

O que mais cai: Cálculo estequiométrico envolvendo massa e quantidade de matéria;

Estilo de questão: Questões longas que já fornecem a reação pronta e em seus cálculos também envolvem pureza e rendimento;

Estratégia de prova: Analisar quais são os dados fornecidos no enunciado e usar as transformações de unidade com a quantidade de matéria (mol) e a reação como referência.

Confira a videoaula sobre cálculo estequiométrico

Confira também o resumo sobre o tema

  • Forças intermoleculares

O que mais cai: Ligação de hidrogênio, interação íon-dipolo e Van der Waals;

Estilo de questão: Questões longas e contextualizadas, principalmente abordando o cotidiano, que requerem a identificação das forças intermoleculares;

Estratégia de prova: Analisar com calma as moléculas fornecidas pelo enunciado e a partir disso determinar o tipo de interação(ões) que essas moléculas podem realizar.

Confira a videoaula sobre forças intermoleculares

Confira também o resumo sobre o tema

Semana 2 – Termoquímica/Concentração de soluções 

  • Termoquímica

O que mais cai: Reações envolvendo variação de entalpia;

Estilo de questão: Questões curtas e contextualizadas contendo reações que envolvem troca de calor com o meio externo;

Estratégia de prova: Leia o comando, determine se a questão envolve Lei de Hess, energia de ligação, entalpia de formação ou de combustão, monte o que é pedido.

Confira a videoaula sobre termoquímica

Confira também o resumo sobre o tema

  • Concentração de soluções 

O que mais cai: Velocidade da reação e como ela pode ser alterada;

Estilo de questão: Questões curtas e contextualizadas abordando situações do cotidiano que requerem um conhecimento químico para seu entendimento;

Estratégia de prova: Identificar que tipo de reação está sendo abordada e analisar como sua velocidade pode ser alterada ou como ela afeta a situação fornecida.

Confira a videoaula sobre concentração de soluções

Confira também o resumo sobre o tema

Semana 3 – Reações orgânicas/Oxidorredução

  • Reações orgânicas

O que mais cai: Reações envolvendo moléculas orgânicas;

Estilo de questão: Questões curtas e contextualizadas que trazem uma molécula ou uma reação orgânica como modelo;

Estratégia de prova: Se o exercício fornecer reação, identificar na reação fornecida quais são as mudanças nas moléculas apresentadas pelo modelo e aplicar para molécula pedida. Se o exercício pedir a reação, analisar a molécula fornecida (principalmente sua função orgânica) e relembrar que tipo de reação que essa molécula pode estar envolvida.

Confira a videoaula sobre reações orgânicas

Confira também o resumo sobre o tema

  • Oxidorredução

O que mais cai: Reações que envolvem mudança do número de oxidação;

Estilo de questão: Questões curtas que trazem processos (reações ou esquemas) que envolvem mudanças no número de oxidação;

Estratégia de prova: Identificar o número de oxidação em todos os átomos das moléculas envolvidas na reação e achar a mudança entre os reagentes e os produtos.

Confira a videoaula sobre oxidorredução

Semana 4 – Eletroquímica: pilhas/Eletrólise

  • Eletroquímica: pilhas

O que mais cai: Processos eletrolíticos espontâneos;

Estilo de questão: Questões curtas que trazem um esquema ou a descrição de uma pilha, um processo eletrolítico espontâneo;

Estratégia de prova: Analisar o processo descrito no enunciado, identificar as espécies que estão reduzindo e oxidando a partir do número de oxidação (NOX) dos reagentes e produtos e se o processo é espontâneo (ΔV positivo) e localizar o cátodo, ânodo e fluxo de elétrons.

Confira a videoaula sobre eletroquímica: pilhas

Confira também o resumo sobre o tema

  • Eletrólise

O que mais cai: Processos eletrolíticos não espontâneos;

Estilo de questão: Questões curtas que trazem um esquema ou a descrição de uma eletrólise, um processo eletrolítico não espontâneo;

Estratégia de prova: Analisar o processo descrito no enunciado, identificar as espécies que estão reduzindo e oxidando a partir da fila de facilidade de descarga e identificar os produtos da eletrólise.

Confira a videoaula sobre eletrólise

 

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Plano de estudos de Química – 1 mês
Estudo
Plano de estudos de Química – 1 mês
O professor de Química do Poliedro Johann Augusto Yamamoto de Souza montou um plano de estudos de um mês com os temas principais da matéria. Os conteúdos são divididos por semana, e em cada uma delas, tem a indicação de uma videoaula do Curso Enem Guia do Estudante, além de resumos sobre os temas. É […]

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