Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês

Espanhol: Dicas de conteúdo – Pretérito perfecto simple

Este tempo verbal descreve ações que terminaram no passado

 

Vamos agora conhecer o pretérito perfecto simple do indicativo. Ele é usado para contar ações ou fatos de uma unidade de tempo passada e encerrada, sem nenhuma relação com o presente ou com o momento em que se produz o enunciado. Exemplo: Ayer bebí demasiado en la fiesta.

Ele costuma vir acompanhado das seguintes expressões temporais: ayer (ontem), anteayer (anteontem), anoche/ ayer por la noche (ontem à noite), ayer por la mañana/ tarde (ontem de manhã/à tarde), el mes pasado/año pasado (o mês passado/ano passado), el otro día (o outro dia), en el 2003 (em 2003), hace dos días/una semana (há dois dias/ há uma semana), una vez (certa vez, uma vez), en esos momentos (nesses/naqueles momentos), aquel día (aquele dia) etc.

O pretérito perfecto simple é bastante empregado nos textos predominantemente narrativos, juntamente com os os pretéritos imperfecto e o pluscuamperfecto do indicativo. Com ele, contamos fatos e, com os dois outros pretéritos, narramos as circunstâncias em que eles ocorreram ou descrevemos os lugares e pessoas envolvidas no relato. Essa relação entre os pretéritos caracteriza alguns gêneros literários, como o conto, o romance e a biografia, mas também pode ser encontrada nas notícias e nas resenhas de filmes e livros.

Quanto à forma, tanto o pretérito perfecto simple como o perfecto compuesto podem ser traduzidos para o português pelo pretérito perfeito: Hoy he cantado en el baño (Hoje cantei no banho) / Ayer canté en el baño (Ontem cantei no banho). Porém, em espanhol, eles têm usos diferentes: o perfecto compuesto é empregado quando queremos mostrar que há relação entre o que estamos contando e o presente (mesmo que seja uma relação psicológica).

Ao usar o pretérito perfecto compuesto, transmite-se ao leitor a ideia de que a maioria das ideias discutidas, apesar de pertencerem a um passado cronológico, ainda afetam ao emissor e ao leitor, ou estão relacionadas com o presente. Para relatar os mesmos fatos de maneira objetiva e sem vínculo com o presente, emprega-se o pretérito perfecto simple.

 

Screenshot_21

 

Screenshot_22

 

Screenshot_23

 

Espanhol: Dicas de conteúdo – Pretérito perfecto simple
Espanhol: Dicas de conteúdo – Pretérito perfecto simple
Este tempo verbal descreve ações que terminaram no passado   Vamos agora conhecer o pretérito perfecto simple do indicativo. Ele é usado para contar ações ou fatos de uma unidade de tempo passada e encerrada, sem nenhuma relação com o presente ou com o momento em que se produz o enunciado. Exemplo: Ayer bebí demasiado […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.