Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês

Sem perder a majestade: O longo reinado de Elizabeth II

A rainha Elizabeth II é a monarca que está há mais tempo no trono do Reino Unido, ainda que a função já não concentre o poder de outras épocas

Screenshot_14
LONGO REINADO – A rainha Elizabeth II em cerimônia na Escócia, em setembro de 2015, quando se tornou a monarca que ocupa o trono britânico há mais tempo, superando a rainha Vitória ()

No dia 9 de setembro de 2015, a rainha Elizabeth II alcançou uma marca histórica: ao ultrapassar os 63 anos e 216 dias de reinado, ela tornou-se a monarca que há mais tempo ocupa o trono britânico. Dessa forma, Elizabeth superou sua tataravó, a rainha Vitória, que esteve à frente do país entre 1837 e 1901.

Mas os reinados das duas monarcas são pontuados por alguns contrastes em relação ao exercício do poder. A rainha Vitória comandou o país durante o auge do Império Britânico, quando os ingleses ocupavam territórios em todos os continentes. Seu comando foi tão influente que chegou a definir uma época – a Era Vitoriana.

Elizabeth II assumiu a coroa em 6 de fevereiro de 1952, quando tinha apenas 25 anos. O período é marcado pelo declínio da influência britânica no mundo. Com os processos de independência nos anos 1950 e 1960, a abrangência do reinado de Elizabeth II reduziu-se e alcança, além do Reino Unido, outras 15 nações, todas ex-colônias britânicas.

Ainda assim, ser rainha de países como Canadá, Austrália e Nova Zelândia é ter muito poder, não? Nem tanto. É que esse papel já não tem a influência de outras épocas. Desde a Revolução Gloriosa e a promulgação da Declaração de Direitos, em 1688, o poder absoluto do rei na Inglaterra foi substituído por uma monarquia constitucional, onde é o Parlamento e o primeiro-ministro que concentram o poder de fato e tomam as principais decisões políticas. À monarca, cabe seguir as recomendações das Casas legislativas de cada nação sob o seu reinado e exercer funções meramente protocolares e institucionais, como participar de cerimoniais.

Por causa desse papel restrito da rainha nos dias atuais, a extinção da monarquia é um tema em constante debate no Reino Unido – afinal, são os contribuintes britânicos que arca com os elevados custos para manter todo o luxo e a pompa da realeza britânica. Mesmo com a polêmica, a maior parte da população ainda se mostra satisfeita com a atual monarquia e o prestígio que ela traz ao país.

A rainha Elizabeth II, faleceu em 08 de setembro de 2022, por causas naturais, aos 96 anos. Saiba mais em – https://guiadoestudante.abril.com.br/atualidades/a-morte-de-elizabeth-ii-o-7-de-setembro-e-outras-atualidades-da-semana/

Nos links abaixo, você será levado de volta à Idade Moderna, uma época em que os monarcas europeus concentravam o poder absoluto, exercendo forte controle político, econômico e militar sobre seus territórios – papel bem diferente do exercido atualmente pela rainha Elizabeth II no Reino Unido.

 

Salvar

Salvar

Salvar

Sem perder a majestade: O longo reinado de Elizabeth II
Estudo
Sem perder a majestade: O longo reinado de Elizabeth II
A rainha Elizabeth II é a monarca que está há mais tempo no trono do Reino Unido, ainda que a função já não concentre o poder de outras épocas

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.