logo-ge

Inglês: Dicas de conteúdo – Vocabulário

Saiba o que são as palavras cognatas e os falsos cognatos

Uma das estratégias que mais usamos durante a leitura de um texto em língua estrangeira é a identificação de palavras cognatas, ou seja, aquelas que são parecidas com palavras em português e que têm o mesmo significado. Você deve conhecer expressões como “favorite theory”, “intense emotions” e “magnetic ressonance”, entre outras. É possível estabelecer a relação entre as ideias dessas expressões, pela semelhança com o português: “teoria favorita”, “emoções intensas” e ressonância magnética”.

Em inglês, há muitas palavras de origem latina que permitem fazer esse reconhecimento. Elas são consideradas, em geral, mais formais, e por isso podem aparecer com frequência em textos científicos ou técnicos.

Contudo, nem sempre podemos recorrer a essa estratégia sem pensar nas relações de sentido que as palavras estabelecem umas com as outras, principalmente porque podemos ser enganados pelos falsos cognatos – palavras que parecem com as da língua portuguesa, mas têm significados diferentes. Por exemplo, reconhecer a palavra physician não como “físico”, mas como “médico”, faz toda a diferença!

Outros exemplos de falsos cognatos são as expressões “college students” e “Journal of medicine”. A palavra college refere-se a faculdade (e não colégio) e journal, neste contexto, não significa jornal, mas revista, diário, periódico. Vale a pena lembrar também que, às vezes, as palavras são cognatas em um contexto de uso, mas em outro não. Um exemplo é a palavra affection, que significa “afeição” (cognata), mas também “doença” ou “morbidez”.

PARECE, MAS NÃO É

Conheça os falsos cognatos que mais confundem na relação inglês/português.

tabela

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s