Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês

Espanhol: Dicas de conteúdo – Verbos irregulares

Conheça os verbos irregulares no imperativo e saiba como conjugá-los

A conjugação dos verbos irregulares no imperativo na forma afirmativa se parece muito com a dos verbos irregulares no presente do indicativo. As desinências são as mesmas dos verbos regulares no imperativo e as irregularidades se apresentam na raiz dos verbos:

a) verbos que sofrem a alteração vocálica e > ie, o > ue e e > i nas pessoas , usted e ustedes. Por exemplo: piensa/ duerme / pide (tú), piense/ duerma/ pida (usted), pensemos/ durmamos/ pidamos (nosotros/as), pensad/ dormid/ pedid (vosotros/as), piensen/ duerman/ pidan (ustedes).

b) verbos terminados en –ocer e –ucir, que apresentam a inclusão da consoante z nas pessoas usted, nosotros e ustedes, como em conoce (tú), conozca (usted), conozcamos (nosotros/as), conoced (vosotros/as), conozcan (ustedes).

c) verbos terminados em –ir nos quais há encontro de três vogais, sendo i a vogal do meio. Essa vogal é substituída por y nas pessoas nas quais se dá o encontro vocálico. Exemplo: huye (tú), huya (usted), huyamos (nosotros/as), huid (vosotros/as), huyan (ustedes).

d) verbos que são irregulares na 1ª pessoa do singular e apresentam também uma forma monossilábica para a pessoa . Por exemplo:

» hacer: haz/ haga/ hagamos/ haced/ hagan.    » decir: di/ diga/ digamos/ decid/ digan.
» tener: ten/ tenga/ tengamos/ tened/ tengan.
» poner: pon/ ponga/ pongamos/ poned/ pongan.
» salir: sal/ salga/ salgamos/ salid/ salgan.
» venir: ven/ venga/ vengamos/ venid/ vengan.

Os verbos ir e ser são totalmente irregulares: ve (tú), vaya (usted), vayamos (nosotros), id (vosotros), vayan (ustedes) / sé (tú), sea (usted), seamos (nosotros/as), sed (vosotros/as), sean (ustedes).

 

g74

Espanhol: Dicas de conteúdo – Verbos irregulares
Espanhol: Dicas de conteúdo – Verbos irregulares
Conheça os verbos irregulares no imperativo e saiba como conjugá-los A conjugação dos verbos irregulares no imperativo na forma afirmativa se parece muito com a dos verbos irregulares no presente do indicativo. As desinências são as mesmas dos verbos regulares no imperativo e as irregularidades se apresentam na raiz dos verbos: a) verbos que sofrem […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.