logo-ge

Inglês: Dicas de conteúdo – Voz passiva

Aprenda a identificar e a utilizar a voz passiva em inglês em várias situações

Observe os seguintes pares de frases:

1) The Mayan civilization worshipped the cacao tree.
2) The cacao tree was worshipped by the Mayan civilization.
3) The Guarani have revered the guarana berries for centuries.
4) Guarana berries have been revered by the Guarani for centuries.

Nas frases 1 e 3, notamos a organização estrutural com a sequência sujeito + verbos + complementos, na qual o sujeito da frase é aquele que desempenha a ação verbal. Na frase 1, era a civilização maia que venerava o cacaueiro; na frase 3, são os guaranis que reverenciam as sementes de guaraná. Temos, então, frases na voz ativa.

Nas frases 2 e 4, as situações expressas são as mesmas, mas há uma mudança de foco: a informação oferecida em primeiro lugar não é quem faz a ação, mas quem ou o que sofre a ação do verbo (o cacaueiro era venerado, as sementes do guaraná são reverenciadas). Temos, então, frases na voz passiva.

A voz passiva é construída utilizando-se uma forma do verbo to be + particípio passado do verbo principal. O verbo to be varia em função do tempo verbal da frase. No caso do exemplo 2, temos a frase no simple past, daí o uso da forma was. Na frase 4, temos o present perfect, daí o uso da forma have been. O quadro ao lado sistematiza a estrutura da voz passiva em diferentes tempos verbais.

A voz passiva é bastante comum em notícias e manchetes de jornais, quando fatos são o foco da informação. Exemplo: 20,000 injured by Katrina Hurricane. (20.000 feridos pelo furacão Katrina.)

Nem sempre é importante mencionar o agente da voz passiva, mas, quando necessário, o agente é introduzido pela preposição by: The painting The Sunflowers was painted by Van Gogh. (A tela Os Girassóis foi pintada por Van Gogh.)

É possível construir a voz passiva com verbos modais também. Pode-se, por exemplo, usar o verbo modal + have been + particípio passado do verbo principal da frase. Observe:

The Picture must have been stolen by someone who knows the museum well. (O quadro deve ter sido roubado por alguém que conhece bem o museu.)

Melanie could have been informed about the hotel cancellation. (Melanie poderia ter sido avisada do cancelamento do hotel.)

Nos casos de verbos transitivos diretos e indiretos, é comum obter-se a voz passiva com o objeto indireto na posição de sujeito da frase. Observe:

Tom was given the car key. (Deram a chave do carro para Tom.)

Em algumas situações, a voz passiva corresponde à partícula apassivadora “se” em português:

It is believed that consuming big quantities of omega 3 helps protecting the heart against attacks. (Acredita-se que consumir grandes quantidades de ômega 3 ajuda a proteger o coração contra ataques cardíacos.)

Exemplo de uso da voz passiva

voz-passiva

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s