A disputa pelo Ártico
Derretimento da calota de gelo no Polo Norte permite a abertura de novas rotas marítimas e o aumento na exploração de gás e petróleo
O Ártico é uma região localizada no extremo norte do planeta, formada pelo Oceano Ártico e por uma calota de gelo de águas salinas. As alterações climáticas, contudo, vêm alterando essa configuração. Com a elevação da temperatura média do planeta observada nos últimos anos, a camada de gelo do Ártico está derretendo – algumas projeções indicam que, a partir de 2040, não haverá mais gelo durante o verão.
Mas esse fenômeno, que pode causar uma catástrofe ambiental com consequências devastadoras para o ecossistema ártico e o clima do planeta, é visto como uma grande oportunidade pelos países que circundam a região. Basicamente, o degelo no Ártico abre duas possibilidades de exploração econômica: a abertura de rotas marítimas comerciais e a extração de petróleo e gás.
A seguir, você confere como essas novas perspectivas econômicas abrem uma disputa que mexe com o interesse dos países da região. Note que a projeção dos mapas é diferente daquelas mais utilizadas frequentemente – os planisférios. Neste caso, apresentaremos a área do Ártico a partir de uma projeção conhecida como azimutal.