Trigonometria: Ação suicida causa tragédia no ar
A queda do avião da Germanwings nos Alpes franceses, provocada por manobras intencionais do copiloto
O desastre com o Airbus da Germanwings, nos Alpes franceses, foi provocado por manobras intencionais realizadas pelo copiloto
Em março de 2015, um Airbus da companhia aérea alemã Germanwings espatifou-se num vale dos Alpes franceses, matando todas as 150 pessoas a bordo. As causas do desastre com um avião considerado dos mais seguros, num voo rotineiro entre Barcelona, na Espanha, e Dusseldorf, na Alemanha, e em condições meteorológicas normais, foram investigadas por autoridades da aviação francesa e alemã. A análise das gravações de voz e de dados nas caixas-pretas revelou que a queda do Airbus não foi acidental, mas provocada deliberadamente pelo copiloto, Andreas Lubitz. Ao final da investigação, as autoridades divulgaram que Lubitz tinha um histórico de depressão e tendência a cometer suicídio.
O avião decolou às 9 horas da manhã de Barcelona e subiu normalmente até a altitude de cruzeiro, cerca de 12 mil metros acima do nível do mar. Meia hora depois, o piloto saiu da cabine, deixando o copiloto no controle da aeronave. Três minutos mais tarde, o piloto tentou voltar, mas encontrou a porta trancada.
Dentro da cabine, Lubitz havia voltado o bico do avião para baixo e acelerado o equipamento. Durante dez minutos, a aeronave mergulhou sobre uma região que é pontilhada por picos que superam os 3 mil metros. O aparelho desapareceu dos radares a 2 mil metros de altitude. Foi encontrado destruído em um vale alpino.
Pela análise das manobras e pelo ângulo de descida do Airbus, os técnicos conferiram o funcionamento dos sistemas de navegação, hidráulicos e elétricos. E confirmaram o ângulo de descida da aeronave. Eles sabem, por exemplo, que a aeronave não entrou em queda livre – nesse caso, o ângulo seria muito mais fechado e o solo teria sido atingido em muito menos tempo. Mas o ângulo escolhido pelo copiloto era mais acentuado e a velocidade era bem maior do que os de um pouso normal. No início da descida, Lubitz programara o avião para descer a 30 metros de altitude e desligara o piloto automático para assumir o controle da velocidade e do ângulo de descida.
Ângulos são medidas essenciais para diversas atividades humanas, da navegação aérea e marítima à arquitetura. Este é o assunto deste capítulo – trigonometria e seus conceitos de seno, cosseno e tangente.