PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Atualidades: Simulados (Perguntas)

1. OLIMPÍADAS (Uerj 2014)
Atualidades: Simulados (Perguntas)

A Zona Portuária do Rio de Janeiro vem recebendo muitos investimentos públicos e privados com o objetivo de promover sua renovação física e funcional. Considerando a charge, a nova dinâmica espacial pode ter a seguinte consequência sobre o processo de urbanização nessa região da metrópole carioca:

a) mudança do perfl social
b) degradação do setor comercial
c) aumento da atividade industrial
d) redução da acessibilidade viária

 

2. OLIMPÍADAS (Fatec 2016)

Atualidades: Simulados (Perguntas)
<https://tinyrul.com/pa6xp2l&gt; Acesso em: 14.11.2015.

Ao longo da história, os Jogos Olímpicos serviram como cenário para diversas manifestações, individuais ou coletivas, de cunho político. Esta imagem retrata os velocistas afro-americanos Tommie Smith e John Carlos, em um momento emblemático da história das olimpíadas modernas, ocorrido nos Jogos Olímpicos da Cidade do México, em 1968. De acordo com o contexto histórico da imagem apresentada, é correto afrmar que os atletas:

a) participaram de uma grande manifestação contra a política racial do apartheid, na África do Sul.
b) prestaram homenagem aos onze desportistas israelenses assassinados por terroristas palestinos.
c) fzeram a saudação dos Panteras Negras, grupo que lutava pelos direitos civis dos negros estadunidenses.
d) protestaram contra a política nazista de Adolf Hitler, que assistiu à competição em uma das tribunas do estádio.
e) participaram do maior boicote da história dos Jogos Olímpicos, liderados pelos Estados Unidos, contra a União Soviética.

 

3. ORIENTE MÉDIO (Unesp 2016)
Há grande diversidade entre aqueles que procuram inspiração em sua fé no Islã. A monarquia vaabita da Arábia Saudita e os líderes religiosos xiitas do Irã têm profundas discordâncias políticas e divergem igualmente em questões socioeconômicas. Em termos mais amplos, ocorre nos movimentos islamitas um debate sobre se a meta correta é mesmo chegar ao poder estatal, assim como sobre a democracia, a diversidade social, o papel das mulheres e da educação e sobre a maneira de interpretar o Corão. E, embora a maioria dos islamitas aceite a realidade da existência dos atuais Estados e suas fronteiras, uma minoria mais radical procura destruir todo o sistema e estabelecer um califado que abarque a região inteira [do Oriente Médio].

Dan Smith. O Atlas do Oriente Médio, 2008.

O argumento principal do texto pode ser ilustrado por meio da comparação entre:

a) o respeito a todas as orientações sexuais nos países que vivem sob regime islâmico e a perseguição a homossexuais no Paquistão e na Índia.
b) o apoio unânime dos grupos islâmicos ao atentado ao World Trade Center, em Nova Iorque, e a invasão militar norte-americana no Iraque.
c) a situação e os direitos das mulheres nos países do Ocidente e nas áreas em que prevalecem regimes políticos islâmicos.
d) a invasão norte-americana no Afeganistão e o apoio soviético ao regime liderado pelo Talibã naquele país.
e) os islâmicos que protestaram contra o atentado à redação do jornal Charlie Hebdo, em Paris, e a ação militar do Estado Islâmico.

 

4. ORIENTE MÉDIO (Unicamp 2016)
Desde a queda do império comunista na Europa, nos anos 1989-1991, assiste-se a uma nova forma de messianismo político que consiste em impor o regime democrático e os direitos humanos pela força.

Adaptado de Tzvetan Todorov, Os Inimigos Íntimos da Democracia. São Paulo: Companhia das Letras, 2012, p. 55.

O quadro descrito pelo texto pode ser analisado

a) como herança das lutas anticoloniais exemplifcada na organização em torno do Estado multiétnico, como ocorreu na África do Sul.
b) como parte da nova ordem mundial sob a liderança dos EUA e seu poder bélico em regiões como a Síria e o Afeganistão.
c) como o estabelecimento de um princípio que desestabiliza as lógicas internas de organização, como ocorreu no Iraque e na ex-Iugoslávia.
d) como herança da Guerra Fria e como utilização da lógica militar que inviabiliza a adoção da democracia em regiões como a Ucrânia.

 

5. ORIENTE MÉDIO (Unesp 2016)
Defendo a liberdade de expressão irrestrita, mesmo depois desse trágico evento em que os cartunistas do jornal satírico Charlie Hebdo foram mortos, além de outras pessoas em um mercado kosher, em Paris. […] Sou intransigente no que diz respeito à liberdade de expressão de cada um: e sou ainda mais intransigente quando matam em nome de Alá, de Maomé, de Cristo, de comunismo, de nazismo, de fascismo etc. Caricaturar nunca é crime. Caneta e lápis não matam. Exageram, humilham, fazem rir, mas não matam.
Gerald Thomas. “Quem ri por último ri melhor”. Folha de S.Paulo, 17.01.2015.
O argumento defendido no texto está baseado na

a) valorização do caráter absoluto de todo tipo de simbologia teológica e religiosa.
b) primazia de princípios originalmente burgueses e liberais no campo da cultura.
c) utopia comunista da igualdade econômica e da liberdade de expressão.
d) depreciação do livre-arbítrio, em favor de uma concepção totalitária de mundo.
e) defesa intransigente de restrições para o exercício da autonomia de pensamento

 

6. REFUGIADOS (Unicamp 2016)

 

Atualidades: Simulados (Perguntas)

https://internacional.estadao.com.br/noticias/geral,imigrantescruzam-a-macedonia- para-chegar-ao-norte-daeuropa, 1749226.

Imigrantes cruzam a Macedônia para chegar ao Norte da Europa. Indique a afrmação correta a respeito dos grandes fuxos migratórios atuais no contexto da globalização

a) Envolvem imigrantes da América Latina, do norte da África e do Oriente Médio, atraídos pela industrialização fordista da Europa e dos Estados Unidos, que gera trabalho nas fábricas e na construção civil.
b) Direcionam-se para os países ricos ou em crescimento econômico e envolvem aquelas áreas de expulsão, cujas populações de origem sempre tiveram culturalmente vocação para a realização de grandes deslocamentos.
c) Resultam das diferenças entre a situação econômica dos países pobres e ricos e se direcionam para os lugares em que as populações falam a mesma língua ou possuem proximidades culturais.
d) Assumem distintas direções, sendo que uma das rotas dos imigrantes para a Europa inicia-se em países do Oriente Médio e da costa oriental do norte da África, indo até a Grécia, com travessia pelo mar Mediterrâneo.

 

7. REFUGIADOS (FGV Economia 2016)

Atualidades: Simulados (Perguntas)
Um dos mais sérios problemas com o qual a Europa se defronta hoje em dia é a questão migratória. Não que isso seja novidade: ao longo de todo o século XX, a Europa sempre se viu às voltas com grupos que saíam do continente, ou para ele se dirigiam. Porém, atualmente, a migração se tornou uma questão traumática. O mapa, intitulado “Rotas de Fuga”, mostra os caminhos que os migrantes adotam.
A partir desse mapa, é correto afrmar que

a) os imigrantes vêm exclusivamente da África.
b) apenas a África Saariana é responsável pelo contingente de imigrantes que a Europa recebe.
c) o Oriente Médio, a África Saariana e a África Subsaariana colaboram para o fuxo imigratório.
d) os emigrantes negros evitam atravessar o Deserto do Saara para chegar à Europa Mediterrânea.
e) o “Chifre da África” fca fora da oferta de imigrantes para a Europa.
8. UNIÃO EUROPEIA (Unifor 2016)
Os países da União Europeia (UE) foram surpreendidos nos últimos meses por um enorme fuxo de imigrantes, os quais buscam refúgio nesses países, fugindo de guerras e da falta de perspectivas econômicas em seus países de origem. Tal fuxo de refugiados é o maior experimentado pelo continente desde a Guerra dos Bálcãs, na década de 90.
Sobre tal assunto, assinale a alternativa CORRETA.

a) A maioria dos refugiados faz a viagem para a Europa por via aérea, lotando os salões de desembarque dos principais aeroportos desse continente.
b) O maior número de refugiados é originário da Palestina e do Iraque, em razão do agravamento dos confitos armados em tais locais.
c) O governo brasileiro, por meio da presidente Dilma Roussef, manifestou-se contrariamente à proposta de receber refugiados em seu território, em razão da crise econômica que ora atravessa.
d) Com o objetivo de facilitar o fuxo de refugiados, a Hungria abriu diversos pontos de entrada em toda sua fronteira com a Sérvia.
e) De acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), a Alemanha continua sendo o destino mais procurado por imigrantes que chegam à Europa.

 

9.RÚSSIA (Uerj 2015)
RÚSSIA FORMALIZA ANEXAÇÃO DA CRIMEIA
A Rússia anexou formalmente a Península da Crimeia a seu território, depois de um duro discurso do presidente Vladimir Putin em meio a pesadas críticas aos EUA, à União Europeia e ao governo interino da Ucrânia. Nesse discurso que antecedeu a assinatura da anexação da Crimeia, Putin destacou a questão como vital para os interesses russos. Segundo ele, o Ocidente “cruzou uma linha vermelha” ao interferir na Ucrânia. “A Crimeia sempre foi e é parte inseparável da Rússia”, declarou o presidente.

Adaptado de estadao.com.br, 18/03/2014.

O evento abordado na reportagem está simultaneamente associado ao presente e ao passado dos povos envolvidos.
Para explicar essa ação russa em relação à Crimeia, são fundamentais os seguintes interesses do atual governo Putin:

a) superar o pan-eslavismo – reduzir a diversidade étnica
b) estimular a economia – ampliar a produção energética
c) combater a corrupção – reconstruir a geopolítica global
d) reforçar o nacionalismo – consolidar a geoestratégia militar

 

10.GUERRA CIVIL ESPANHOLA (FGV – Economia 2016)
“Ao analisar o mar de contradições em que a Espanha navegava nas primeiras décadas do século [XX], o flósofo e escritor espanhol Ortega y Gasset diagnosticava os problemas de seu país, usando uma metáfora: era a de uma Espanha invertebrada, sem esqueleto, que se fazia necessário tratar.”

Giselle Beiguelman-Messina, A Guerra Civil Espanhola. 1994

Sobre a metáfora de Ortega y Gasset, é correto afrmar que

a) as contradições espanholas do início do século XX dizem respeito somente aos problemas internos, isto é, instabilidade política criada pela ação dos sindicatos e, por outro lado, a estabilidade econômica caracterizada pela expansão da indústria, enriquecendo a burguesia, que luta pelas liberdades econômicas.

b) a Espanha é um país com fortes contradições internas, marcado pela crise econômica, pela desigualdade social, por disputas políticas acirradas, por tensões coloniais e nacionalistas, casos do País Basco e da Catalunha, condições que geram a explosão da Guerra Civil, em 1936.

c) a Espanha tem a marca da fragilidade interna, com a grave crise econômica dos inícios do século XX, que empobrece os grandes proprietários nobres e burgueses, representados na República e que, contraditoriamente, solucionam a questão interna das nacionalidades e, externa, das colônias, com acordos em nome da liberdade.
d) o tratamento oferecido pela Monarquia, pelo Exército e pela Igreja é o autoritarismo e a violência, afundando a Espanha em grave crise econômica, o que dá origem à Guerra Civil Espanhola, vitoriosa para os trabalhadores e camponeses, organizados pelos anarquistas, com a ajuda das Brigadas Internacionais.
 e) as soluções para os problemas na Espanha estão ligadas à ação dos conservadores, que, vitoriosos na Guerra Civil, com a ajuda militar nazifascista, mantêm o poder sobre Marrocos, controlam a Catalunha, e passam a governar atendendo aos principais interesses dos trabalhadores, mantendo a estabilidade econômica.

 

11. AMÉRICA LATINA (FGV Economia 2016)
É grande a preocupação com o bloco tanto pelo imobilismo de suas regras quanto pelo isolamento em relação aos acordos comerciais. A paralisia do grupo regional e as crescentes medidas protecionistas da Argentina preocupam o setor privado brasileiro, o maior prejudicado por essa situação. É previsível a continuada oposição da Argentina e da Venezuela à fexibilização das regras do bloco. É do interesse brasileiro ignorar essa oposição e assumir a liderança nas tratativas para retomar os entendimentos com a UE e aceitar a ampliação na negociação externa com países mais desenvolvidos, como o Canadá e a Coreia do Sul. A Espanha defendeu abertamente uma opção pragmática para que as conversações entre a União Europeia e o bloco possam avançar.

O Estado de S. Paulo, 9 jun. 2015. Adaptado

O texto refere-se ao bloco

a) Mercosul.
b) Aladi.
c) Unasul.
d) Brics.
e) FMI.

12. AMÉRICA LATINA (Fuvest 2016)
Há dois lados na divisão internacional do trabalho [DIT]: um em que alguns países especializaram-se em ganhar, e outro em que se especializaram em perder. Nossa comarca do mundo, que hoje chamamos de América Latina, foi precoce: especializou-se em perder desde os remotos tempos em que os europeus do Renascimento se abalançaram pelo mar e fncaram os dentes em sua garganta. Passaram os séculos, e a América Latina aperfeiçoou suas funções. Este já não é o reino das maravilhas, onde a realidade derrotava a fábula e a imaginação era humilhada pelos troféus das conquistas, as jazidas de ouro e as montanhas de prata. Mas a região continua trabalhando como um serviçal. Continua existindo a serviço de necessidades alheias, como fonte e reserva de petróleo e ferro, cobre e carne, frutas e café, matérias-primas e alimentos, destinados aos países ricos que ganham, consumindo-os, muito mais do que a América Latina ganha produzindo-os.
Eduardo Galeano. As Veias Abertas da América Latina. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981. Adaptado.

Sobre a atual Divisão Internacional do Trabalho (DIT), no que diz respeito à mineração na América Latina, é correto afrmar:
  a) O México é o país com maior produção de carvão, cuja exportação é controlada por capital canadense. Para tal situação, o padrão de dominação Norte/Sul na DIT, mencionado pelo autor, é praticado no mesmo continente.
  b) A Colômbia ocupa o primeiro lugar na produção mundial de manganês, por meio de empresas privatizadas nos dois últimos governos bolivarianos, o que realça sua posição no cenário econômico internacional, rompendo a dominação Norte/Sul.
  c) O Chile destaca-se pela extração de cobre, principalmente na sua porção centro-norte, que é, em parte, explorado por empresas transnacionais, o que reitera o padrão da DIT mencionado pelo autor.
  d) A Bolívia destaca-se como um dos maiores produtores de ferro da América Latina, e, recentemente, o controle de sua produção passou a ser feito por Conselhos Indígenas. Essa autonomia do país permitiu o rompimento da dominação estadunidense.
  e) O Uruguai é o principal produtor mundial de prata, e o controle de sua extração é feito por empresas transnacionais. Nesse caso, mantém-se o padrão da inserção do país na DIT mencionada pelo autor.

 

 

13.ÁFRICA (Mackenzie 2016)
Nigéria: sequestro completa 1 ano com meninas desaparecidas
Em 14 de abril de 2014, as atenções do mundo se voltaram para o remoto povoado de Chibok, no noroeste da Nigéria. Lá, 276 adolescentes tinham sido sequestradas por militantes do grupo extremista muçulmano Boko Haram enquanto dormiam em uma escola.

BBC Brasil.com, 14 abr. 2015.

A respeito da manchete em destaque, analise as seguintes afrmações:
I. O país citado é considerado o mais populoso do continente africano.
  II. A bacia do Rio Níger abrange a maior parte do território nigeriano, favorecendo a atividade agrícola, porém a base da economia é a extração de petróleo.
III. O grupo extremista Boko Haram originou-se no sul do país, nos estados de Ondo e Delta, onde os grupos islâmicos prevalecem.
  IV. Dentre os objetivos do Boko Haram estão: o estabelecimento da Sharia, combater a corrupção, a educação ocidental e o cristianismo em todo o país.

Estão corretas:
a) I e II, apenas.
b) I, II e III, apenas.
c) I, II e IV, apenas.
d) I, III e IV, apenas.
e) I, II, III e IV.

 

14. ÁFRICA (Unesp 2016)
Os espaços à margem da economia mundial são igualmente pouco integrados regionalmente, e a desintegração nacional limita a integração. O comércio intrarregional africano se situa em torno de 10% do que é movimentado e é polarizado em alguns países. Fora a África do Sul, cinco países representam três quartos das exportações intra-africanas.

Philippe Hugon. Geopolítica da África, 2009.

A inexpressividade do comércio intrarregional africano deve-se, em parte,

a) ao acesso exclusivo a matérias-primas importadas e ao baixo mercado
consumidor.

b) à pouca diversifcação das estruturas produtivas e às divergências socioculturais.

c) à manutenção das colônias europeias e à obrigatoriedade da exportação.

d) às fronteiras fexíveis e à generalização de economias não monetarizadas.

e) aos altos custos no transporte de mercadorias e à ausência de centros urbanos.

 

15.ÁRTICO (ESPM 2016)
Rússia reivindica ofcialmente à ONU mais de 1 milhão de km² do Ártico
A Rússia apresentou nesta terça-feira (4) ante as Nações Unidas um pedido ofcial para reivindicar sua soberania sobre mais de 1 milhão de quilômetros quadrados do Ártico. O pedido formal, apresentado ante a Comissão de Limites da Plataforma Continental da ONU, estipula que, segundo as pesquisas científcas realizadas, a Rússia tem direito a 1,2 milhão de quilômetros quadrados adicionais da plataforma ártica.

Fonte: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/ afp/2015/08/04/russia-reivindica- ofcialmente-ante-a-onu-mais-de-um-milhao-de-km2-do-artico.htm. Acesso: 04/08/2015.

O pedido russo pode ser considerado:

 

a) Procedente, pois as atuais leis internacionais dizem que um país tem privilégios econômicos exclusivos sobre a placa situada em um raio de 200 milhas náuticas ao redor de sua costa.
b) Improcedente, pois os limites territoriais e oceânicos já estão determinados há muitos anos pela ONU e essas regras são irreversíveis.
c) Procedente, pois apesar de ser o maior país do mundo a Rússia não tem saída ao mar.
d) Improcedente, pois nenhum país tem direito ao uso do Ártico e da Antártida.
e) Improcedente, pois a parte reivindicada situa-se na Europa e a Rússia é um país asiático.

 

16. CORRUPÇÃO (ESPM 2016)
Leia o texto a seguir que aborda a polêmica nacional em torno da operação Lava Jato:
De acordo com o despacho do juiz, os papéis mostram que a off-shore Smith & Nash Engineering Company, que tem por benefciária econômica a Odebrecht, realizou depósitos na conta em nome da Sagar Holdings, controlada por Paulo Roberto Costa, ex-diretor de abastecimento da estatal. Costa havia afrmado em sua delação premiada ter recebido 23 milhões de dólares. A conta em nome da off-shore Arcadex Corporation, que também tem como benefciária econômica a Odebrecht, realizou depósitos para a Milzart Overseas, controlada pelo ex-diretor de Serviços da estatal Renato Duque. A quebra de sigilo encontrou contas em nome das off-shore Golac Project e Rodira Holdings, também vinculadas à Odebrecht. De acordo com a investigação, elas realizaram depósitos para a off-shore Constructora International Del Sur, sediada no Panamá, que, por sua vez, realizou transferências para a conta em nome das off-shores Quinus Service, controlada por Costa.
Fonte: Carta Capital, 24/07/2015. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/blogs/direto-de-sao-paulo/lava- -jato-fecha-o-cerco-a-empreiteiras-9409. html. Acesso: 31/08/2015.

 

A operação da Polícia Federal escancara a relação entre corruptos e corruptores e, o que tudo indica, parece estar em operação no Brasil há décadas, já que as principais empresas envolvidas atuam há anos em empreendimentos ligados ao governo.

Essas empresas diretamente envolvidas são especialmente do segmento
empresarial:
a) Petroleiras.
b) Construção pesada.
c) Indústria automobilística
d) Siderurgia nacional.
e) Bancos de investimento.

 

17.CORRUPÇÃO (Unesp 2016)

Sob o ponto de vista individual, a corrupção pode ser vista como uma escolha racional, baseada em uma ponderação dos custos e dos benefícios dos comportamentos honesto e corrupto. No tocante às empresas, punir apenas as pessoas, ignorando as entidades, implica adotar, nesse âmbito, a teoria da maçã podre, como se a corrupção fosse um vício dos indivíduos que as praticaram no seio empresarial. O que constatamos é bem diferente disso. A corrupção era, para as empresas envolvidas na operação Lava Jato, um modelo de negócio que majorava o lucro em benefício de todos.

  Entrevista com Deltan Martinazzo Dallagnol [procurador público]. O Estado de S. Paulo, 18.03.2015. Adaptado.

  A corrupção é abordada no texto como um problema que pode ser explicado sob um ponto de vista

a) ético, devido ao comportamento irracionalista que é assumido pelos indivíduos.
b) moral, pois o fenômeno é abordado como resultado de comportamentos desregrados.
c) pragmático, pois é considerada sobretudo a avaliação dos efeitos práticos das ações.
d) jurídico, pois é necessária uma legislação mais rigorosa para coibir o fenômeno.
e) materialista, pois suas causas relacionam-se com a estrutura do sistema capitalista.

 

18.DITADURA MILITAR (Uerj 2016)

No dia 15 de março de 1985, a Presidência da República no Brasil foi assumida por um civil após 21 anos de governos militares. Nos trinta anos posteriores, houve um conjunto de mudanças destinadas a pôr fm às práticas autoritárias até então vigentes.
Atualidades: Simulados (Perguntas)
A partir da análise do gráfco, a tendência observável na opinião pública resulta de uma nova conjuntura caracterizada por:

a) regularidade das eleições
b) extinção do unipartidarismo
c) fortalecimento do poder executivo
d) valorização da liberdade de expressão

 

19. PLANO CRUZADO (PUC-Rio 2016)

Sobre o Plano Cruzado, criado no governo José Sarney, em 1986, assinale a alternativa INCORRETA.

a) Houve o confsco da poupança dos brasileiros, que só podiam sacar a importância de 50 mil cruzeiros, e também a mudança de nome da moeda para Cruzado Novo.
b) Houve o congelamento de preços, a moeda perdeu três zeros, os salários foram congelados num patamar relativamente alto – o que levou a uma euforia de consumo pela população brasileira.
  c) Por ter golpeado a infação galopante, o plano foi, num primeiro momento, um sucesso, conseguindo reabilitar temporariamente o então desacreditado presidente da República, que chegara ao poder após a morte de Tancredo Neves, de quem era vice.
  d) Com o tempo, houve o desaparecimento de produtos essenciais dos supermercados, o surgimento de um mercado paralelo para suprir a população dos itens escassos e a cobrança de ágio, ou seja, o pagamento por fora do preço tabelado do produto.
  e) O descongelamento de preços realizado pelo Plano Cruzado II, em novembro de 1986, levou a um elevado aumento da infação e, consequentemente, a protestos violentos em todo o país.

 

20. AGROPECUÁRIA (Enem 2015)

Atualidades: Simulados (Perguntas)

AMARILDO. Disponível em: https://www.amarildo.com.br. Acesso em 3 mar. 2013

Na charge há uma crítica ao processo produtivo agrícola brasileiro relacionada ao
a) elevado preço das mercadorias no comércio.
b) aumento da demanda por produtos naturais.
c) crescimento da produção de alimentos.
d) hábito de adquirir derivados industriais.
e) uso de agrotóxicos nas plantações.

 

21. MATRIZ DE ENERGIA (FGV Economia 2016)
Os anos de bonança para os países produtores e exportadores de petróleo fcaram para trás. O ciclo de cotações acima de 100 dólares viabilizou e rentabilizou novas fronteiras de exploração, como o xisto norte-americano, as areias betuminosas canadenses e o pré-sal brasileiro. Mas o preço do barril, em trajetória de queda há seis meses, caiu abaixo do patamar psicológico de 50 dólares. Os exportadores sofrem com o encolhimento das receitas. Nesse grupo, estão países como Arábia Saudita, Rússia, Venezuela e Noruega.

 Veja, 14 jan. 2015. Adaptado.

Atualidades: Simulados (Perguntas)

A partir de seus conhecimentos e da análise do gráfco, é correto afrmar que o país que tem maior dependência de suas exportações de petróleo é

a) a Austrália.
b) o Canadá.
c) os EUA.
d) a Índia.
e) a Rússia.

22.MATRIZ DE ENERGIA (Espcex 2015)

Sobre a matriz energética mundial e seus efeitos nas emissões de gases de estufa, podemos afrmar que

  I. a maior parte da geração energética da China está vinculada ao carvão mineral, fato este que explica os níveis totais de emissões chinesas de gases de estufa superarem largamente os dos EUA.
  II. assim como o Brasil, a França apresenta uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo, pois ambos os países priorizam a exploração de seus vastos recursos hídricos.
  III. apesar de a energia nuclear, que é mais limpa, desempenhar papel de destaque, são os combustíveis fósseis que predominam na matriz energética norte-americana.
  IV. embora a energia nuclear esteja entre as matrizes energéticas mais limpas do mundo, a Alemanha lançou, em 2011, um projeto de desativação gradual de todas as centrais nucleares do país.
  V. na produção de biocombustíveis, a efciência energética do milho é bem superior à da cana de açúcar, já que exige uma área plantada bem menor para obter-se a mesma quantidade de energia.

 

Assinale a alternativa que apresenta todas as afrmativas corretas.
a) I, II e IV
b) I, II e V
c) II, III e IV
d) I, III e IV
e) III, IV e V

 

23. GLOBALIZAÇÃO (Unesp 2016)

O comércio internacional tem sido marcado por uma proliferação sem precedentes de acordos preferenciais de comércio regionais, sub-regionais, inter-regionais e, em especial, bilaterais (denominados Acordos Preferenciais de Comércio – APC). Atualmente, são poucos os países que ainda não fazem parte desses acordos. Com o impasse nas negociações da Rodada Doha da OMC, a alternativa das principais economias do mundo, como Estados Unidos, União Europeia e China, foi buscar a celebração de APC como forma de consolidar e ter acesso a novos mercados. Oreceio de boa parte dos países desenvolvidos, de economias em transição e em desenvolvimento de perderem espaço em suas exportações levou-os a aderir maciçamente aos APC.

Umberto Celli Junior e Belisa E. Eleoterio. “O Brasil, o Mercosul e os acordos preferenciais de comércio”. In: Enrique Iglesias et al. (orqs.). Os Desafos da América Latina no Século XXI, 2015.

Considerando o contexto dinâmico apresentado pelo excerto, compreende-se a proliferação dos acordos preferenciais de comércio como resultado

a) dos pactos internacionais de mútuo desenvolvimento econômico, o que leva a investimentos na qualifcação da mão de obra em países periféricos.
  b) do endividamento interno dos países subdesenvolvidos, o que provoca forte pressão internacional pela comercialização de seus produtos primários.
  c) da crise de superprodução dos antigos centros industriais, o que demanda rápidos acordos para evitar fechamentos de empresas e demissões em massa.
d) do enfraquecimento dos antigos blocos econômicos, o que provoca divergências políticas e econômicas em setores produtivos estratégicos de cada país.
e) da globalização da economia, o que alimenta uma crescente integração e uma relativa uniformização das condições de existência das sociedades.

 

24.GLOBALIZAÇÃO (Enem 2015)
No fnal do século XX e em razão dos avanços da ciência, produziu-se um sistema presidido pelas técnicas da informação, que passaram a exercer um papel de elo entre as demais, unindo-as e assegurando ao novo sistema uma presença planetária. Um mercado que utiliza esse sistema de técnicas avançadas resulta nessa globalização perversa.

SANTOS, M. Por uma Outra Globalização. Rio de Janeiro: Record, 2008. Adaptado.

Uma consequência para o setor produtivo e outra para o mundo do trabalho advindas das transformações citadas no texto estão presentes, respectivamente, em:

a) Eliminação das vantagens locacionais e ampliação da legislação laboral.
b) Limitação dos fuxos logísticos e fortalecimento de associações sindicais.
c) Diminuição dos investimentos industriais e desvalorização dos postos qualifcados.
d) Concentração das áreas manufatureiras e redução da jornada semanal.
e) Automatização dos processos fabris e aumento dos níveis de desemprego.
25.GÊNERO (UEM 2016) (adaptada)

Ainda que Dilma Rousseff tenha sido reeleita para a Presidência da República em 2014, o resultado das últimas eleições indica a reduzida representação de mulheres na política brasileira. Na Câmara Federal, por exemplo, das 513 vagas em disputa, somente 51 foram assumidas por deputadas.

Considerando o tema das relações de gênero na política brasileira, assinale V para verdadeiro e F para falso.
( ) 1. A igualdade formal entre os sexos convive no Brasil com práticas recorrentes de subordinação, de inferiorização e até mesmo de exclusão de mulheres da vida pública.
( ) 2. A naturalização de representações sociais que identifcam a esfera privada às mulheres e a esfera pública aos homens acaba legitimando a manutenção das desigualdades de gênero na política brasileira.
( ) 3. O reduzido número de mulheres nos cargos eletivos da política brasileira é causado tanto pelo desinteresse feminino quanto pelas difculdades geradas pela maternidade.
( ) 4. A recente feminilização da política brasileira se opõe aos valores de igualdade, racionalidade e seriedade que ajudaram a constituir as democracias modernas.
( ) 5. Os movimentos feministas surgiram das lutas coletivas das mulheres contra o sexismo, a subordinação e a inferiorização impostos por uma estrutura social patriarcal.

 

26.GÊNERO (Enem 2015)

Ninguém nasce mulher: torna-se mulher. Nenhum destino biológico, psíquico, econômico defne a forma que a fêmea humana assume no seio da sociedade; é o conjunto da civilização que elabora esse produto intermediário entre o macho e o cadastro que qualifcam o feminino.

  BEAUVOIR, S. O Segundo Sexo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.

Na década de 1960, a proposição de Simone de Beauvoir contribuiu para estruturar um movimento social que teve como marca o(a)

a) ação do Poder Judiciário para criminalizar a violência sexual.
b) pressão do Poder Legislativo para impedir a dupla jornada de trabalho.
c) organização de protestos públicos para garantir a igualdade de gênero.
d) oposição de grupos religiosos para impedir os casamentos homoafetivos.
e) estabelecimento de políticas governamentais para promover ações afrmativas.

27.GÊNERO (UEL 2016)

Leia o texto a seguir.
Inevitavelmente, nós consideramos a sociedade um lugar de conspiração, que engole o irmão que muitas de nós temos razões de respeitar na vida privada, e impõe em seu lugar um macho monstruoso, de voz tonitruante, de pulso rude, que, de forma pueril, inscreve no chão signos em giz, místicas linhas de demarcação, entre as quais os seres humanos fcam fxados, rígidos, separados, artifciais. Lugares em que, ornado de ouro ou de púrpura, enfeitado de plumas como um selvagem, ele realiza seus ritos místicos e usufrui dos prazeres suspeitos do poder e da dominação, enquanto nós, “suas” mulheres, nos vemos fechadas na casa da família, sem que nos seja dado participar de nenhuma das numerosas sociedades de que se compõe a sociedade.

WOOLF, V. Trois Guinées. Paris: Éditions des Femmes, 1997. p.200. apud Bourdieu, P. A Dominação Masculina. 2 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002. p.4.

Em sua obra, Virginia Woolf refete sobre a condição social das mulheres. Tal condição foi historicamente abordada com base no pensamento binário, a exemplo da díade masculino-feminino, também presente na oposição entre ordem e caos, o que pode ser encontrado em diferentes culturas e no pensamento científco. O binarismo, no entanto, é uma forma de racionalização da vida social criticada por diferentes correntes teóricas.

 

Com base no texto e nos conhecimentos sobre as críticas ao pensamento binário aplicado às explicações das relações sociais de gênero, considere as afrmativas a seguir.
I. Nesse trecho, Virginia Woolf invoca o paradigma do construtivismo social e entende que os posicionamentos sociais das mulheres e dos homens são fruto de forças sociais que tendem a transcender as vontades individuais e a gerar opressões.
  II. Para Virginia Woolf, as separações entre o mundo dos homens e o mundo das mulheres são intransponíveis, havendo correspondência real entre as representações sociais e as práticas dos sujeitos empreendidas na experiência concreta.
  III. As evidências de que diferentes sociedades atribuem posição de domínio ao masculino fornecem a comprovação de que os valores culturais são determinados pelas diferenças biológicas entre os sexos, o que se expressa em uma cultura universal.
  IV. Pelos exemplos históricos conhecidos, os esquemas binários de representação do masculino e do feminino produzem hierarquias entre esses dois termos, de modo a reservar um status superior aos atributos classifcados como masculinos.

 

Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afrmativas I e II são corretas.
b) Somente as afrmativas I e IV são corretas.
c) Somente as afrmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afrmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afrmativas II, III e IV são corretas.

 

28.URBANIZAÇÃO (UEM 2016) (adaptada)
“Diariamente, no Brasil inteiro, 7,4 milhões de pessoas se deslocam da cidade onde moram para trabalhar ou estudar em outros municípios – sendo 1,75 milhão só em São Paulo e 1 milhão no Rio.”

  Folha de S.Paulo, 26/03/2015, p. C4.

Considerando o enunciado, assinale V para verdadeiro e F para falso a respeito dos deslocamentos populacionais.

( ) 1. O movimento, no qual um morador viaja de um município a outro para trabalhar ou estudar e volta para casa no fnal do mesmo dia, é denominado movimento pendular.
( ) 2. É denominado urbanização o processo de deslocamento diário de uma cidade para outra. Quando o mesmo processo ocorre entre espaços não urbanos (espaços rurais), o fenômeno é denominado ruralização.
( ) 3. Quando os deslocamentos da população não ocorrem com a mesma constância citada no enunciado da questão, sendo realizados temporariamente, em uma determinada época do ano (exemplo: trabalhadores rurais que se deslocam para atuar no corte da cana-de-açúcar), são denominados migrações sazonais.
( ) 4. População relativa corresponde ao contingente populacional que, tendo em vista constantes deslocamentos, não pode ser contada nos recenseamentos demográfcos como absoluta, nem da cidade onde reside, nem da cidade para onde se desloca.
( ) 5. Os deslocamentos populacionais, nas condições como as destacadas no enunciado da questão, caracterizam a interação das cidades e geram os chamados arranjos urbanos, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografa e Estatística (IBGE). Os arranjos ocorrem se entre duas ou mais cidades há intercâmbio signifcativo de populações.

 

29. URBANIZAÇÃO (Fuvest 2016),,

Atualidades: Simulados (Perguntas)

Sobre as 20 aglomerações urbanas mais populosas do mundo, conforme gráfco acima, é correto afrmar:
a) A maioria delas se encontra na Ásia, e, dentre essas, predominam as localizadas em países com economias desenvolvidas ou em desenvolvimento.
b) Mais de 50% delas encontram-se em países desenvolvidos, com alto PIB e alta distribuição de renda.
c) 50% delas estão localizadas na América Latina, em países subdesenvolvidos e pouco industrializados.
d) 25% delas estão em países da Europa Oriental, em que há boa distribuição de renda e serviços públicos essenciais gratuitos.
e) O segundo maior número dessas aglomerações encontra-se em países da África, as quais se caracterizam por baixo IDH.

 

 

30. URBANIZAÇÃO (FGV ECONOMIA 2016)
Atualidades: Simulados (Perguntas)

apud Hervé Thery, Retrato cartográfco e estatístico In: Ignacy Sachs et al,
Brasil um Século de Transformações

 

Leia as tabelas.
  A partir das tabelas e da história brasileira desde os anos 1940, é correto afrmar que
a) uma situação paradoxal ocorreu na sociedade brasileira nos últimos sessenta anos, pois o processo de urbanização foi mais rápido nas regiões produtoras de mercadorias industrializadas, mas a melhoria dos indicadores sociais nessas regiões chegou a estagnar em algumas áreas.
b) desde os anos 1950, o Brasil já era considerado um país essencialmente urbano, porém as condições de saúde e educação melhoraram no Sul e no Sudeste e tiveram uma acentuada piora no Norte e no Nordeste, além do Centro-Oeste, ainda hoje de maioria da população no campo.
c) uma transformação vivenciada no Brasil, talvez a mais marcante da segunda metade do século XX, foi a forte onda de urbanização, fenômeno importante porque foi um dos provocadores da melhoria de todos os indicadores sociais apresentados.
d) a lenta passagem do Brasil de país rural para urbano, condição atingida em meados dos anos 1980, produziu uma série de efeitos negativos, como a estagnação do grau de escolaridade entre os mais jovens e a frágil melhora no aumento de expectativa de vida.
  e) a mais signifcativa mudança na organização social brasileira no século XX refere-se ao excepcional processo de urbanização nas áreas mais pobres do Norte e do Nordeste, mas que não veio acompanhado de efeitos positivos na maioria dos indicadores sociais.

 

31. DEMOGRAFIA (Mackenzie 2016)

Atualidades: Simulados (Perguntas)

De acordo com os gráfcos acima apresentados, considere as afrmações a seguir.
I. O Brasil tem sua evolução demográfca melhor representada na fase II a partir da década de 1980.
II. A fase I do gráfco superior representa com maior fdelidade o Brasil na década de 1920.
III. A fase III representa de um modo aproximado o que tem ocorrido nas duas últimas décadas no Brasil.
IV. A fase I, de ambos os gráfcos, ocorreu de modo uniforme em todos os países que se urbanizaram independentemente de suas condições políticas e econômicas.

Estão corretas as afrmações
a) I, II, III e IV.
b) I e II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e IV, apenas.
e) I e IV, apenas.

 

32.DEMOGRAFIA (Espcex 2015)
No estudo sobre demografa, são utilizados vários instrumentos, teóricos e práticos, que possibilitam aos organismos internacionais a obtenção de subsídios para elaboração de políticas econômicas e sociais. A curva de crescimento demográfco é um exemplo. A partir desta, é possível obter informações acerca do estágio da transição demográfca em que se encontram determinadas sociedades, isto é, torna-se possível conhecer a dinâmica de suas taxas de natalidade e de mortalidade ao longo do tempo. A partir da análise da curva de crescimento da população mundial, pode-se afrmar que:
I. a humanidade, como um todo, percorre o último estágio da transição demográfca, considerando-se apenas as taxas médias de crescimento da população mundial.
II. as taxas de natalidade apresentam nítido declínio, enquanto as taxas de mortalidade praticamente se estabilizam; contudo, na Europa, as taxas de mortalidade tendem a crescer um pouco.
III. a quase totalidade dos países em desenvolvimento já exibe taxas de crescimento vegetativo iguais às dos países desenvolvidos.
IV. a África ainda apresenta as taxas de natalidade mais elevadas do planeta, enquanto a Ásia já alcançou a média mundial de crescimento vegetativo.
V. o Oriente Médio, assim como a Ásia e a América Latina, apresenta dinâmica de crescimento populacional que avança para o último estágio da transição demográfca

Assinale a alternativa que apresenta todas as afrmativas corretas.
a) I, III e IV
b) II, III e V
c) II, IV e V
d) I, II e IV
e) I, III e V

 

33. PAPA FRANCISCO (Uerj 2014) (adaptada)
Atualidades: Simulados (Perguntas)

veja1.abrilm.com.br, 22.07.2013

 

De forma especial, queria que esse mandato ressoasse em vocês, jovens da Igreja na América Latina, comprometidos com a Missão Continental promovida pelos Bispos. Este continente recebeu o anúncio do Evangelho, que marcou o seu caminho e produziu muito fruto. Agora este anúncio é confado também a vocês, para que ressoe com uma força renovada. A Igreja precisa de vocês, do entusiasmo, da criatividade e da alegria que os caracterizam! Um grande apóstolo do Brasil, o Bem-Aventurado José de Anchieta, partiu em missão quando tinha apenas dezenove anos! Sabem qual é o melhor instrumento para evangelizar os jovens? Outro jovem! Este é o caminho a ser percorrido por vocês.

  PAPA FRANCISCO Adaptado de estadao.com.br, 28.07.2013.

A visita do papa Francisco ao Brasil, em julho de 2013, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, mobilizou milhares de féis, representando valores e práticas do projeto missionário da Igreja Católica para a América Latina. No texto, a menção a José de Anchieta aponta para outra época da ação da Igreja: a colonização da América portuguesa no século XVI. Explicite o principal objetivo do projeto missionário da Igreja Católica no século XVI. Em seguida, cite uma proposta atual da Igreja Católica associada ao projeto missionário para a América Latina.

 

34. IDH (Espcex 2015)

O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é usado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para avaliar o nível de bem-estar social de um país. Sobre o IDH, podemos afrmar que

I. o cálculo desse índice é feito com base nos seguintes indicadores socioeconômicos: longevidade, nível de instrução e PIB per capita.
II. tal como o coefciente de Gini, os valores do IDH variam entre 0 e 1, e, quanto mais próximos a zero, mais elevado será o IDH, isto é, melhores serão as condições de vida de um país.
III. o Brasil possui um IDH que o classifca acima da média de muitos países em desenvolvimento, porém encontra-se ainda atrás de países como a Argentina e o Uruguai.
IV. os IDHs apresentados pelos estados do Maranhão e de Alagoas, no Nordeste brasileiro, estão entre os piores do mundo, inferiores aos de países africanos, como Zimbábue e Lesoto.

Assinale a alternativa que apresenta todas as afrmativas corretas.
a) I e III
b) II e IV
c) III e IV
d) I, II e III
e) I, II e IV

 

35.MEIO AMBIENTE (Unesp 2016)

Pertinente às ações de controle dos impactos da atividade humana e à preservação do meio ambiente, a compensação ambiental caracteriza-se como

a) um fundo privado utilizado para suprir as obrigações fnanceiras legais, respondendo aos registros, cadastros, serviços, infrações e multas em órgãos ambientais.
  b) um inventário que antecede a realização das construções, focado em identifcar, quantifcar e minimizar as consequências negativas ao meio ambiente.
  c) uma metodologia para identifcar, averiguar e avaliar problemas ambientais, produzindo documentos sobre a operação e a manutenção de um agente poluidor.
  d) um instrumento fnanceiro associado ao processo de licenciamento ambiental de construções, empregado para amenizar os impactos irreversíveis sofridos pelo meio ambiente.
  e) uma garantia econômica perante a ocorrência de imprevistos, utilizada para custear o reparo de danos materiais, pessoais ou ambientais ocorridos em um empreendimento.

 

36.ACIDENTE EM MARIANA (Unifor Medicina 2016)
O rompimento de duas barragens no dia 5 de novembro de 2015 em Minas Gerais provocou mais um grave desastre ecológico. A empresa Samarco, sociedade entre a Vale e a BHP Billiton, é a responsável pelas barragens que represavam material com detritos minerais.

Pode-se afrmar sobre o assunto que
a) a Justiça erroneamente bloqueou R$ 300 milhões na conta da empresa, pois ainda não se sabe a causa do fato e o tratamento da água contaminada é fácil e rápido.
b) o desastre teve ampla proporção destruindo vastas áreas verdes e regiões urbanas, mas não provocou vítimas fatais.
c) as cidades que fcam ao longo do Rio Doce estão bastante prejudicadas, pois a lama contendo detritos minerais invadiu o leito do rio e contaminou o sistema de abastecimento de água.
d) o desastre, apesar das amplas proporções, restringiu-se ao estado de Minas Gerais, o que facilita a ação efetiva do poder público.
e) o fato de uma auditoria interna ter sido feita em julho de 2015, declarando a segurança das barragens, exime a empresa de qualquer responsabilidade.

 

 

37. DOENÇAS (Unifor 2016)

Doença viral transmitida por mosquito que se espalha mais rapidamente no mundo é a mais importante arbovirose que afeta o ser humano, constituindose em sério problema de saúde pública no mundo. Nos últimos 50 anos, sua incidência aumentou 30 vezes com aumento da expansão geográfca para novos países e, na presente década, para pequenas cidades e áreas rurais. Até o fnal de setembro de 2015, foram registrados 1.463.776 casos prováveis dessa doença no Brasil, confrmados 739 óbitos, o que representa um aumento de 75% em relação ao mesmo período de 2014.

 

Assinale a alternativa CORRETA que indica o nome dessa doença viral.
a) Malária.
b) Febre Amarela.
c) Leishmaniose.
d) Dengue.
e) Febre Zika.

 

Atualidades: Simulados (Perguntas)
Atualidades: Simulados (Perguntas)
1. OLIMPÍADAS (Uerj 2014) A Zona Portuária do Rio de Janeiro vem recebendo muitos investimentos públicos e privados com o objetivo de promover sua renovação física e funcional. Considerando a charge, a nova dinâmica espacial pode ter a seguinte consequência sobre o processo de urbanização nessa região da metrópole carioca: a) mudança do perfl social […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

Apenas R$ 5,99/mês*

BLACK
FRIDAY
Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.