Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês

Cálculos Químicos: Balanço da Lei Seca

O endurecimento da lei em 2012 leva o brasileiro a mudar de hábitos de vida

Pesquisas indicam que o endurecimento da lei, em 2012, levou a uma queda no número de pessoas que bebem antes de pegar na direção

A Lei Seca vem alterando os hábitos do brasileiro. Na pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) de 2014, 5,9% de adultos admitiram dirigir após consumir qualquer quantidade de bebida alcoólica.Em 2012, antes de ser instituída a tolerância zero ao álcool, essa proporção era de 7%. Isso representa uma queda de 16% em dois anos. A Vigitel é feita por entrevista telefônica,com quase 41 mil pessoas maiores de idade, nas 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal.Outro indicador dessa mudança de hábitos é a proporção de motoristas flagrados em blitz nas estradas federais: em 2012, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) autuava um motorista a cada 25 testes; em 2014, um a cada 51 testes.

Em termos concretos, a Lei Seca tem resultado numa ligeira redução nos acidentes que envolvem motoristas alcoolizados. Entre 2012 e 2014, segundo a PRF, os casos de acidentes desse tipo nas estradas federais caíram cerca de 2,5%. O número de mortes manteve-se estacionado entre 2014 e 2015, em torno de 500. Apesar de parecer pequena, especialistas consideram que a queda é significativa se levarmos em conta que a frota de veículos que trafega pelas estradas brasileiras aumenta a cada ano.

A Lei Seca que entrou em vigor em 2008 admitia que o motorista apresentasse um teor alcoólico de até 0,1 mg por litro. Em 2012, a legislação foi endurecida e instituiu a tolerância zero para o álcool. O motorista pego com qualquer quantidade de álcool no sangue pode ser multado, ter a habilitação suspensa e ser detido. O Brasil é um dos 25 países do mundo que têm legislação assim rígida, e um dos 130 que utilizam bafômetros para medir a alcoolemia (concentração de álcool no sangue) dos motoristas.

Segundo a Organização Mundial da Saúde(OMS), os acidentes de trânsito custam à economia global 1,8 trilhão de dólares a cada ano,matam 1,2 milhão de pessoas e ferem pelo menos outras 30 milhões. A fim de reduzir esses índices trágicos, a Organização das Nações Unidas (ONU) incluiu na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável a meta de reduzir pela metade o número de mortes e feridos no trânsito.

Neste capítulo você revê as grandezas e os conceitos básicos usados no cálculo de concentração de substâncias nas soluções.

1

O SOPRO QUE DENUNCIA O Brasil é um dos 25 países que têm tolerância zero ao álcool na direção e um dos 130 que usam bafômetros para medir a concentração de álcool no sangue dos motoristas, em blitz
Cálculos Químicos: Balanço da Lei Seca
Estudo
Cálculos Químicos: Balanço da Lei Seca
O endurecimento da lei em 2012 leva o brasileiro a mudar de hábitos de vida Pesquisas indicam que o endurecimento da lei, em 2012, levou a uma queda no número de pessoas que bebem antes de pegar na direção A Lei Seca vem alterando os hábitos do brasileiro. Na pesquisa Vigilância de Fatores de Risco […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.