Biologia Animal: Como cai na prova
1. (PUC-SP 2016) Analise a tira de quadrinhos:
Os pintinhos nascem molhados, devido principalmente ao material proveniente:
a) do âmnio, que armazena excretas nitrogenados do embrião, e do alantoide, que previne dessecação e amortece choques mecânicos.
b) do âmnio, que previne dessecação do embrião e amortece choques mecânicos, e do alantoide, que armazena excretas nitrogenados.
c) do âmnio, que previne a dessecação do embrião, e do grande número de vilosidades coriônicas ricas em vasos sanguíneos.
d) do alantoide, que armazena excretas nitrogenados do embrião, e do grande número de vilosidades coriônicas ricas em vasos sanguíneos.
2. (UECE 2016) Os animais de sangue quente, também denominados homeotérmicos, geralmente mantêm sua temperatura mais alta e constante do que a temperatura do ambiente no qual se encontram inseridos. Dentre as opções abaixo, assinale a que contém apenas animais para os quais essa adaptação é fundamental.
a) Camaleão, sapo, pombo.
b) Baleia, gavião, jacaré.
c) Tubarão, galinha, rato.
d) Morcego, beija-flor, tatu.
3.(UEG 2016) O Trypanosoma cruzi é o protozoário causador da doença de Chagas. A relação entre a doença e o protozoário foi descoberta por Carlos Chagas ao investigar a presença do protozoário no sangue de indivíduos que moravam em casas infestadas por barbeiros. A principal forma de transmissão da doença é:
a) pela transfusão de sangue, seguida pela transmissão congênita e, menos frequentemente, pelo coito.
b) pelo vetor, seguida pela transmissão oral e, menos frequentemente, por transfusão de sangue.
c) pelo vetor, seguida pela transfusão de sangue e, menos frequentemente, por transplantes de órgãos.
d) pela transfusão de sangue, seguida pela transmissão sexual e contaminação acidental.
4.(ENEM 2015) Euphorbia mili é uma planta ornamental amplamente disseminada no Brasil e conhecida como coroa-de-cristo. O estudo químico do látex dessa espécie forneceu o mais potente produto natural moluscicida, a miliamina L.
O uso desse látex em água infestada por hospedeiros intermediários tem potencial para atuar no controle da:
a) dengue.
b) malária.
c) elefantíase.
d) ascaridíase.
e) esquistossomose.
5.(UFRR 2016) Durante a reprodução nos humanos, a união dos gametas masculino e feminino dá origem ao zigoto. O zigoto passa por uma série de mudanças que darão origem ao ser humano. Dentre as fases do desenvolvimento embrionário, o zigoto passa por um processo conhecido como clivagem, que consiste:
a) na formação da notocorda;
b) em divisões meióticas do citoplasma do zigoto, com formação de inúmeras células menores chamadas de blastômeros;
c) em divisões mitóticas do citoplasma do zigoto, com formação de inúmeras células menores chamadas de blastômeros;
d) na formação dos órgãos;
e) na formação do saco vitelínico.
6. (UEL 2016, adaptada) A partir da fecundação do óvulo pelo espermatozoide, o organismo se desenvolve ficando cada vez mais complexo, isto é, de uma única célula chega-se à fase adulta com trilhões delas, especializadas para determinadas funções. Nos animais triblásticos, os folhetos germinativos ectoderme, mesoderme e endoderme dão origem aos tecidos, órgãos e sistemas diferenciados nas funções fisiológicas do organismo. Com base nessas considerações e nos conhecimentos sobre a organogênese, assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, as estruturas originadas a partir da diferenciação da ectoderme, mesoderme e endoderme.
a) Epiderme, tecido gástrico e aparelho genital.
b) Epitélio do tubo digestivo, tecido ósseo e cérebro.
c) Tecido conjuntivo, aparelho urinário e endotélio.
d) Tecido nervoso, músculos estriados e pulmões.
e) Tecido hematopoiético, tireoide e hipoderme.
RESOLUÇÃO
1. O pintinho nasce molhado principalmente pelo líquido do âmnio, a bolsa que tem como função proteger o embrião contra choques e mantê-lo hidratado. Há também um pouco do conteúdo do alantoide, a estrutura que acumula os excretas nitrogenados do embrião.
Resposta: B
2. Apenas aves e mamíferos têm sangue quente. Na alternativa a, camaleão é réptil e sapo, anfíbio; na b, jacaré é réptil; na c, tubarão é peixe. Todos esses animais são heterotérmicos, ou seja, têm sangue frio.
Resposta: D
3. A principal forma de transmissão da doença de Chagas é por meio das fezes do inseto barbeiro. O barbeiro pica o homem geralmente na região do rosto (daí o nome barbeiro) e ao mesmo tempo defeca. Os protozoários estão nas fezes e, como a picada provoca coceira, a pessoa acaba empurrando as fezes contaminadas para o local da picada, fazendo com que os tripanossomos entrem na corrente sanguínea. O parasita tende a se instalar no coração, provocando sintomas de doença cardíaca. Muitas vezes a pessoa não sabe que tem o protozoário em seu sangue, que ao ser doado transmite a doença a quem o receber. O mesmo pode acontecer em casos de transplante. O protozoário habita o sangue e o coração do hospedeiro, e por isso não é transmitido por contato via oral, nem por via sexual. A transmissão congênita pode acontecer, ou seja, o protozoário pode passar de mãe para o feto via placenta.
Resposta: C
4.Antes de mais nada, você deve ter vocabulário para compreender o enunciado. Moluscicida é qualquer substância capaz de matar moluscos. De todas as doenças listadas no enunciado, apenas a esquistossomose tem omo hospedeiro intermediário um molusco. Detalhando o ciclo da verminose esquistossomose: é uma doença parasitária humana, causada pelo verme platielminte Schistossoma mansoni, cujo hospedeiro intermediário é o caramujo Biomphalaria, que vive em água doce. O verme, no seu estágio larval miracídeo, penetra no caramujo. Dentro desse hospedeiro, o miracídeo se desenvolve em outra fase larval, chamada cercária. A cercária deixa o caramujo e permanece na água, infestando qualquer pessoa pela pele instalando-se no fígado, onde se desenvolve num verme adulto. Quando defeca, a pessoa infestada elimina ovos do verme. Esses ovos, por sua vez, liberam novos miracídeos, e recomeça o ciclo. Com a eliminação do caramujo, o ciclo do verme não se completa.
Resposta: E
5.Clivagem é a divisão do zigoto (a primeira célula de um animal, formada pela ainda na tuba uterina). O zigoto começa a se dividir por mitose formando células menores chamadas blastômeros. Esse processo ocorre com a finalidade de aumentar o numero de células para, em seguida, dar início ao desenvolvimento do embrião.
Resposta: C
6. Nos animais que apresentam os três folhetos germinativos, a ectoderme (folheto mais externo) dá origem à epiderme e ao sistema nervoso; a mesoderme (folheto intermediário) cria a derme, os ossos, músculos e sistemas excretor e reprodutor; e a endoderme (folheto interno) origina o sistema digestório, pâncreas, fígado e pulmão.
Resposta: D
RESUMO
Biologia animal
FILOGENIA É a classificação dos seres vivos segundo suas características: unicelulares ou pluricelulares, células procarióticas ou eucarióticas, e forma de nutrição (autótrofos ou heterótrofos). Há cinco reinos: Monera, Protista, dos Fungos, Vegetais e Animais, cada um deles englobando uma série de filos, classes, ordens, gêneros e espécies. Pertencem a uma mesma espécie de organismos muito semelhantes e, principalmente, que conseguem se reproduzir e gerar descendentes férteis. Anfíbios, répteis, aves e mamíferos fazem parte da superclasse dos tetrápodes. Eles também não têm fendas branquiais na região da faringe.
CORDADOS E INVERTEBRADOS Cordados são animais que apresentam, em alguma etapa da vida, notocorda, cordão neural dorsal e fendas branquiais na faringe. Invertebrado é todo animal que não é cordado: não tem coluna vertebral, fenda branquial nem órgão nervoso central. Seu sistema nervoso é ganglionar.
VERTEBRADOS Nos vertebrados, a notocorda dá lugar à coluna vertebral. Aves e mamíferos são endotérmicos (homeotérmicos); anfíbios, peixes e répteis são ectotérmicos (pecilotérmicos). Vertebrados podem ser ovovivíparos, ovíparos ou vivíparos. Nos ovíparos, os ovos têm anexos embrionários, que ajudam o embrião a se desenvolver longe do útero da mãe. Nos vivíparos (como nos mamíferos), os anexos se transformaram em estruturas de conexão com o útero materno.
SISTEMAS São conjuntos de órgãos que trabalham concomitantemente. Nos mamíferos (e no homem), os principais sistemas são: tegumentar (tecidos epiteliais e conjuntivos), de sustentação (músculos e esqueleto), circulatório (coração e vasos sanguíneos), respiratório (vias respiratórias e pulmões), nervoso (central e autônomo), digestório (boca, trato digestivo, estômago e intestinos), excretor (rins e vias urinárias), reprodutor e endócrino (glândulas). O sistema endócrino envolve-se no funcionamento de vários outros sistemas, como o reprodutor.
PARASITOSES Parasitismo é a relação entre seres vivos de diferentes espécies na qual um deles (o parasita) se beneficia de outro (hospedeiro), prejudicando-o. Os parasitas passam ao menos parte do ciclo de vida num organismo hospedeiro, que pode ser definitivo ou intermediário. As parasitoses são divididas em verminoses, causadas por vermes (como esquistossomose e teníase); bacterioses, causadas por bactérias (como botulismo e tuberculose); viroses, causadas por vírus como o HIV, que desencadeia a aids, e o Influenza, da gripe; e protozooses, causadas por protozoários (como malária e doença de Chagas). Alguns parasitas são transmitidos por vetores – seres que carregam o microrganismo sem desenvolver a doença e o transferem ao homem. É o caso dos mosquitos transmissores da dengue.