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Biologia: Simulado (Perguntas)

1. (Uerj 2015) As principais reservas de energia dos mamíferos são, em primeiro lugar, as gorduras e, em segundo lugar, um tipo de açúcar, o glicogênio. O glicogênio, porém, tem uma vantagem, para o organismo, em relação às gorduras. Essa vantagem está associada ao fato de o glicogênio apresentar, no organismo, maior capacidade de:
a) sofrer hidrólise
b) ser compactado
c) produzir energia
d) solubilizar-se em água

2. (Udesc 2015)Dezenas de milhões de átomos de elementos químicos unem-se e formam os diferentes compostos orgânicos que constituem os seres vivos. Proteínas, glicídios e ácidos nucleicos são exemplos destes compostos orgânicos. Em relação a estes compostos, analise as proposições.

I. Proteínas são compostos orgânicos constituídos por carbono, hidrogênio e oxigênio.

II. Nitrogênio é um elemento comum tanto às proteínas quanto aos ácidos nucleicos.

IV. Algumas proteínas podem apresentar em sua composição metais, a exemplo, o ferro ou o magnésio.

Assinale a alternativa correta.

a) Se as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.

b) Se as afirmativas II e IV são verdadeiras.

c) Se as afirmativas I e III são verdadeiras.

d) Se as afirmativas II e IV são verdadeiras.

e) Se as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.

3. (Unifesp 2015) Alguns antibióticos são particularmente usados em doenças causadas por bactérias. a tetraciclina é um deles; sua ação impede que o RNA transportador (RNAt) se ligue aos ribossomos da bactéria, evitando a progressão da doença.
a) Que processo celular é interrompido pela ação da tetraciclina? Qual é o papel do RNAt nesse processo?
b) Em que local, na bactéria, ocorre a síntese do RNAt? Cite dois outros componentes bacterianos encontrados nesse mesmo local.

4. (Enem 2014) Segundo a teoria evolutiva mais aceita hoje, as mitocôndrias, organelas celulares responsáveis pela produção de ATP em células eucariotas, assim como os cloroplastos, teriam sido originados de procariontes ancestrais que foram incorporados por células mais complexas. Uma característica da mitocôndria que sustenta essa teoria é a:
a) capacidade de produzir moléculas de ATP.
b) presença de parede celular semelhante à de procariontes.
c) presença de membranas envolvendo e separando a matriz mitocondrial do citoplasma.
d) capacidade de autoduplicação dada por DNA circular próprio semelhante ao bacteriano.
e) presença de um sistema enzimático efciente às reações químicas do metabolismo aeróbio.

5. (Famerp 2015) A figura ilustra a organização molecular de uma membrana plasmática. os números 1, 2 e 3 indicam seus principais componentes.
MEMBRANA_CELULAR_QUESTAO_5
As moléculas dos gases respiratórios, oxigênio e dióxido de carbono, entram e saem das células pelo processo de
a) difusão simples, através do componente 1.
b) difusão facilitada, através do componente 2.
c) transporte passivo, através do componente 3.
d) transporte ativo, através do componente 1.
e) osmose, através do componente 2.

6. (Enem 2014) A estratégia de obtenção de plantas transgênicas pela inserção de transgenes em cloroplastos, em substituição à metodologia clássica de inserção do transgene no núcleo da célula hospedeira, resultou no aumento quantitativo da produção de proteínas recombinantes com diversas finalidades biotecnológicas. o mesmo tipo de estratégia poderia ser utilizada para produzir proteínas recombinantes em células de organismos eucarióticos não fotossintetizantes, como as leveduras, que são usadas para produção comercial de várias proteínas recombinantes e que podem ser cultivadas em grandes fermentadores. Considerando a estratégia metodológica descrita, qual organela celular poderia ser utilizada para inserção de transgenes em leveduras?
a) Lisossomo.
b) Mitocôndria.
c) Peroxissomo.
d) Complexo golgiense.
e) Retículo endoplasmático.

7. (UEL 2015) Leia o texto a seguir.
Quando se fala em divisão celular, não valem as regras matemáticas: para uma célula, dividir significa duplicar. a célula se divide ao meio, mas antes duplica o programa genético localizado em seus cromossomos. isso permite que cada uma das células-filhas reconstitua tudo o que foi dividido no processo.

AMABIS, J. M.; MARTHO, G. R. Biologia. v.1. São Paulo: Moderna, 1994. p.203.

Considerando uma célula haploide com 8 cromossomos (n = 8), assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a constituição cromossômica dessa célula em divisão na fase de metáfase da mitose.
a) 8 cromossomos distintos, cada um com 1 cromátide.
b) 8 cromossomos distintos, cada um com 2 cromátides.
c) 8 cromossomos pareados 2 a 2, cada um com 1 cromátide.
d) 8 cromossomos pareados 2 a 2, cada um com 2 cromátides.
e) 8 cromossomos pareados 4 a 4, cada um com 2 cromátides.

8. (UFMG 2014) O arsênio está entre os elementos mais nocivos à saúde humana. Em concentrações elevadas (10 μg/l de água potável), segundo a organização Mundial da Saúde, pode provocar vários tipos de cânceres, como o de pele, pâncreas e pulmão. analise o esquema.

DIVISAO_CELULAR_QUESTAO_8

Com base nas informações do esquema e em outros conhecimentos sobre o assunto, faça o que se pede.
a) Cite a divisão celular envolvida no processo. Justifique.
b) as mutações representadas ocorreram antes ou depois da duplicação do ?

9. (Unicamp 2015) O vírus Ebola foi isolado em 1976, após uma epidemia de febre hemorrágica ocorrida em vilas do noroeste do Zaire, perto do Rio Ebola. Esse vírus está associado a um quadro de febre hemorrágica extremamente letal, que acomete as células hepáticas e o sistema retículo endotelial. o surto atual na África ocidental (cujos primeiros casos foram notificados em março de 2014) é o maior e mais complexo desde a descoberta do vírus. os morcegos são considerados um dos reservatórios naturais do vírus. Sabe-se que a fábrica onde surgiram os primeiros casos dos surtos de 1976 e 1979 era o habitat de vários morcegos. Hoje o vírus é transmitido de pessoa para pessoa.
a) Como é a estrutura de um vírus? Dê exemplo de duas zoonoses virais.
b) Compare as formas de transmissão do vírus Ebola e do vírus da gripe.

10. (Enem 2014) Milhares de pessoas estavam morrendo de varíola humana no final do século XVIII. Em 1796, o médico Edward Jenner (1749-1823) inoculou em um menino de 8 anos o pus extraído de feridas de vacas contaminadas com o vírus de varíola bovina, que causa uma doença branda em humanos. o garoto contraiu uma infecção benigna e, dez dias depois, estava recuperado. Meses depois, Jenner inoculou, no mesmo menino, o pus varioloso humano, que causava muitas mortes. o menino não adoeceu.
Disponível em: https://www.bbc.co.uk. Acesso em: 5 dez. 2012, adaptado.

Considerando o resultado do experimento, qual a contribuição desse médico para a saúde humana?
a) A prevenção de diversas doenças infectocontagiosas em todo o mundo.
b) A compreensão de que vírus podem se multiplicar em matéria orgânica.
c) O tratamento para muitas enfermidades que acometem milhões de pessoas.
d) O estabelecimento da ética na utilização de crianças em modelos experimentais.
e) A explicação de que alguns vírus de animais podem ser transmitidos para os humanos.

11. (Unifesp 2015) Charles Darwin explicou o mecanismo evolutivo por meio da ação da seleção natural sobre a variabilidade dos organismos, mas não encontrou uma explicação adequada para a origem dessa variabilidade. Essa questão, no entanto, já havia sido trabalhada anos antes por Gregor Mendel e, em 2015, comemoram-se os 150 anos da publicação de seus resultados, conhecidos como leis de Mendel.
a) A que se refere à Segunda lei de Mendel? Por que ela explica o surgimento da variabilidade dos organismos?
b) Cite e explique um outro processo que também tenha como resultado a geração de variabilidade no nível genético.

12. (Unesp 2014) Dois casais, Rocha e Silva, têm, cada um deles, quatro filhos. Quando consideramos os tipos sanguíneos do sistema ABO, os filhos do casal Rocha possuem tipos diferentes entre si, assim como os filhos do casal Silva. Em um dos casais, marido e mulher têm tipos sanguíneos diferentes, enquanto que no outro casal marido e mulher têm o mesmo tipo sanguíneo. Um dos casais tem um filho adotivo, enquanto que no outro casal os quatro filhos são legítimos. Um dos casais teve um par de gêmeos, enquanto que no outro casal os quatro filhos têm idades diferentes. Considerando-se os tipos sanguíneos do sistema ABO, é correto afirmar que,
a) se o casal Silva tem o mesmo tipo sanguíneo, foram eles que adotaram um dos filhos.
b) se o casal Rocha tem tipos sanguíneos diferentes, foram eles que adotaram um dos filhos.
c) se o casal Silva tem tipos sanguíneos diferentes, eles não são os pais do par de gêmeos.
d) se o casal Rocha tem o mesmo tipo sanguíneo, eles não são os pais do par de gêmeos.
e) se o casal que adotou um dos filhos é o mesmo que teve um par de gêmeos, necessariamente marido e mulher têm diferentes tipos sanguíneos.

13. (ENEM 2014) No heredograma, os símbolos preenchidos representam pessoas portadoras de um tipo raro de doença genética. os homens são representados pelos quadrados e as mulheres, pelos círculos.
Qual é o padrão de herança observado para essa doença?
a) Dominante autossômico, pois a doença aparece em ambos os sexos.
b) Recessivo ligado ao sexo, pois não ocorre a transmissão do pai  para os filhos.
c) Recessivo ligado ao Y, pois a doença é transmitida dos pais  heterozigotos para os filhos.
d) Dominante ligado ao sexo, pois todas as filhas de homens afetados também apresentam a doença.
e) Codominante autossômico, pois a doença é herdada pelos fIlhos de ambos os sexos, tanto do pai quanto da mãe.

14. (Famerp 2015) analise o heredograma, no qual os indivíduos afetados por uma característica genética estão indicados pelos símbolos escuros.
HEREDOGRAMA_QUESTAO_14
Considerando que tal característica é condicionada por apenas um par de alelos autossômicos, é correto afirmar que:
a) os indivíduos 2, 3 e 8 apresentam genótipo dominante.
b) os indivíduos 1, 4, 7, 12 e 13 apresentam genótipo recessivo.
c) nenhum dos indivíduos do heredograma apresenta genótipo recessivo.
d) nenhum dos indivíduos do heredograma apresenta genótipo homozigoto dominante.
e) trata-se de uma característica homozigota e dominante.

15. (PUC 2015) No loco referente ao sistema sanguíneo ABO, há três formas, normalmente representadas por IA, IB e I. Da combinação dessas formas há seis genótipos possíveis na população humana. Com relação a esse sistema sanguíneo foram feitas cinco afirmações.
Assinale a única incorreta.
a) Trata-se de um caso de alelos múltiplos e cada pessoa normal só poderá apresentar, no máximo, duas dessas formas.
b) Pessoas que apresentam simultaneamente as formas IA e IB têm aglutinogênios ou antígenos A e B em suas hemácias.
c) Uma mulher do grupo A heterozigota poderá ter com um homem do grupo B também heterozigoto filhos dos grupos A, B, AB e O.
d) Pessoas com genótipo ii poderão receber, sem problemas de aglutinação, hemácias de pessoas pertencentes aos grupos A e B.
e) Um casal que pertence ao grupo AB não poderá ter filhos do grupo O.

16. (Mackenzie 2014) Um homem destro e daltônico casa-se com uma mulher destra e de visão normal para cores. o casal tem uma filha canhota e daltônica. a probabilidade de esse casal ter uma criança não daltônica e destra é de
a) 3/8
b) 3/16
c) 1/4
d) 9/16
e) 1/16

17. (Enem 2014) Em um laboratório de genética experimental, observou-se que determinada bactéria continha um gene que conferia resistência a pragas específicas de plantas. Em vista disso, os pesquisadores procederam de acordo com a figura.

Biologia: Simulado (Perguntas)

(Disponível em https://ciencia.hsw.uol.com.br.Acesso em: 22 nov. 2013, adaptado)<>

Do ponto de vista biotecnológico, como a planta representada na figura é classificada?
a) Clone.
b) Híbrida.
c) Mutante.
d) Adaptada.
e) Transgênica.

18. (Unicamp 2015) Os fósseis são uma evidência de que nosso planeta foi habitado por organismos que já não existem atualmente, mas que apresentam semelhanças com organismos que o habitam hoje.
a) Por que espécies diferentes apresentam semelhanças anatômicas, fisiológicas e bioquímicas?
b) Cite quatro características que todos os seres vivos têm em comum.

19. (FGV 2015) As estruturas ilustram os ossos das mãos ou patas anteriores de seis espécies de mamíferos, não pertencentes obrigatoriamente ao mesmo ecossistema.

questao_19

https://en.wikipedia.org

A transformação evolutiva de tais estruturas, ao longo das gerações, ocorre em função _____________ e indicam uma evidência evolutiva denominada ____________.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do parágrafo anterior.
a) da variabilidade genética … paralelismo evolutivo
b) da maior ou menor utilização das mesmas … analogia
c) do ambiente a ser ocupado … coevolução
d) da seleção natural … homologia
e) de eventuais mutações genéticas … convergência adaptativa.

20. (Unesp 2015) Considere a afirmação feita por Charles Darwin em seu livro publicado em 1859, A Origem das Espécies, sobre a transmissão hereditária das características biológicas:
“os fatos citados no primeiro capítulo não permitem, creio eu, dúvida alguma sobre este ponto: que o uso, nos animais domésticos, reforça e desenvolve certas partes, enquanto o não uso as diminui; e, além disso, que estas modificações são hereditárias”.
É correto afirmar que, à época da publicação do livro, Darwin:
a) estava convencido de que as ideias de Lamarck sobre hereditariedade estavam erradas, e não aceitava a explicação deste sobre a transmissão hereditária das características adaptativas.
b) concordava com Lamarck sobre a explicação da transmissão hereditária das características biológicas, embora discordasse deste quanto ao mecanismo da evolução.
c) havia realizado experimentos que comprovavam a Lei do Uso e Desuso e a Lei da Transmissão Hereditária dos Caracteres Adquiridos, conhecimento esse posteriormente incorporado por Lamarck à sua teoria sobre a evolução das espécies.
d) já propunha as bases da explicação moderna sobre a hereditariedade, explicação essa posteriormente confirmada pelos experimentos de Mendel.
e) conhecia as explicações de Mendel sobre o mecanismo da hereditariedade, incorporando essas explicações à sua teoria sobre a evolução das espécies por meio da seleção natural.

21. (UEL 2015) De acordo com a hipótese heterotrófica, o primeiro ser vivo do planeta Terra obtinha energia para seu metabolismo por meio de um processo adequado às condições existentes na atmosfera primitiva. assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a sequência ordenada dos processos energéticos, desde o surgimento do primeiro ser vivo no planeta.
a) Fotossíntese, respiração aeróbica, fermentação
b) Respiração aeróbica, fermentação e fotossíntese
d) Fermentação, fotossíntese e respiração aeróbica
e) Fermentação, respiração aeróbica e fotossíntese

22. (UCS 2014) Nos animais, as estruturas corporais que se desenvolvem de forma semelhante durante a vida embrionária, mas que na vida adulta podem desempenhar funções diferentes, são chamadas de órgãos_____, como é o caso da asa de uma ave e a nadadeira de um golfinho. Já órgãos que desempenham funções semelhantes, mas que possuem origem embrionária diferentes são chamados de_____, como é o caso das asas das aves e dos insetos: ambos estão adaptados à função de voar. Esse processo evolutivo que leva duas espécies, um tanto diferentes, como é o caso das aves e dos insetos, a apresentarem uma estrutura semelhante com a mesma função, é chamado de _____ evolutiva.
Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas acima.
a) homólogos; análogos; convergência
b) divergentes; convergentes; deriva
c) homólogos; divergentes; divergência
d) análogos; convergentes; divergência
e) análogos; homólogos; convergência

23. (Udesc 2015) Ao publicar A Origem das Espécies por Meio da Seleção Natural (1859), Charles Darwin lançou as bases da Teoria da Evolução. Em 1883 August Weismann refutou a herança das características adquiridas, contidas na obra de Darwin. Em 1894, o naturalista inglês, George J. Romanes cunhou o termo Neodarwinismo para este novo tipo de darwinismo, sem a herança das características hereditárias. atualmente, de maneira errônea, usa-se o termo Neodarwinismo como sinônimo de Teoria Sintética da Evolução, síntese do pensamento evolucionista. analise as proposições em relação à Teoria Sintética da Evolução e a seus pressupostos.
I. A evolução pode ser explicada por mutações e pela recombinação genética orientadas pela seleção natural.
II. As mudanças impostas pelo ambiente no indivíduo são agregadas ao seu genótipo e transmitidas aos seus descendentes.
III. O fenômeno evolutivo pode ser explicado de modo consistente por mecanismos genéticos conhecidos.
IV. O uso de determinadas partes do organismo faz com que estas tenham um desenvolvimento maior.
V. A recombinação gênica não aumenta a variabilidade dos genótipos, pois atua em nível de fenótipos.
Assinale a alternativa correta.
a) Se as afrmativas II, III e IV são verdadeiras.
b) Se as afrmativas I e III são verdadeiras.
c) Se as afrmativas III e V são verdadeiras.
d) Se as afrmativas I, IV e V são verdadeiras.
e) Se as afrmativas II, III e V são verdadeiras.

24. (Famerp 2015) O estudo científico dos processos evolutivos é fundamentado em análises criteriosas de características observadas em diferentes grupos de seres vivos. a figura ilustra os ossos constituintes dos membros anteriores de quatro grupos de vertebrados.
questao_24

https://www.brasilescola.com. Adaptado

As colorações utilizadas nos desenhos dos ossos representam estruturas
a) diferenciadas na função, indicando analogia evolutiva.
b) transformadas fenotipicamente, porém com mesmo genótipo.
c) com a mesma capacidade locomotora, independentemente do ambiente.
d) com a mesma função, indicando o parentesco entre os quatro grupos.
e) com a mesma origem embrionária, indicando homologia evolutiva.

25. (Enem 2014) Embora seja um conceito fundamental para a biologia, o termo “evolução” pode adquirir significados diferentes no senso comum. A ideia de que a espécie humana é o ápice do processo evolutivo é amplamente difundida, mas não é compartilhada por muitos cientistas. Para esses cientistas, a compreensão do processo citado baseia-se na ideia de que os seres vivos, ao longo do tempo, passam por:
a) modificação de características.
b) incremento no tamanho corporal.
c) complexificação de seus sistemas.
d) melhoria de processos e estruturas.
e) especialização para uma determinada finalidade.

26. (UEL 2015) Leia a tirinha e o texto a seguir.

questao_26
Antes do século XVIII, as especulações sobre a origem das espécies baseavam-se em mitologia e superstições e não em algo semelhante a uma teoria científca testável. os mitos de criação postulavam que o mundo permanecera constante após sua criação. No entanto, algumas pessoas propuseram a ideia de que a natureza tinha uma longa história de mudanças constantes e irreversíveis.

 Adaptado de: HICKMAN, C.P.; ROBERTS, L.; LARSON, A;. Princípios Integrados de Zoologia, Rio de Janeiro: Guanabara Koogan 2001, p. 99

De acordo com a ilustração, o texto e os conhecimentos sobre as teorias de fatores evolutivos, assinale a alternativa correta.

a) A variabilidade genética que surge em cada geração sofre a seleção natural, conferindo maior adaptação à espécie.
b) A variabilidade genética é decorrente das mutações cromossômicas e independe das recombinações cromossômicas.
c) A adaptação é decorrente de um processo de futuação na sequência alélica ao acaso de uma geração para as seguintes.
d) A adaptação altera a frequência alélica da mutação, resultando na seleção natural de uma população.
e) A adaptação é o resultado da capacidade de os indivíduos de uma mesma população possuírem as mesmas características para deixar descendentes.

27.(FUVEST 2015) Considere a árvore filogenética abaixo.

QUESTAO_27
Essa árvore representa a simplificação de uma das hipóteses para as relações evolutivas entre os grupos a que pertencem os animais exemplificados. os retângulos correspondem a uma ou mais características que são compartilhadas pelos grupos representados acima de cada um deles na árvore e que não estão presentes nos grupos abaixo deles. a presença de notocorda, de tubo nervoso dorsal, de vértebras e de ovo amniótico corresponde, respectivamente, aos retângulos.
a) 1, 2, 3 e 4.
b) 1, 1, 2 e 5.
c) 1, 1, 3 e 6.
d) 1, 2, 2 e 7.
e) 2, 2, 2 e 5

28. (Enem 2014) Um pesquisador percebe que o rótulo de um dos vidros em que guarda um concentrado de enzimas digestivas está ilegível. Ele não sabe qual enzima o vidro contém, mas desconfia de que seja uma protease gástrica, que age no estômago digerindo proteínas. Sabendo que a digestão no estômago é ácida e no intestino é básica, ele monta cinco tubos de ensaio com alimentos diferentes, adiciona o concentrado de enzimas em soluções com pH determinado e aguarda para ver se a enzima age em algum deles. o tubo de ensaio em que a enzima deve agir para indicar que a hipótese do pesquisador está correta é aquele que contém
a) cubo de batata em solução com pH = 9.
b) pedaço de carne em solução com pH = 5.
c) clara de ovo cozida em solução com pH = 9.
d) porção de macarrão em solução com pH = 5.
e) bolinha de manteiga em solução com pH = 9.

29. (UFS 2014) Leia atentamente o texto a seguir.
Os investigadores apontam o dedo a uma legislação que apenas regula a utilização individual de cada químico, ignorando a mistura de pesticidas, uma prática normal no setor agrícola que potencia o efeito tóxico dos compostos utilizados. “Já testamos vários tipos de pesticidas aplicados amplamente em todo o país e na Europa e verificamos que eles produzem efeitos muito mais nefastos do que seria à partida previsível”, aponta Susana loureiro, investigadora no Departamento de biologia e do Centro de Estudos do ambiente e do Mar da Ua. a coordenadora da equipe diz que organismos como bichos-de-conta (tatuzinho-de-jardim), minhocas e outros invertebrados benéficos para o solo sofrem danos ao nível do sistema nervoso central devido a estresse oxidativo, acabando por morrer ao fim de algumas horas de exposição a misturas de moluscocidas, vulgarmente chamados de “remédio dos caracóis”. Esse não seria um efeito previsto, tendo em conta que são organismos não alvo dos moluscocidas.

(Disponível em: https://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=58476&op=all>. Acesso em: 04 maio 2014, às 23h26min (fins pedagógicos, adaptado).

Sobre os animais ou seu grupo representativo, o texto trata de

a) um flor que apresenta uma classe que não possui rádula, e é composto por animais filtradores.
b) um cnidário que apresenta um sistema nervoso reticular e tem pela primeira vez um arco-refexo.
c) um anelídeo que apresenta um sistema nervoso peribucal, de onde os nervos partem em forma de raios.
d) um artrópodo cujo corpo é dividido em cabeça, tórax e abdômen, apresentando três pares de patas e respiração traqueal.
e) um anelídeo com sistema excretor protonefridiano e um sistema nervoso ganglionar dorsal.

30. (UEG 2015) O quadro abaixo apresenta diversificados sintomas observados e não observados de determinada doença com incidência na população humana.
QUESTAO_30
Sobre a doença cujos sintomas são correspondentes aos descritos acima, verifica-se que pode se tratar de:
a) gripe
b) dengue
c) resfriado
d) alergia

31. (Udesc 2015) A figura abaixo representa o esquema de um coração humano, no qual estão indicadas algumas de suas estruturas.
QUESTAO_31
VD – Ventrículo Direito
VE – Ventrículo Esquerdo
AD – Átrio Direito
AE – Átrio Esquerdo
VP – Veias Pulmonares
VCS – Veia Cava Superior
VCI – Veia Cava Inferior
APD – Artéria Pulmonar Direita
APE – Artéria Pulmonar Esquerda

Analise as proposições em relação a este órgão.
I. O sangue arterial circula dentro das artérias e o venoso dentro das veias.
II. As artérias pulmonares esquerda e direita conduzem o sangue venoso aos pulmões.
III. O ventrículo direito do coração possui paredes mais espessas do que o ventrículo o esquerdo, pois tem que impulsionar o sangue rico em oxigênio para todo o corpo.
IV. As veias cavas trazem o sangue venoso dos pulmões ao átrio direito do coração.
V. As paredes das veias possuem músculos que auxiliam na impulsão do sangue.

Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
c) Somente a afirmativa II é verdadeira.
d) Somente as afirmativas I, III e V são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.

32. (Unifesp 2015) Ao longo da evolução dos metazoários, verifica-se desde a ausência de um sistema excretor específico até a presença de sistemas excretores complexos, caso dos rins dos mamíferos. as substâncias nitrogenadas excretadas variam segundo o ambiente em que os animais vivem: vários grupos excretam a amônia, que é altamente tóxica para o organismo, enquanto outros eliminam excretas menos tóxicas, como a ureia e o ácido úrico.
a) Correlacione cada tipo de excreta predominante (amônia, ureia ou ácido úrico) com um exemplo de vertebrado que excrete tal substância e o ambiente em que ocorre, se terrestre ou aquático.
b) Cite um grupo animal que não apresenta um sistema excretor específico e explique como se dá a excreção de produtos nitrogenados nessa situação.

33. (Fuvest 2015, adaptada) A figura abaixo mostra órgãos do sistema digestório humano.
QUESTAO_33
Identifique com a letra correspondente, nomeando-o,
a) o principal órgão responsável pela absorção de nutrientes;
b) o órgão em que se inicia a digestão de proteínas;
c) o órgão que produz substâncias que auxiliam a digestão de gorduras, mas que não produz enzimas.

34. (UFPR 2015) Leia a notícia abaixo.
Leishmaniose na mira: famosos se unem em campanha contra a eutanásia canina. Uma campanha realizada em conjunto com as ONGs paulistanas arca Brasil e ampara animal tem como objetivo mudar as políticas públicas que dizem respeito à leishmaniose em animais. as indicações atuais são de que todos os cães afetados sejam eutanasiados, muitas vezes sem contar com a chance de tentar um tratamento.
Revista Veja São Paulo. https://vejasp.abril.com.br/blogs/bichos/2013/08/leishmaniose-eutanasia-campanha-famosos/. 27 ago.2013.
A razão do sacrifício dos cães é que esses animais oferecem riscos à população, pois apresentam o parasita
a) na saliva e pode ser transmitido por meio da mordida.
b) nas fezes e pode ser transmitido pela ingestão de alimentos contaminados.
c) nas fezes e pode ser transmitido pela penetração ativa através da pele.
d) no sangue e pode ser transmitido pela picada de um carrapato.
e) no sangue e pode ser transmitido pela picada de um mosquito

35. (Unesp 2014) Três pacientes recorreram a um laboratório de análises clínicas para fazer um hemograma, exame que registra informações sobre os componentes celulares do sangue. o paciente 1, bastante pálido, apresentava cansaço constante; o paciente 2 era portador do vírus HIV e apresentava baixa imunidade; o paciente 3 trazia relatos de sangramentos por causa ainda a ser investigada. As fichas de registro, a, b e C, apresentam alguns resultados dos exames desses três pacientes.
QUESTAO_35

É correto afirmar que as fichas a, b e C correspondem, respectivamente, aos pacientes
a) 3, 1 e 2.
b) 1, 3 e 2.
c) 2, 3 e 1.
d) 1, 2 e 3.
e) 2, 1 e 3.

36. (Mackenzie 2015) Os mosquitos de diversos gêneros, como o Anopheles, o Culex e o Aedes, afetam quase todas as regiões brasileiras. além de causarem irritação e incômodo, eles podem também transmitir algumas doenças. assinale, no quadro abaixo, a alternativa que relaciona corretamente esses transmissores e causadores com as doenças.
QUESTAO_36

37. (Uece 2015) Árvores flogenéticas são diagramas representativos da classificação biológica, organizados com base em dados anatômicos, embriológicos e de informações derivadas do estudo de fósseis. Considerando as características dos organismos pertencentes aos cinco Reinos, é correto afirmar que:
a) o Reino Animalia engloba seres vivos vertebrados, invertebrados, unicelulares, pluricelulares e preferencialmente heterótrofos.
b) seres pluricelulares, clorofilados e eucariontes pertencem ao Reino Plantae.
c) organismos autótrofos responsáveis pela decomposição da matéria orgânica animal ou vegetal pertencem ao Reino Fungi.
d) os Reinos Protista e Monera englobam, respectivamente, protozoários e algas.

38. (Enem 2014) Uma região de Cerrado possui lençol freático profundo, estação seca bem marcada, grande insolação e recorrência de incêndios naturais. Cinco espécies de árvores nativas, com as características apresentadas no quadro, foram avaliadas quanto ao seu potencial para uso em projetos de reflorestamento nessa região.
QUESTAO_38
Qual é a árvore adequada para o reflorestamento dessa região?
a) 1
b) 2
c) 3
d) 4
e) 5

39. (Fuvest 2015) No processo de adaptação ao ambiente terrestre, animais e plantas sofreram modificações morfológicas e funcionais. Considere a classificação tradicional das plantas em algas, briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.
a) Qual(is) desses grupos de plantas independe(m) da água para a fecundação? Que estrutura permite o encontro dos gametas, em substituição à água?
b) as briófitas, primeiro grupo de plantas preponderantemente terrestre, têm tamanho reduzido. as pteridófitas, surgidas posteriormente, são plantas de grande tamanho, que chegaram a constituir extensas florestas. Que relação existe entre o mecanismo de transporte de água e o tamanho das plantas nesses grupos?

40. (Uerj 2015) Em um experimento, os tubos I, II, III e IV, cujas aberturas estão totalmente vedadas, são iluminados por luzes de mesma potência, durante o mesmo intervalo de tempo, mas com cores diferentes. Além da mesma solução aquosa, cada tubo possui os seguintes conteúdos:
QUESTAO_40_1
a solução aquosa presente nos quatro tubos tem, inicialmente, cor vermelha. observe, na escala abaixo, a relação entre a cor da solução e a concentração de dióxido de carbono no tubo.
QUESTAO_40_2
os tubos I e III são iluminados por luz amarela, e os tubos II e IV por luz azul. admita que a espécie de alga utilizada no experimento apresente um único pigmento fotossintetizante. o gráfico a seguir relaciona a taxa de fotossíntese desse pigmento em função dos comprimentos de onda da luz.
QUESTAO_40_3
Após o experimento, o tubo no qual a cor da solução se modificou mais rapidamente de vermelha para roxa é o representado pelo seguinte número:
a) I
b) II
c) III
d) IV

41. (Unesp 2015) Dona Patrícia comprou um frasco com 100 gramas de alho triturado desidratado, sem sal ou qualquer conservante. A embalagem informava que o produto correspondia a 1 quilograma de alho fresco. É correto afirmar que, em 1 quilograma de alho fresco, 100 gramas correspondem, principalmente,
a) aos nutrientes minerais obtidos do solo pelas raízes e 900 gramas correspondem à água retida pela planta.
b) à matéria orgânica sintetizada nas folhas e 900 gramas correspondem à água obtida do solo através das raízes.
c) à água obtida do solo pelas raízes e 900 gramas correspondem ao carbono retirado do ar atmosférico e aos nutrientes minerais retirados do solo.
d) à matéria orgânica da parte comestível da planta e 900 gramas correspondem à matéria orgânica das folhas e raízes.
e) aos nutrientes minerais obtidos do solo pelas raízes e 900 gramas correspondem à água retirada do solo e ao carbono retirado do ar atmosférico.

42. (UFSC 2013) Os seres humanos desenvolveram uma sociedade baseada na utilização de combustíveis fósseis, entre eles o carvão. o acúmulo de matéria orgânica vegetal, ocorrido no Período Carbonífero há 300 milhões de anos, gerou as reservas de carvão hoje exploradas. Porém, este processo de acúmulo não mais aconteceu em função do surgimento dos fungos, seres vivos capazes de degradar lignina e celulose. Considerando o exposto, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).
a) Os fungos são seres heterótrofos que apresentam parede celular composta de quitina, característica compartilhada por algumas espécies de algas unicelulares.
b) Juntamente com as bactérias, os fungos compõem um grupo de seres vivos decompositores da matéria orgânica e responsáveis pela ciclagem dos nutrientes na cadeia trófica.
c) Alguns fungos podem ser encontrados em associações simbióticas com outros organismos. A associação de fungos com plantas forma as micorrizas e a de fungos com algas, os líquens.
d) As leveduras são fungos unicelulares capazes de realizar a fermentação, processo bioquímico utilizado na produção de alimentos como o iogurte.
e) A lignina e a celulose são moléculas encontradas principalmente no citoplasma de células vegetais.

43. (UEL 2015) As samambaias pertencem ao grupo das pteridófitas, as quais possuem características adaptativas que permitem a conquista do ambiente terrestre com mais eficiência que o grupo das briófitas. Sobre as adaptações morfológicas e reprodutivas que possibilitaram o sucesso das pteridófitas no ambiente terrestre, considere as afirmativas a seguir:
I. Predominância da fase esporofítica.
II. O aparecimento dos tecidos xilema e floema.
III. O desenvolvimento de rizoides para fixação.
IV. O surgimento dos esporos para reprodução.
Assinale a alternativa correta:
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

44. (Mackenzie 2014) Os desenhos abaixo representam as fases de vida gametofítica de gimnospermas e angiospermas. a esse respeito, são feitas as seguintes afirmações:
I. os gametófitos masculino e feminino são constituídos por células haploides.
II. tanto os gametófitos femininos como os óvulos são constituídos por células haploides.
III. os gametófitos femininos, após a fecundação, vão originar um tecido chamado endosperma que pode ser diploide ou triploide.
IV. após a fecundação, os óvulos vão dar origem à semente contendo um embrião diploide.
Estão corretas, apenas,
a) I e IV.
b) I e II.
c) II e III.
d) II e IV.
e) III e IV.

45. (Unifesp 2015) Alguns animais alimentam-se exclusivamente de frutos (frugívoros); outros alimentam-se apenas de sementes (granívoros). Alguns pesquisadores defendem que a granivoria surgiu antes da frugivoria, na evolução das interações biológicas na Terra. Assim, também, consideram a granivoria como um tipo de predação e não de herbivoria, como pretendem outros pesquisadores.
a) apresente uma evidência, com base evolutiva e biológica, que apoie a hipótese de que a granivoria tenha surgido antes da frugivoria.
b) Explique por que a granivoria é considerada um tipo de predação e por que a frugivoria contribui para a manutenção das espécies vegetais no planeta.

46. (UCS 2014) Considere as seguintes reações químicas que ocorrem nas plantas.
QUESTAO_46
Assinale a alternativa correta em relação às reações químicas acima.
a) O gás oxigênio produzido na reação 1 é totalmente eliminado por meio da difusão na superfície das folhas.
b) A reação 1 é chamada de fermentação celular.
c) O gás carbônico produzido pela reação 2 é parcialmente utilizado pela planta para realizar a fotossíntese.
d) O gás oxigênio produzido na reação 1 é totalmente eliminado para a atmosfera, pois as plantas não precisam dele.
e) A reação 1 ocorre constantemente nas plantas durante o dia e a noite.

47. (Udesc 2015, adaptada) A figura 4 representa esquematicamente uma flor.
QUESTAO_47
Analise as proposições em relação à representação da for, na figura.
I. O esquema representa uma for hermafrodita.
II. A for esquematizada é típica do grupo das gimnospermas.
III. As pétalas podem servir como elementos atrativos no processo
de polinização.
IV. O estigma ocorre a fixação do grão de pólen.
V. O óvulo fecundado pelo grão de pólen dará origem ao embrião.
Assinale a alternativa correta.
a) Se as afirmativas III, IV e V são verdadeiras.
b) Se as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
c) Se as afirmativas II, III e V são verdadeiras.
d) Se as afirmativas I, IV e V são verdadeiras.
e) Se as afirmativas I, II, IV e V são verdadeiras.

48. (Enem 2014) Os parasitoides (misto de parasitas e predadores) são insetos diminutos que têm hábitos muito peculiares: suas larvas podem se desenvolver dentro do corpo de outros organismos, como mostra a figura. a forma adulta se alimenta de pólen e açúcares. Em geral, cada parasitoide ataca hospedeiros de determinada espécie e, por isso, esses organismos vêm sendo amplamente usados para o controle biológico de pragas agrícolas.
A forma larval do parasitoide assume qual papel nessa cadeia alimentar?
a) Consumidor primário, pois ataca diretamente uma espécie herbívora.
b) Consumidor secundário, pois se alimenta diretamente dos tecidos da lagarta.
c) Organismo heterótrofo de primeira ordem, pois se alimenta de pólen na fase adulta.
d) Organismo heterótrofo de segunda ordem, pois representa o maior nível energético na cadeia.
e) Decompositor, pois se alimenta de tecidos do interior do corpo da lagarta e a leva à morte.

49. (USF 2015) COQUETÉIS DE PESTICIDAS PREJUDICAM A SAÚDE dos solos Universidade de Aveiro alerta para situação grave em Portugal e na Europa
Utilizados para combater pragas, os coquetéis de pesticidas usados na agricultura estão a provocar efeitos nefastos nos organismos que regeneram o ecossistema terrestre e, por isso, a porem em causa a saúde dos solos nacionais. Essa é a principal conclusão do trabalho de uma equipe de biólogos da Universidade de Aveiro (UA) que analisou os efeitos de misturas de pesticidas utilizadas em larga escala, não só no país como por toda a Europa, em organismos que, não sendo o alvo a abater, sofrem danos por ação dos químicos.
Disponível em: <https://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=58476&op=all&gt;. Acesso em: 04 maio 2014, às 23h26min fins pedagógicos, adaptado.
O trecho “provocar efeitos nefastos nos organismos que regeneram o ecossistema terrestre” faz referência aos
a) produtores, que representam o portal de entrada da matéria e da energia nos ecossistemas terrestres.
b) consumidores, que permitem o trânsito da matéria e da energia nos mais diversos níveis tróficos.
c) parasitos, que possibilitam a inversão da pirâmide de números.
d) decompositores, que possibilitam a reciclagem da matéria no ecossistema.
e) predadores, que controlam o tamanho das populações de presas.

50. (Enem 2014) A aplicação excessiva de fertilizantes nitrogenados na agricultura pode acarretar alterações no solo e na água pelo acúmulo de compostos nitrogenados, principalmente a forma mais oxidada, favorecendo a proliferação de algas e plantas aquáticas e alterando o ciclo do nitrogênio, representado no esquema. a espécie nitrogenada mais oxidada tem sua quantidade controlada por ação de microrganismos que promovem a reação de redução dessa espécie, no processo denominado desnitrificação.
QUESTAO_50
O processo citado está representado na etapa
a) I.
b) II.
c) III.
d) IV.
e) V.

51. (Enem 2014) Existem bactérias que inibem o crescimento de um fungo causador de doenças no tomateiro, por consumirem o ferro disponível no meio. as bactérias também fazem fixação de nitrogênio, disponibilizam cálcio e produzem auxinas, substâncias que estimulam diretamente o crescimento do tomateiro.
PELZER, G. Q. et al. Mecanismos de controle da murcha-de-esclerócio e promoção de crescimento em tomateiro mediados por rizobactérias. Tropical Plant Pathology. v. 36, n. 2, mar.-abr. 2011, adaptado
Qual dos processos biológicos mencionados indica uma relação ecológica de competição?
a) Fixação de nitrogênio para o tomateiro.
b) Disponibilização de cálcio para o tomateiro.
c) Diminuição da quantidade de ferro disponível para o fungo.
d) Liberação de substâncias que inibem o crescimento do fungo.
e) Liberação de auxinas que estimulam o crescimento do tomateiro.
52. (Fuvest 2015) Analise o gráfico abaixo, relativo à mortalidade de fêmeas férteis do camarão-da-areia (Crangon septemspinosa) em água aerada, em diferentes temperaturas e salinidades, durante determinado período.
QUESTAO_52
Begon, M, Townsend, C. R. & Harper, J. L. Ecologia: de Indivíduos a Ecossistemas. Artmed. Porto Alegre, 2007. Adaptado
a) Qual dos seguintes conceitos – ecossistema, habitat, nicho ecológico – está implícito nesse gráfico?
b) os dados de mortalidade representados neste gráfico se referem a que nível de organização: espécie, população ou comunidade?
c) Temperatura e salinidade são fatores abióticos que, nesse caso, provocaram mortalidade das fêmeas do camarão-da-areia. Cite dois fatores bióticos que também possam produzir mortalidade.

53. (Fuvest 2015) a energia entra na biosfera majoritariamente pela fotossíntese. Por esse processo,
a) é produzido açúcar, que pode ser transformado em várias substâncias orgânicas, armazenado como amido ou, ainda, utilizado na transferência de energia.
b) é produzido açúcar, que pode ser transformado em várias substâncias orgânicas, unido a aminoácidos e armazenado como proteínas ou, ainda, utilizado na geração de energia.
c) é produzido açúcar, que pode ser transformado em substâncias catalisadoras de processos, armazenado como glicogênio ou, ainda, utilizado na geração de energia.
d) é produzida energia, que pode ser transformada em várias substâncias orgânicas, armazenada como açúcar ou, ainda, transferida a diferentes níveis tróficos.
e) é produzida energia, que pode ser transformada em substâncias catalisadoras de processos, armazenada em diferentes níveis trófcos ou, ainda, transferida a outros organismos.

54.(Uece 2015) o movimento entre as substâncias provenientes do meio abiótico para o mundo vivo e o retorno delas a partir dos seres vivos para o meio ambiente se dá por meio dos ciclos biogeoquímicos. assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) o que se afirma sobre os ciclos biogeoquímicos.
1. ( ) O CO2 que passa a circular na atmosfera é retirado do ambiente através processo de fotossíntese realizado exclusivamente pelas plantas.
2. ( ) No ciclo hidrológico, a água circula entre animais da cadeia alimentar, retornando à superfície através de evapotranspiração, respiração, fezes, urina ou decomposição.
3. ( ) A maioria dos seres vivos consegue incorporar e utilizar o nitrogênio na forma de gás presente no ar.
4. ( ) As rochas fosfatadas sofrem erosão e liberam para o solo o fósforo, elemento que será absorvido pelos vegetais, para a produção de ATP e ácidos nucleicos.

A sequência correta, de cima para baixo, é:
a) V, F, V, V.
b) F, V, F, V.
c) V, F, V, F.
d) F, F, F, V.

55. (Unesp 2014) Leia os três excertos que tratam de diferentes métodos para o controle da lagarta da espécie Helicoverpa armigera, praga das plantações de soja.

TEXTO 1
Produtores de soja das regiões da BA e MT começam os trabalhos de combate à praga. Um dos instrumentos para isso é a captura das mariposas. o trabalho é feito com uma armadilha. as mariposas são atraídas pela luz, entram na armadilha e ficam presas em uma rede.
Lagarta Helicoverpa atrapalha produção de soja no MT e na BA. https://g1.globo.com

TEXTO 2
A INTACTA RR2 PRO, nova soja patenteada pela multinacional Monsanto, passa a ser comercializada na safra 2013/2014 no país. a inovação da nova semente é a resistência às principais lagartas que atacam o cultivo. Um gene inserido faz a soja produzir uma proteína, que funciona como inseticida, matando a lagarta quando tenta se alimentar da folha. https://www.abrasem.com.br. Adaptado.

TEXTO 3
A lagarta que está causando mais de 1 bilhão de prejuízo nas lavouras no país pode ser controlada por minúsculas vespas do gênero Trichogramma, segundo pesquisador da Embrapa. Pesquisador da Embrapa aposta no controle biológico contra lagarta helicoverpa. https://www.epochtimes.com.br

Sobre os três métodos apresentados de controle da praga, é correto afrmar que o método referido pelo texto:

a) 2, conhecido como transgênia, tem a desvantagem de trazer riscos à população humana, uma vez que a soja resistente é obtida utilizando-se elementos radioativos que induzem as mutações desejadas na plantação.
b) 2 baseia-se na utilização de grandes quantidades de inseticida resultando, em curto prazo, na diminuição da população de lagartas, porém faz com que, em longo prazo, as lagartas adquiram resistência, o que exigirá a aplicação de mais inseticida.
c) 1, conhecido como controle biológico de pragas, utiliza procedimentos mecânicos para diminuir a população de lagartas na plantação e, deste modo, além de promover o rápido extermínio da praga, não traz prejuízos à saúde.
d) 3 baseia-se nas relações tróficas, utilizando um consumidor secundário que, ao controlar a população do consumidor primário, garante a manutenção da população que ocupa o primeiro nível trófico.
e) 3 é ecologicamente correto, pois permite o crescimento do tamanho populacional de todos os organismos envolvidos, assegurando ainda que as vespas soltas na lavoura promovam a polinização necessária à produção dos grãos de soja.

56.(UFPR 2015) Durante décadas, seres parasitas foram omitidos das teias alimentares, com base na ideia de que eles teriam pouca influência na biomassa do ecossistema. Entretanto, quando a biomassa dos parasitas é medida, esta noção é desafiada. Em alguns sistemas estuarinos, por exemplo, a biomassa dos parasitas é comparável à dos predadores no topo da cadeia. Traduzido e adaptado de: PRESTON, D. & JOHNSON, P. Ecological Consequences of Parasitism. Nature Education Knowledge 3(10):47, 2010.

A respeito da inserção dos parasitas nas teias alimentares, considere as seguintes afirmativas:

1. Parasitas podem regular o tamanho da população de hospedeiros.

2. Parasitas podem atuar como presas.

3. Parasitas podem alterar o desfecho de interações competitivas interespecíficas.

Assinale a alternativa correta:

a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
b) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeira
e) As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

57.(Enem 2012) Não é de hoje que o homem cria, artificialmente, variedades de peixes por meio da hibridação. Esta é uma técnica muito usada pelos cientistas e pelos piscicultores porque os híbridos resultantes, em geral, apresentam maior valor comercial do que a média de ambas as espécies parentais, além de reduzir a sobrepesca no ambiente natural. Terra da Gente, ano 4, n.o 47, mar, 2008, adaptado

Sem controle, esses animais podem invadir rios e lagos naturais, se reproduzir e:

a) originar uma nova espécie poliploide.
b) substituir geneticamente a espécie natural.
c) ocupar o primeiro nível trófico no habitat aquático.
d) impedir a interação biológica entre as espécies parentais.
e) produzir descendentes com o código genético modificado.

58.(FMP/Grandioso 2015) Nas primeiras cenas do filme de Walt Disney Procurando Nemo, um casal de peixes palhaços protege seus ovos em uma cavidade na rocha, sobre a qual há inúmeras anêmona-do-mar.
Os peixes de cores vivas vivem protegidos dos predadores, entre os tentáculos urticantes das anêmonas, que se beneficiam de sua presença, através dos restos e rejeitos alimentares dos peixes, numa relação denominada:

Peixe-palhaço entre os tentáculos de anêmonas-do-mar. Disponível em: . Acesso em: 08 ago. 2014
Peixe-palhaço entre os tentáculos de anêmonas-do-mar. Disponível em: <https://www.ninha.bio.br/biologia/palhaco.html&gt;. Acesso em: 08 ago. 2014 ()

a) mutualismo
b) parasitismo
c) canibalismo
d) sociedade
e) inquilinismo

59.(ENEM 2012)Pesticidas são contaminantes ambientais altamente tóxicos aos seres vivos e, geralmente, com grande persistência ambiental. A busca por novas formas de eliminação dos pesticidas tem aumentado nos últimos anos, uma vez que as técnicas atuais são economicamente dispendiosas e paliativas. a biorremediação de pesticidas utilizando microrganismos tem se mostrado uma técnica muito promissora para essa finalidade, por apresentar vantagens econômicas e ambientais. Para ser utilizado nesta técnica promissora, um microrganismo deve ser capaz de:

a) transferir o contaminante do solo para a água.
b) absorver o contaminante sem alterá-lo quimicamente.
c) apresentar alta taxa de mutação ao longo das gerações.
d) estimular o sistema imunológico do homem contra o contaminante.
e) metabolizar o contaminante, liberando subprodutos menos tóxicos ou atóxicos.

60.(Fatec São Paulo 2 semestre 2014) O os gráficos a seguir representam a variação de um conjunto de parâmetros químicos e biológicos ao longo do percurso de um rio. a 10 km da nascente desse rio, ocorre uma descarga contínua de poluição orgânica, que gera um processo de entronização.

GRAFICO_FATEC_2014

Analisando os dados contidos nos três gráficos, é correto concluir que:

a) o rio permanece eutrofizado ao longo de todo o trecho representado.
b) a população de anelídeos é a única a não sofrer alteração com a descarga de poluentes.
c) as bactérias representadas são aeróbicas, pois o aumento de sua população gera a redução do oxigênio dissolvido.
d) o aumento da população de plantas aquáticas está relacionado ao aumento das populações de anelídeos e crustáceos.
e) o mesmo processo de recuperação poderia ocorrer naturalmente em um lago que também recebesse descarga contínua de poluentes orgânicos.

61.(Uece 2013) Considerando que todos os seres vivos necessitam de uma fonte de carbono para construir suas moléculas orgânicas, a diferença essencial entre os autotróficos e os heterotróficos, respectivamente, é usar:

a) carbono orgânico e carbono inorgânico.
b) carbono inorgânico e carbono orgânico.
c) carbono da água e do ar.
d) metano e gás carbônico.

62.(PUC – SP 2016) Considere os seguintes tipos de relações ecológicas interespecíficas:

I. Parasitismo
II. Inquilinismo
III Mutualismo
IV Comensalismo

As relações nas quais os indivíduos de uma espécie são beneficiados, enquanto da outra espécie não são beneficiados nem prejudicados, são as indicadas por apenas

a) I e II.
b) II e III
c) II e IV
d) II, III e IV

63.(Fatec 2016) Um dos problemas enfrentados atualmente pelas cidades é o grande volume de esgoto doméstico gerado por seus habitantes. Uma das formas de minimizar o impacto desses resíduos é o tratamento dos efluentes realizado pelas estações de tratamento. o principal método utilizado para isso é o tratamento por lodos ativados, no qual o esgoto é colocado em contato com uma massa de bactérias em um sistema que garante a constante movimentação e oxigenação da mistura, ambas necessárias para que o processo de decomposição possa ocorrer. as bactérias envolvidas no método de tratamento de esgoto descrito obtêm energia por meio do processo de:
a) fermentação, pois necessitam do gás oxigênio para promover
a transformação da matéria inorgânica em matéria orgânica.
b) respiração anaeróbia, pois necessitam do gás oxigênio para realizar a transformação da matéria orgânica em matéria inorgânica.
c) respiração anaeróbia, pois necessitam do gás oxigênio para promover a transformação da matéria inorgânica em matéria orgânica.
d) respiração aeróbia, pois necessitam do gás oxigênio para promover a transformação da matéria inorgânica em matéria orgânica.
e) respiração aeróbia, pois necessitam do gás oxigênio para promover a transformação da matéria orgânica em matéria inorgânica.

Biologia: Simulado (Perguntas)
Estudo
Biologia: Simulado (Perguntas)
1. (Uerj 2015) As principais reservas de energia dos mamíferos são, em primeiro lugar, as gorduras e, em segundo lugar, um tipo de açúcar, o glicogênio. O glicogênio, porém, tem uma vantagem, para o organismo, em relação às gorduras. Essa vantagem está associada ao fato de o glicogênio apresentar, no organismo, maior capacidade de: a) […]

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