Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês

Citologia: Como cai na prova

1.(UFSC 2016, adaptada) Os esquemas abaixo representam os cromossomos de células em diferentes fases da meiose de três indivíduos de uma espécie hipotética 2n = 6.

GEBIOLOGIAISBN - 5 - 30

Com base nos esquemas e nos conhecimentos sobre biologia celular e genética é correto afirmar que:

  1. as fases da meiose dos indivíduos X, Y e Z, representadas nos esquemas,são, respectivamente: metáfase I, metáfase II e anáfase II.
  2. considerando apenas os genes representados e ocorrendo a correta separação das cromátides, a célula do indivíduo X, representada acima, pode originar dois tipos de gametas: ABDE e ABDe.
  3. os gametas produzidos pela célula do indivíduo Z, representada acima, terão um número n diferente da espécie.

 

2. (UnESp 2016) A professora distribuiu aos alunos algumas fichas contendo, cada uma delas, uma descrição de características de uma organela celular. Abaixo, as fichas recebidas por sete alunos.

GEBIOLOGIAISBN - 5 - 30-1

A professora também desenhou na quadra de esportes da escola uma grande célula animal, com algumas de suas organelas (forade escala), conforme mostra a figura.

GEBIOLOGIAISBN - 5 - 30-2

Ao comando da professora, os alunos deveriam correr para a organela cuja característica estava descrita na ficha em seu poder.Carlos e Mayara correram para a organela indicada pela seta 7;Fernando e Rodrigo correram para a organela indicada pela seta5; Giovana e Gustavo correram para a organela indicada pela seta4; Lígia correu para a organela indicada pela seta 6.Os alunos que ocupam o lugar correto na célula desenhada foram

  1. a) Mayara, Gustavo e Lígia.
  2. b) Rodrigo, Mayara e Giovana.
  3. c) Gustavo, Rodrigo e Fernando.
  4. d) Carlos, Giovana e Mayara.
  5. e) Fernando, Carlos e Lígia.

 

3. (ENEM 2015) Tanto a febre amarela quanto a dengue são doenças causadas por vírus do grupo dos arbovírus, pertencentes ao gênero Flavivirus, existindo quatro sorotipos para o vírus causador da dengue. A transmissão de ambas acontece por meio da picada de mosquitos, como o Aedes aegypti. Entretanto, embora compartilhem essas características, hoje somente existe vacina, no Brasil,para a febre amarela e nenhuma vacina efetiva para a dengue.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Fundação Nacional de Saúde. Dengue: Instruções para Pessoal de combate ao vetor. Manual de Normas Técnicas. Disponível em: https://portal.saude.gov.br. Acesso em: 7 ago 2012 (adaptado).

Esse fato pode ser atribuído à

  1. a) maior taxa de mutação do vírus da febre amarela do que do vírus da dengue.
  2. b) alta variabilidade antigênica do vírus da dengue em relação ao vírus da febre amarela.
  3. c) menor adaptação do vírus da dengue à população humana do que do vírus da febre amarela.
  4. d) presença de dois tipos de ácidos nucleicos no vírus da dengue e somente um tipo no vírus da febre amarela.
  5. e) baixa capacidade de indução da resposta imunológica pelo vírus da dengue em relação ao da febre amarela.

 

RESOLUÇÃO

1.

1.Incorreta. O enunciado informa que a célula é 2n = 6 e que está sofrendo meiose. Então, para cada indivíduo, temos:
• X: três cromossomos duplicados no centro da célula indicando metáfase II da meiose. Explicando: a célula já está na segunda fase da meiose (meiose II) porque já é haploide (n = 3), com metade do número de cromossomos em relação à célula 2n (lembre-se que a redução ocorre na meiose I). É metáfase pois nessa fase os cromossomos se alinham na região central da célula.
• Y: seis cromossomos duplicados, no centro da célula indicando – metáfase I da meiose. Explicando: a célula ainda está na primeira fase da meiose (meiose I) porque é diploide (2n = 6). E é metáfase, pois os cromossomos homólogos estão pareados (lado a lado).
  • Z: seis cromossomos duplicados, mas agora se dirigindo para os polos opostos da célula, indicando anáfase I. Porém é possível observar que está ocorrendo uma anáfase anormal, porque o correto seria a separação de todos os pares de cromossomos homólogos, mas o par que apresenta o segmento B está migrando para o mesmo polo (os dois homólogos se dirigem para o mesmo polo da célula), o que vai causar uma anomalia nas células-filhas formadas.
Resumindo, temos:
– indivíduo X: metáfase II
– indivíduo Y: metáfase I
  – indivíduo Z: anáfase I.

2. Correta. Se o indivíduo X se encontra em metáfase II, a fase seguinte será anáfase II, na qual as cromátides irmãs se separam e se dirigem aos polos opostos da célula para formar dois gametas. Cada gameta recebe uma cromátide de cada cromossomo duplicado: para o lado esquerdo vão as cromátides com os genes A, B e DE; para o lado direito irão as cromátides com os genes A, B e De, formando assim gametas ABDE e ABDe.
3. Correta. Já vimos na afirmação 1 que o indivíduo Z está realizando uma anáfase I anormal, que ao final vai formar células n = 4 (para a esquerda) e n = 2 (para a direita), quando o correto seria formar duas células n = 3 cada.
 Resposta: Estão corretas as afirmações 2 e 3.

 

2. Analisando as informações contidas nas fichas recebidas pelos alunos:
  • Fernando: auxílio na formação de cílios e flagelos. Essa função é a função do centríolo (seta 3);
  • Giovana: associação ao RNAm para desempenhar sua função. O ribossomo (5) se associa ao RNA mensageiro (RNAm) para realizar a síntese proteica;
  • Carlos: a síntese de proteínas é feitas pelos ribossomos aderidos à membrana do retículo endoplasmático rugoso (1);
  • Rodrigo: sintetizar alguns glicídeos e modificar as proteínas, preparandoas para secreção é a função complexo de Golgi (2).
  • Mayara: a digestão de componentes desgastados da célula é feita pelo lisossomo (7);
  • Gustavo: a organela que tem estrutura própria para a síntese proteica é a mitocôndria (4), que abriga seus próprios ribossomos;
  • Lígia: a síntese (ou replicação) dos ácidos nucleicos DNA e RNA ocorre no núcleo da célula eucariótica (6).
  Carlos e Mayara correram para a organela indicada pela seta 7, o lisossomo, e só Mayara acertou. Fernando e Rodrigo correram para a seta 5, ribossomos soltos no citoplasma – ambos erraram. Giovana e Gustavo correram para a seta 4, mitocôndria – apenas Gustavo acertou. E Lígia escolheu o núcleo. Acertou.
Resposta: A

3. Vacinas são feitas com antígenos, moléculas do agente causador da doença que, quando inoculadas no indivíduo, induzem a produção de proteínas de defesa chamadas anticorpos. Um determinado anticorpo só reconhece o antígeno para o qual foi produzido. O problema com o vírus da dengue é que ele apresenta uma alta variabilidade antigênica – ou seja, seus antígenos se alteram frequentemente, fazendo com que os anticorpos produzidos por uma vacina não funcionem por muito tempo. O vírus da febre amarela, por outro lado, é mais estável e, portanto, suscetível por mais tempo à ação dos anticorpos produzidos pelo indivíduo vacinado.

Resposta: B

RESUMO

Citologia

SERES VIVOS Podem ser acelulares (vírus), unicelulares (bactérias, cianobactérias e protozoários) ou pluricelulares (animais e plantas). Todo ser vivo é composto de moléculas orgânicas, que constituem as proteínas (formadas de cadeias de aminoácidos), os açúcares (monossacarídeos e polissacarídeos), lipídeos (gordura) e os ácidos nucleicos (DNA e RNA).
CÉLULAS As procarióticas são células de estrutura muito simples, próprias de organismos primitivos, como bactérias. Elas não têm núcleo diferenciado, e o material genético fica solto no citoplasma. Além do DNA, o citoplasma dessas células abriga um único tipo de organela, o ribossomo. As procarióticas têm membrana plasmática (que controla a passagem de substâncias para dentro e para fora da célula) e parede celular, que lhe dá estrutura. As eucarióticas são células mais complexas, de animais e plantas. Nelas, o material genético fica isolado em um núcleo. E o citoplasma contém diversas organelas (como centríolos, lisossomos, ribossosmos, complexo de Golgi e mitocôndrias). Estas células têm apenas membrana plasmática.

NÚCLEO CELULAR É composto de carioteca, cariolinfa, nucléolo e cromatina. A cromatina guarda as moléculas de DNA e proteínas, na forma de filamentos. Os genes são trechos do DNA que codificam proteínas. Durante a divisão celular, a cromatina se espiraliza, formando os cromossomos. Cada espécie tem um número fixo de cromossomos em todas as células somáticas. As células podem ser haploides (n) ou diploides (2n).
ÁCIDOS NUCLÉICOS São o DNA e o RNA. O DNA é uma dupla hélice formada de nucleotídeos e bases nitrogenadas adenina (A), guanina (G), citosina (C) e timina (T). O RNA é formado de apenas um filamento de nucleotídeos e no lugar da timina tem a uracila (U). Existem três tipos de RNA: o mensageiro, o transportador e o ribossômico.
DIVISÃO CELULAR Mitose é a divisão simples de uma célulamãe que resulta em duas células-filhas com o mesmo número de cromossomos. É o processo de divisão das células somáticas nos humanos. Meiose é a divisão que resulta em quatro células-filhas com metade dos cromossomos da célula-mãe. É o processo de divisão das células germinativas (que formam os gametas). A meiose tem duas fases. A segunda é uma mitose.
IMONULOGIA Antígenos são substâncias reconhecidas como estranhas pelo sistema imunológico. Os anticorpos são proteínas de defesa do organismo que entram em ação quando um antígeno ataca. Os macrófagos são células de defesa que engolfam e destroem elementos estranhos ao corpo. Os linfócitos produzem anticorpos que atacam microrganismos fora das células. As células de memória reconhecem um antígeno depois de ter entrado em contato com ele.

Citologia: Como cai na prova
Estudo
Citologia: Como cai na prova
1.(UFSC 2016, adaptada) Os esquemas abaixo representam os cromossomos de células em diferentes fases da meiose de três indivíduos de uma espécie hipotética 2n = 6. Com base nos esquemas e nos conhecimentos sobre biologia celular e genética é correto afirmar que: as fases da meiose dos indivíduos X, Y e Z, representadas nos esquemas,são, […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.