Espanhol: Dicas de conteúdo – Conexões
Conheça dois importantes recursos linguísticos que servem para ligar ideias
Os conceitos presentes em um texto estabelecem entre si vários tipos de relação de sentido. Para estabelecer essas relações, é necessário empregar vários recursos linguísticos que são responsáveis pela coesão e coerência do texto. A fim de realizar uma leitura proficiente do texto, ou seja, reconstruir o sentido do que se leu, é necessário compreender essas relações e reconhecer os recursos linguísticos empregados pelo autor para estabelecê-las.
A coerência textual está relacionada ao modo como as ideias se articulam no texto. A coesão se articula com os mecanismos formais que utilizamos para relacionar essas ideias. Observe o exemplo a seguir: “Durante mucho tiempo se ha pensado que la invención de la calculadora electrónica condujo a un deterioro em nuestra capacidad para realizar matemáticas mentales. Ahora se cree que lo mismo podría estar ocurriendo con la tecnología…”. Entre as duas orações se estabelece uma relação de coesão e coerência, marcada pelo encadeamento por justaposição, sem o uso de conectores.
Em outro exemplo, podemos observar também o encadeamento de enunciados, construído com o uso de conectores: “En mi pueblo estas cosas pasan (me he criado oyendo historias de aparecidos), sin embargo yo no creo en las apariciones”. Quando a relação entre enunciados se faz com o uso de um conector, temos o que se chama de encadeamento por conexão. No exemplo anterior, a expressão sublinhada estabelece uma relação lógica de oposição entre os argumentos dos dois enunciados conectados.
Encadeamento por justaposição: Mesmo sem o auxílio de conectores, vimos que é possível estabelecer diversos tipos de relação de sentido entre os enunciados de um texto:
Encadeamento por conexão: vimos que é possível relacionar enunciados também com o emprego de conectores, que tornam as relações mais visíveis para o leitor. Há vários tipos de encadeamento pelo uso de conectores. Na frase: “En años recientes varios científicos en el mundo han estado…”. A expressão sublinhada é um conector e estabelece uma relação temporal. Veja alguns dos conectores usados para estabelecer as relações temporais entre os enunciados de um texto:
• aún/ todavía (ainda): expressam a persistência de uma situação.
• mientras/mientras tanto/entretanto (enquanto/enquanto isso): expressam a simultaneidade de ações.
• luego/después/entonces (depois): expressam proximidade imediata no tempo.
• pronto/rápidamente (cedo/ rapidamente)
• primero/en primer lugar/en segundo lugar/en tercer lugar/ para finalizar/para terminar: expressam a ordem na qual se dão as ações.
• enseguida/ ya (daqui a pouco)
• expressões que determinam quando ocorrem as ações: datas (ano, mês e dia)/hora/períodos etc.