Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês

Dinâmica: Como cai na prova

1. (Unicamp 2014) O passeio completo no complexo do Pão de Açúcar inclui um trecho de bondinho de aproximadamente 540 m, da Praia Vermelha ao Morro da Urca, uma caminhada até a segunda estação no Morro da Urca, e um segundo trecho de bondinho de cerca de 720 m, do Morro da Urca ao Pão de Açúcar. A velocidade escalar média do bondinho no primeiro trecho é v1 = 10,8 km/h e, no segundo é v2 = 14,4 km/h. Supondo que, em certo dia, o tempo gasto na caminhada no Morro da Urca somado ao tempo de espera nas  estações é de 30 minutos, o tempo total do passeio completo da Praia Vermelha até o Pão de Açúcar será igual a:

a) 33 min

b) 36 min

c) 42 min

d) 50 min

 

RESOLUÇÃO

Simples aplicação de fórmula.

O bondinho desloca-se com velocidade constante em cada trecho – ou seja, em movimento retilíneo uniforme. Então, o tempo gasto em cada trecho é dado por

1

Para o trecho Praia Vermelha – Morro da Urca:

1

Para o trecho Morro da Urca – Pão de Açúcar:

1

O enunciado diz, ainda, que o visitante espera 30 minutos entre um trecho e outro. Então, o tempo total gasto no passeio é

1

Resposta: B

2. (UFJF 2014) A velocidade de um objeto em função do tempo é registrada num gráfico. Analisando o gráfico dado, determine o módulo da velocidade inicial vo, o módulo da aceleração e a distância percorrida entre os instantes t = 3s e t = 5s.

1

 

RESOLUÇÃO

O gráfico da velocidade em função do tempo é uma reta. Isso significa que a aceleração é constante por todo o movimento. Para calcular a aceleração entre os instantes t = 1 s e t = 6 s, aplicamos a fórmula geral para aceleração constante:

1

Você encontra a velocidade inicial simplesmente observando o gráfico. Repare que, prolongando a reta até ela encontrar a velocidade inicial (v0), você descobre que v0 ocorre no instante t = 0, ou seja, v0 = 0. O deslocamento entre os instantes t = 3 s e t = 5 s você obtém a partir da equação de Torricelli:

1

Resposta: C

3. (Vunesp 2014) Um motorista dirigia por uma estrada plana e retilínea quando, por causa de obras, foi obrigado a desacelerar seu veículo, reduzindo sua velocidade de 90 km/h (25 m/s) para 54 km/h (15 m/s). Depois de passado o trecho em obras, retornou à velocidade inicial de 90 km/h. O gráfico representa como variou a velocidade escalar do veículo em função do tempo, enquanto
ele passou por esse trecho da rodovia. Caso não tivesse reduzido a velocidade devido às obras, mas mantido sua velocidade constante de 90 km/h durante os 80 s representados no gráfico, a distância adicional que teria percorrido nessa estrada seria, em metros, de:

1

 

a) 1 650

b) 800

c) 950

d) 1 250

e) 350

 

RESOLUÇÃO

A questão se resolve usando mais conceitos de matemática do que de física:

leitura de gráficos e cálculo de áreas. Veja:

Em qualquer gráfico da velocidade em função do tempo, o valor da área da figura entre a curva e o eixo dos tempos é igual ao valor do deslocamento do móvel no intervalo de tempo considerado. Se o automóvel tivesse mantido a mesma velocidade ao longo de todo o trajeto, teríamos a seguinte situação:

1

Mas o automóvel reduziu a velocidade num trecho do percurso. E a diferença no deslocamento por causa dessa redução de velocidade corresponde à área do trapézio mostrado no gráfico do enunciado (aqui salientado em amarelo). Veja:

1

Você deve se lembrar como se calcula a área do trapézio:
A = (base menor + base maior) . altura / 2 . Então, ficamos com

1

Resposta: E

4. (Uerj 2015) Uma ave marinha costuma mergulhar de uma altura de 20 m para buscar alimento no mar. Suponha que um desses mergulhos tenha sido feito em sentido vertical, a partir do repouso e exclusivamente sob ação da força da gravidade. Desprezando-se as forças de atrito e de resistência do ar, a ave chegará à superfície do mar a uma velocidade, em m/s, aproximadamente igual a:

a) 20

b) 40

c) 60

d) 80

 

RESOLUÇÃO

O mergulho da ave tem aceleração constante e valor igual ao da aceleração da gravidade. A questão exige, então, a simples aplicação da equação de Torricelli.

De acordo com o enunciado, vo = 0.

1

Resposta: A

5. (UFTM 2011) Num jogo de vôlei, uma atacante acerta uma cortada na bola no instante em que a bola está parada numa altura h acima do solo. Devido à ação da atacante, a bola parte com velocidade inicial V0, com componentes horizontal e vertical, respectivamente, em módulo, Vx = 8 m/s e Vy = 3 m/s, como mostram as figuras 1 e 2.

1

Após a cortada, a bola percorre uma distância horizontal de 4 m, tocando o chão no ponto P. Considerando que durante seu movimento a bola ficou sujeita apenas à força gravitacional e adotando g = 10 m/s2, a altura h, em metro, onde ela foi atingida é:

a) 2,25

b) 2,50

c) 2,75

d) 3,00

e) 3,25

 

RESOLUÇÃO

A cortada é um lançamento oblíquo. Nesse tipo de movimento, o objeto lançado tem duas componentes da velocidade, a horizontal (Vx) e a vertical Vy). Na figura 2 você percebe que a altura h refere-se ao deslocamento no eixo y. Trabalhamos com cada componente do movimento, separadamente.

• No eixo x: a velocidade horizontal é constante. Então calculamos o tempo que a bola levou para chegar ao solo por

1

• No eixo y: na vertical, a bola tem a velocidade alterada pela aceleração da gravidade, que é constante (movimento uniformemente variado, MUV). Aplicando a função horária para MUV, temos

1

Sabemos que y 0 = 0; = 3 m/s; a = 10 m/s2; Δt = 0, 5 s . Substituindo esses valores na equação, ficamos com: y = 3 . 0,5 + 5 . 0,52 → y = 1,5 + 1,25 y = 2,75 m

Resposta: C

 

RESUMO

Cinemática

DESLOCAMENTO, VELOCIDADE E ACELERAÇÃO Deslocamento escalar é a variação de posições de um corpo ao longo de uma trajetória (ΔS). A medida do deslocamento escalar é a diferença entre a posição final e a posição inicial de um corpo. Num movimento progressivo (no sentido adotado como positivo na trajetória), o deslocamento escalar é positivo. Num movimento retrógrado (no sentido inverso ao adotado como positivo na trajetória), o deslocamento escalar é negativo. Velocidade escalar média é a razão entre o deslocamento escalar e o intervalo de tempo gasto nesse deslocamento. Aceleração escalar média é a variação da velocidade do corpo em certo intervalo de tempo.

1

VETORES Grandezas vetoriais são aquelas nas quais a direção e o sentido são indicados por um vetor (velocidade, aceleração e força, por exemplo). Soma de vetores:

1

MRU Movimento retilíneo uniforme é aquele em que um corpo percorre uma trajetória retilínea, com velocidade constante. Em MRU, a posição num instante t é dada pela função horária da posição: S(t) = S0 + v . t. O gráfico do MRU é uma reta cujo coeficiente linear é a posição inicial do corpo e o coeficiente angular, sua velocidade.

MRUV Movimento retilíneo uniformemente variado é aquele em que o corpo segue uma trajetória retilínea com aceleração constante e diferente de zero. A função horária da posição é a equação que fornece a localização do corpo em MRUV em qualquer instante do movimento:

1

EQUAÇÃO DE TORRICELLI: 1 O gráfico da velocidade em função do tempo é uma reta cujo coeficiente linear é a velocidade inicial e o angular, a aceleração.

LANÇAMENTOS Queda livre é o movimento retilíneo uniformemente variado em que a resistência do ar é desprezada e a única aceleração é a da atração gravitacional (g = 9,8 m/s2 na superfície da Terra). Lançamento horizontal é o movimento em que o corpo é arremessado de uma altura H, com determinada velocidade inicial horizontal, e descreve um arco de parábola em direção ao solo. Na
componente horizontal, o corpo lançado descreve um MRU. Na vertical, um MRUV.

Dinâmica: Como cai na prova
Estudo
Dinâmica: Como cai na prova
1. (Unicamp 2014) O passeio completo no complexo do Pão de Açúcar inclui um trecho de bondinho de aproximadamente 540 m, da Praia Vermelha ao Morro da Urca, uma caminhada até a segunda estação no Morro da Urca, e um segundo trecho de bondinho de cerca de 720 m, do Morro da Urca ao Pão […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.