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Estradas da morte O Brasil ocupa a 4ª colocação na lista de países campeões em mortes por acidente de trânsito

O Brasil ocupa a 4ª colocação na lista dos países com o maior número de mortes por acidente de trânsito

Os dados são alarmantes: entre 1980 e 2013, cerca de 1 milhão de pessoas morreram em acidentes de trânsito no Brasil. É como se, em pouco mais de 30 anos, as ruas, avenidas e estradas brasileiras tivessem eliminado um terço da população do Kuwait. Segundo o Mapa da Violência de 2013, em 2010 o Brasil ocupava a quarta posição na lista dos países campeões em números absolutos de mortes por acidentes de trânsito.Isso representa uma taxa de 22 pessoas mortas a cada 100 mil habitantes. Em países desenvolvidos,essa proporção fica abaixo dos 10 a cada 100 mil.

O número de feridos também é alto: 170 mil,apenas em 2013. E entre as vítimas não estão apenas motoristas e passageiros de automóveis e caminhões. Levantamento feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS) mostra que pedestres, ciclistas e motociclistas representaram mais de 50% do total de vítimas em 2013. Os acidentes de trânsito não fazem apenas tirar a vida ou incapacitar crianças, jovens e adultos. Quase 80% das indenizações do Seguro DPVAT referem-se a invalidez permanente.

Contribui para a evolução das tristes estatísticas o crescimento da frota nacional. Em apenas dez anos, entre 2003 e 2013, o número de veículos em circulação no país subiu 130%. Contam, também,estradas mal conservadas e mal sinalizadas e a falta de educação dos condutores. De outro lado, especialistas consideram que os números poderiam ser maiores, não fosse a legislação mais rigorosa. Mas, depois de algum tempo, o relaxamento na fiscalização acaba por eliminar os efeitos benéficos dessas medidas. Exemplo disso é que, entre 1997 e 2000, imediatamente depois que o Código de Trânsito, com punições mais severas, entrou em vigor, houve um retrocesso no número de fatalidades. Mas, a partir de então,os números voltaram a subir.

Ironicamente, outro fator que segura o crescimento dos acidentes são os congestionamentos cada vez mais longos – em menores velocidades, as consequências de uma colisão são também menores.Por fim, os avanços da tecnologia na construção dos veículos, com airbags e parte da lataria fabricada em material deformável, ajudam a diminuir o impacto de um choque sobre os ocupantes do veículo. As colisões e suas consequências são fenômenos físicos que envolvem conceitos da mecânica, de força, trabalho e conservação de energia. Este é o tema deste capítulo.

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DESTRUIÇÃO NAS RUAS O Brasil é um dos países campeões em mortes no trânsito. E os números poderiam ser maiores, não fosse a tecnologia que torna os automóveis mais seguros em caso de choque
Estradas da morte O Brasil ocupa a 4ª colocação na lista de países campeões em mortes por acidente de trânsito
Estudo
Estradas da morte O Brasil ocupa a 4ª colocação na lista de países campeões em mortes por acidente de trânsito
O Brasil ocupa a 4ª colocação na lista dos países com o maior número de mortes por acidente de trânsito Os dados são alarmantes: entre 1980 e 2013, cerca de 1 milhão de pessoas morreram em acidentes de trânsito no Brasil. É como se, em pouco mais de 30 anos, as ruas, avenidas e estradas […]

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