Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês

Hidrosfera: Como cai na prova

1. (Uece 2014) Sobre o ciclo da água, é correto afirmar-se que
a) o ciclo, através das chuvas, contribui para aumentar a umidade do ar e dos solos, alimentar os lençóis de água subterrânea e o escoamento fluvial.
b) a infiltração da água tende a ser maior em terrenos impermeáveis e de rochas pouco porosas pertencentes ao embasamento cristalino.
c) a descarga fLuvial, ou débito de um rio, é sempre igual à pluviosidade total que incide sobre a região da bacia hidrográfica.
d) a evaporação e a evapotranspiração tendem a um decréscimo em regiões de baixas latitudes, aumentando, consideravelmente, nas regiões de altas latitudes.

2. (Espcex-Aman 2015) “Relatórios da ONU alertam que se o padrão de consumo não mudar, em 2025, 1,8 bilhão de pessoas estarão vivendo em regiões com absoluta escassez de água, e dois terços da população do mundo poderá estar vivendo sob condições de estresse hídrico.” redeglobo.globo.com/globoecologia/noticia/2013/05/mundoenfrenta.crise-de-agua-doce

Sobre os fatores relacionados à crise de abastecimento de água potável no mundo, podemos afirmar que:

I. embora a água doce disponível no mundo ultrapasse largamente as necessidades de consumo atuais, a crise da água é uma realidade no planeta.

II. em muitos países, as reservas de água subterrâneas renovam-se em velocidade menor que a retirada de água, provocando a secagem de poços e um efeito de subsidência (rebaixamento) bastante pronunciado em suas áreas urbanas, o que compromete a estrutura das construções e dos monumentos históricos.

III. a construção de barragens em rios compartilhados por diferentes países, viabilizando projetos de irrigação e beneficiando as atividades agrícolas, tem contribuído para a redução do estresse hídrico entre esses países.

IV. o Aquífero Guarani é uma importante reserva estratégica de recursos hídricos para o Centro- Sul do Brasil, a qual ainda não está sendo explorada, haja vista as abundantes chuvas que alimentam os rios, os quais, por si só, garantem o abastecimento da região mais dinâmica do País.

V. entre os diversos usos da água, o uso industrial é o que apresenta as maiores taxas de desperdício em termos globais.

Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão corretas:

a) I e II

b) II e III

c) II e IV

d) I, IV e V

e) II, III e V

3. (Enem 2014)

Screenshot_115

A preservação da sustentabilidade do recurso natural exposto pressupõe

a) impedir a perfuração de poços
b) coibir o uso pelo setor residencial.
c) substituir as leis ambientais vigentes.
d) reduzir o contingente populacional na área.
e) introduzir a gestão participativa entre os municípios.

RESPOSTAS

1. A alternativa A apresenta corretamente aspectos do ciclo da água: a evaporação, formação de nuvens e as chuvas tornam a atmosfera úmida, além de garantir a presença da água nos solos e nos rios (escoamento fluvial) e, por infiltração, nos lençóis freáticos (água subterrânea). Sobre as alternativas incorretas: em terrenos impermeáveis e com rochas pouco porosas (B), a infiltração é prejudicada e ocorre um aumento do escoamento superficial. A descarga fluvial (C) é menor do que a pluviosidade total, pois uma parte da água infiltra ou evapora ao longo do ciclo hidrológico. Em regiões de baixas latitudes (D), com temperaturas médias mais altas, a evaporação e a evapotranspiração são mais elevadas e, nas latitudes maiores (regiões mais afastadas da linha do Equador), as baixas temperaturas reduzem a evaporação e a evapotranspiração. Resposta: A

• SAIBA MAIS

GRANDES RESERVATÓRIOS DE ÁGUA MUNDO

Veja a seguir quais são as principais bacias hidrográficas do mundo:

Screenshot_112

1. Yukon
2. Mackenzie
3. Nelson
4. Mississipi
5. St. Lawrence
6. Amazônica 7.Paraná
8. Níger
9. Bacia do Lago Chade
10. Congo
11. Nilo
12. Zambezi
13. Volga
14. Ob
15. Yenisey
16. Lena
17. Kolyma
18. Amur
19. Ganges e Brahmaputra
20. Yangtze
21. Murray Darling
22. Huang He
23. Indo
24. Tigre e Eufrates 25. Danúbio
26. Orange

2. A afirmação I é correta e está relacionada à distribuição desigual da água no planeta e nas diversas regiões povoadas. Na afirmação II, um exemplo de rebaixamento do solo é o que ocorre na Cidade do México, localizada a mais de 2 mil metros de altitude, em região de clima temperado com uma estação seca (outono/inverno, de setembro a março), que complementa seu abastecimento hídrico com a exploração de águas subterrâneas. Os itens incorretos são:

III. A exploração de rios que atravessam o território de diferentes países, por meio da construção de barragens, por exemplo, tende a aumentar os conflitos pela água, como ocorre nas bacias dos rios Nilo (explorado principalmente por Egito, Sudão e Sudão do Sul) e Tigre/Eufrates (explorado por Síria e Iraque, principalmente).

IV. O Aquífero Guarani já é explorado para o abastecimento de água e para a irrigação agrícola em muitos municípios do Sudeste. Além disso, há registros da presença de poluentes nessas águas em função da deposição de lixo, ao uso de agrotóxicos e à falta de tratamento de esgotos.

V. A agricultura – e não a indústria – é o setor que mais consome água e também o que mais desperdiça, por meio de ineficientes sistemas de irrigação. Resposta: A

• SAIBA MAIS

Veja abaixo alguns dos principais aquíferos mundiais e suas características. O compartilhamento dessas fontes por vários países é motivo de disputa.

Screenshot_114 Screenshot_113

3. O Aquífero Alter do Chão perpassa os limites territoriais de dezenas de municípios, distribuídos nos estados de Amazonas, Pará e Amapá. A gestão racional e compartilhada das águas do Alter do Chão é a melhor forma de preservar de forma sustentável este recurso. O uso sustentável é, sim, possível por meio da perfuração de poços, e a legislação ambiental brasileira regulamenta esse tipo de exploração (o que invalida as alternativas A, B e C). A redução do contingente populacional da área (alternativa D) é improcedente, pois se trata de uma região de baixa densidade demográfica. Resposta: E

RESUMO

HIDROSFERA

É o conjunto de toda a água presente no planeta, que corresponde a cerca de 1,4 bilhão de quilômetros cúbicos e cobre mais de 70% da superfície do globo.

CICLO HIDROLÓGICO

É o processo pelo qual a água circula entre a superfície da Terra e a atmosfera. A energia solar provoca a evaporação da água, que passa para o estado gasoso e chega à atmosfera. Esse vapor de água se transforma em nuvem, que se condensa, dando origem às chuvas. As gotas de água atingem os continentes e são escoadas para rios, lagos e oceanos e também se infiltram no solo.

ÁGUA SALGADA

A água salgada representa 97,5% de toda a hidrosfera. Esse volume se divide em oceanos e mares. Os oceanos são grandes áreas de água salgada delimitadas pelos continentes. Os mares são blocos menores de água e são classificados conforme sua relação com os oceanos. Podem ser de três tipos: abertos, continentais e fechados.

ÁGUA DOCE

Apenas 2,5% de toda a hidrosfera corresponde a água doce. Desse total, quase 70% estão congeladas em geleiras ou calotas polares. O volume de água disponível para o consumo humano, presente em lençóis subterrâneos, lagos e rios, não chega a 1% da hidrosfera.

BACIAS HIDROGRÁFICAS DO BRASIL

O território brasileiro concentra mais de 12% da água doce superficial do planeta. O Brasil apresenta oito grandes regiões hidrográficas: Amazônica (a maior do mundo), dos rios Tocantins-Araguaia, do São Francisco, do Rio Parnaíba, do Rio Paraná, do Rio Paraguai, do Rio Uruguai e do Atlântico.

ESCASSEZ DE ÁGUA

A distribuição de água no planeta é irregular, com regiões onde há abundância (como a Amazônia) e outras que sofrem com a escassez (como trechos da África). Cerca de 2,4 bilhões de pessoas não têm acesso à água limpa. Isso se deve principalmente ao mau gerenciamento das fontes naturais, como a ocupação ilegal dos mananciais. Além disso, há uma superexploração das reservas hídricas. Somente a agricultura consome 69% da água doce disponível – a indústria absorve 21% e o uso doméstico representa 10%.

ESCASSEZ DE ÁGUA NO BRASIL

A água por aqui é abundante, mas mal distribuída. O Nordeste tem 28% da população, mas apenas 3% da água disponível. Atualmente, as regiões Nordeste e Sudeste enfrentam grave escassez hídrica em função da falta de chuva e da má gestão das fontes de água.

POLUIÇÃO DAS ÁGUAS

Os rios e lagos são ameaçados pelo lançamento de dejetos industriais e agrícolas, esgoto doméstico e resíduos sólidos. Cerca de um terço da população mundial não dispõe de água suficiente para o saneamento básico.

Hidrosfera: Como cai na prova
Estudo
Hidrosfera: Como cai na prova
1. (Uece 2014) Sobre o ciclo da água, é correto afirmar-se que a) o ciclo, através das chuvas, contribui para aumentar a umidade do ar e dos solos, alimentar os lençóis de água subterrânea e o escoamento fluvial. b) a infiltração da água tende a ser maior em terrenos impermeáveis e de rochas pouco porosas […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.