Internacional – Estados Unidos: o raio x da potência
Pujança econômica, poder militar e uma vasta e heterogênea população colocam os EUA na liderança global
Pujança econômica, poder militar e uma vasta e heterogênea população colocam os EUA na liderança global
No começo eram apenas 13 colônias que se livraram do domínio britânico e conquistaram a independência em 1783. Durante o século XIX, expandiram-se para o Oeste, até alcançar o Pacífico. E no século XX consolidaram-se como a maior potência mundial. Os Estados Unidos (EUA) que adentram no século XXI agora precisam lidar com desafios proporcionais ao seu poder.
Com uma população tão vasta quanto heterogênea, os EUA foram formados por imigrantes que, ao longo dos anos, contribuíram com a cultura, a ciência, os esportes e a economia, ajudando a formar a identidade norte-americana.
A economia, que gera quase um quarto de toda a riqueza mundial, atualmente enfrenta um período de transição no qual diminuem os empregos industriais e aumentam as vagas no setor de serviços, que oferecem salários mais baixos. Mas o país dispõe de uma configuração geográfica privilegiada, que lhe permite desenvolver diversas atividades agropecuárias e de exploração mineral, além de abrigar modernos centros urbanos.
Todo esse poder interno extrapola suas fronteiras e faz dos EUA a maior potência militar e econômica, capaz de atrair aliados em todas as partes do planeta e influenciar as principais decisões mundiais.




