México: Relação estreita e complexa com os EUA
Dono de uma história rica e forte tradição cultural, o país cultiva relações estreitas com os estados unidos
Segunda maior economia da América Latina, superada apenas pelo Brasil, e localizado ao sul da América do Norte, o México cultivou desde cedo uma relação muito próxima com os Estados Unidos (EUA). Logo na sequência da independência mexicana, em 1821, as duas nações travaram uma guerra pela disputa de territórios. Derrotado, o México viu várias de suas províncias serem anexadas pelos EUA.
Em 1994, a economia mexicana ganhou forte impulso com a criação do Acordo de Livre-Comércio da América do Norte (Nafta), bloco econômico reunindo EUA, Canadá e México. O comércio entre os países se intensificou e hoje 81% das exportações mexicanas destinam-se
aos norte-americanos. A eleição de Donald Trump para a Presidência dos EUA, contudo, levou preocupação aos mexicanos. Trump quer rever a participação dos EUA no Nafta, e uma possível retirada norte-americana poderia levar ao desmonte do bloco.
Além disso, a proposta de construir um muro na fronteira com o México vem abalando as relações bilaterais.
Outro grande desafio do país é conter a escalada da violência associada aos cartéis do narcotráfico. Os confrontos ocorrem principalmente na região norte, na fronteira com os EUA, o principal mercado consumidor.
