Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês

Matéria e Energia: As consequências do petróleo muito barato

 A queda no preço do barril tem efeitos econômicos tanto para empresas como para países

Os efeitos do petróleo muito barato

A queda no preço do barril traz consequências econômicas que afetam empresas petrolíferas e a balança comercial dos países

O petróleo responde por quase um terço das fontes de energia de todo o planeta. E, desde 2014, o preço do barril despencou para praticamente um terço do valor de 2013, de 100 dólares para menos de 30 dólares. A notícia não é exatamente boa, porque desequilibra as forças no comércio internacional e afeta as empresas petrolíferas e, com elas, a balança comercial de diversos países, inclusive a do Brasil.

Um dos fatores para esse barateamento é a extração de outros tipos de combustível fóssil, como o gás e o óleo de xisto. Xisto é o nome informal deu ma camada rochosa que guarda bolsões de óleo e gás. A extração desse combustível depende de tecnologia específica. Os Estados Unidos desenvolveram essa tecnologia e, com isso, tornaram-se o maior produtor de óleo do mundo em 2014. Com o gás e o óleo de xisto, os norte-americanos abriram mão de boa parte das importações de petróleo das quais dependiam até então. Consequência: sobra petróleo no mercado.

A fraca atividade econômica global, no interminável rescaldo da crise econômica de 2008, também reduz o consumo de petróleo pelas indústrias,que desaceleram a produção. De novo,sobra petróleo. E, por fim, contribui para o desequilíbrio entre oferta e demanda de óleo uma guerra de preços promovida pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), que reúne os maiores produtores do planeta, responsáveis pelo fornecimento de 40% de todo o petróleo comercializado no mundo. Mesmo com os preços baixos, a Opep não reduziu a oferta. Com isso,os preços continuam baixos e isso compromete a rentabilidade dos investimentos em qualquer outro método de produção.

No Brasil, a queda no preço do petróleo atinge diretamente a balança comercial. Mesmo aumentando o volume de petróleo exportado, o baixo valor dessa matéria-prima rende pouco.O barateamento do petróleo atinge também os planos de investimentos no pré-sal – depósitos de petróleo e gás em camadas rochosas muito profundas.Especialistas afirmam que o preço mínimo do barril, para que os investimentos no pré-sal valham a pena, é de 45 dólares. Abaixo disso,a Petrobras é obrigada a rever as projeções de investimentos.

Combustíveis geram energia quando sofrem reações químicas. Neste capítulo você vê a relação entre reação química e energia.

1

DEPENDE DO PREÇO Investimentos na exploração das reservas de petróleo do pré-sal, realizadas em plataformas como esta, na Bacia de Campos, podem ser freados pelo baixo valor do petróleo no mercado internacional
Matéria e Energia: As consequências do petróleo muito barato
Estudo
Matéria e Energia: As consequências do petróleo muito barato
 A queda no preço do barril tem efeitos econômicos tanto para empresas como para países Os efeitos do petróleo muito barato A queda no preço do barril traz consequências econômicas que afetam empresas petrolíferas e a balança comercial dos países O petróleo responde por quase um terço das fontes de energia de todo o planeta. […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.