Português: Raio-X
DECIFRE OS ENUNCIADOS E VEJA AS CARACTERÍSTICAS TÍPICAS DAS QUESTÕES QUE CAEM NAS PROVAS
PEFGV DIREITO 2016
Examine a seguinte mensagem publicitária[1] de uma empresa do ramo de construção civil:
a) Tanto a frase quanto a imagem que compõem essa propaganda estão divididas, visualmente, em duas partes[2]. Explique resumidamente a relação de sentido[3] que existe entre imagem e frase, em cada uma das duas partes.
b) Identifique algum recurso expressivo, sintático ou semântico, presente na frase do anúncio.
[1] É comum o Enem e os demais vestibulares pedirem em suas provas pelo menos uma questão que envolva a leitura de imagem (fotografia, ilustração, charge, tirinha etc.) e a relação de sentido que ela estabelece com o texto que a acompanha.
[2] Aqui temos um anúncio publicitário, que funde numa mesma imagem um desenho e uma fotografia.
[3] Note que a própria questão chama a atenção para as “duas partes” do anúncio (as duas imagens e os dois tipos de letra)
DICAS PARA A RESOLUÇÃO
Veja o desenho: ele mostra um viaduto projeta- do com leveza – as curvas e as colunas vazadas indicam o cuidado na elaboração do projeto.
Olhe novamente para o anúncio e observe a sobreposição de imagens, formando uma unidade. É possível notar que há uma fotografa do projeto (que representa a realidade) junto com o seu desenho. Isso revela que o projeto foi concluído com eficácia e da forma como foi anteriormente planejado. A fusão das imagens também pode ser entendida como um sonho realizado, como algo que se concretizou.
Agora preste atenção no slogan da campanha, registrado em letra manuscrita na parte do de- senho, representando o projeto, e em letra tipográfica sobre a fotografa, reforçando a ideia da realidade que “saiu do papel”. Assim, a frase e a imagem se completam na ideia de mostrar a eficiência da empresa de construção civil.
A segunda parte da questão é dedicada à aná- lise da frase. Observe que o jogo de imagem proposto entre a fotografa e o desenho ganha contornos linguísticos também. A repetição das palavras “papel” e “projeto” revelam ao mesmo tempo polissemia (muitos sentidos) e mudança morfossintática (as palavras desempenham funções diferentes em cada parte da frase).
N a primeira oração, “papel” desempenha a função de sujeito e indica trabalho. Na segunda oração, papel relaciona-se com a palavra projeto e desempenha a função de adjunto adverbial.
C om a palavra projeto, ocorre o mesmo. Na primeira oração, o sentido é de sonho. É importante perceber que ela aparece no final, local destinado aos termos acessórios, como o adjunto adverbial. Já na segunda oração, projeto foi empregado no sentido de plano ou planejamento e logo após um verbo transitivo direto (tirar) o que nos faz perceber que sua função é a de objeto direto.
INSPER 2013
Poema de Sete Faces
Quando nasci um anjo torto
desses que vive na sombra disse:
Vai, Carlos! Ser gauche na vida.
As casas espiam os homens
Que correm atrás de mulheres.
A tarde talvez fosse azul
Não houvesse tantos desejos.
O bonde passa cheio de pernas:
Pernas brancas pretas amarelas.
Para que
tanta perna, meu Deus,
pergunta meu coração.
Porém meus olhos
não perguntam nada.
O homem atrás do bigode
é sério, simples e forte.
Quase não conversa.
Tem poucos, raros amigos
o homem atrás dos óculos e do bigode.
Meu Deus, por que me abandonaste
se sabias que eu não era Deus
se sabias que eu era fraco.
Mundo mundo vasto mundo,
se eu me chamasse Raimundo
seria uma rima, não seria uma solução.
Mundo mundo vasto mundo,
mais vasto é meu coração.
Eu não devia te dizer
mas essa lua
mas esse conhaque
botam a gente comovido como o diabo.
Carlos Drummond de Andrade
A respeito do jogo intertextual[1] estabelecido entre a tirinha e o poema, considere estas afirmações:
I. O s três primeiros quadrinhos ilustram o conteúdo expresso nos versos da segunda estrofe[2] do poema de Drummond.
II. C omo a tirinha faz uma citação do poema, é possível caracterizá-la como pertencente ao mesmo gênero do texto de Drummond.
III. O silêncio da personagem, presente no último quadrinho da tira, ilustra o conteúdo expresso na última estrofe do poema.
Está(ão) correta(s):
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas I e II.
d) Apenas III.
e) Apenas I e III.
[1] A questão sinaliza para a relação intertextual – ou seja – como um texto pode dialogar com outro. No caso, uma tirinha e um poema. Quando há relação entre textos, devemos ficar atentos, por exemplo, se há apropriação da ideia e/ou da forma e se há alteração do sentido (muitas vezes com vistas ao humor).
[2] Note que, apesar da terceira estrofe do poema ter sido utilizada na tirinha, a afirmação se refere à segunda estrofe.
DICAS PARA A RESOLUÇÃO
Observe que a tirinha utiliza a terceira estrofe do poema de Drummond. As sete faces do título correspondem às sete estrofes, cada uma delas mostrando uma face diferente do poeta. A questão pede a análise de três afirmações distintas para, depois, assinalar uma entre cinco alternativas. Portanto, é preciso avaliar cada uma das afirmações.
I) A primeira é correta, pois, de fato, os três primeiros quadrinhos, apesar de repetirem a terceira estrofe do poema, ilustram os versos da segunda estrofe. As ações do rato, por meio de um processo de personificação, representam os atos dos homens (Que correm atrás de mulheres.)
II) A segunda afirmação é incorreta, pois trata-se de dois gêneros textuais distintos – tirinha e poema – conforme o próprio enunciado havia informado. E não é pelo fato de um gênero textual fazer citação a outro que eles passam a pertencer ao mesmo gênero.
III) A terceira afirmação pede interpretação da imagem (último quadrinho) e do texto (última estrofe). Para isso, é preciso analisar toda a tirinha. A imagem do rato, ainda no segundo e terceiro quadrinhos, revela que a intenção dele era a de bisbilhotar as mulheres fazendo uso de sua posição privilegiada. A comparação do olhar do rato e das sensações que esse olhar sugere se opõe ao conteúdo da terceira estrofe (tanta perna, meu Deus, pergunta meu coração/Porém meus olhos/ não perguntam nada) que sugere incômodo e/ou angústia. No último quadrinho, o silêncio do rato com o olho machucado não revela comoção, mas sim o efeito da possí- vel agressão das mulheres que se sentiram incomodadas com os seus olhares. Dessa forma, não ilustra a comoção assinalada no último verso da canção. Portanto, a terceira afirmação também é falsa.
Como a única afirmação correta é a I, a alternativa correta é a A