Inglês: Dicas de conteúdo – Simple present
Saiba quando usar o simple present, um tempo verbal básico da língua inglesa
A língua inglesa tem, de modo geral, uma estrutura do tipo SVC, ou seja, sujeito, verbo e complementos. Nesse aspecto, ela é bem semelhante à língua portuguesa. Na frase “More than 900 young students arrive at Kent Gardens Elementary every morning”, podemos perceber essa estrutura: o sujeito (More than 900 young students), o verbo (arrive) e os complementos (at Kent Gardens Elementary every morning) que indicam o lugar e o tempo da ação verbal. Assim como acontece em português, verbos e substantivos são núcleos de sentido nas frases, o que reforça a importância de, no caso dos verbos, conhecer suas regras de uso e sua estruturação.
THE SIMPLE PRESENT
Em inglês, usamos o presente simples para:
» Indicar atividades ou ações rotineiras, cotidianas, bem como a frequência com que são desenvolvidas.
Ex.: I get up at 7 o’clock. (Eu levanto às 7 horas.)
I do sports twice a week. (Eu pratico esportes duas vezes por semana.)
» Apresentar informações factuais (informações pessoais, por exemplo).
Ex.: I am a high school student. (Eu sou aluno do Ensino Médio.)
I like comic books very much. (Eu gosto muito de histórias em quadrinhos.)
» Falar sobre horários e locais em que ações no futuro vão acontecer (em anúncios e tabelas com horários de funcionamento, por exemplo).
Ex.: The train leaves the station at quarter to nine tomorrow. (O trem parte da estação às quinze para as nove amanhã.)
A conjugação de verbos no presente simples depende do sujeito ao qual o verbo se relaciona. Na forma afirmativa, para os sujeitos representados pelos pronomes I, you, we, they, conjuga-se o verbo usando a forma do infinitivo, sem a partícula to. Para os sujeitos da terceira pessoa do singular (he, she, it), o verbo é acrescido de /s/, /ies/ou /es/, dependendo da terminação do verbo. Observe os exemplos:
I love my wife too!
My wife loves me!
Os verbos que terminam em “s”, “sh”, “ch”, “z”, “x” e “o” recebem /es/ (como em to toss, arremessar: he tosses). Os verbos que terminam em “y” precedido de consoante têm o “y” substituído por /ies/ (como em to cry, chorar: he cries). Já o verbo have é irregular no presente simples. A terceira pessoa do singular é has.
Nas formas negativa e interrogativa, usamos um verbo auxiliar (do not, does not, do, does) que antecede, no caso da forma negativa, o verbo principal, e, no caso da forma interrogativa, o sujeito da frase. Além disso, é importante lembrar que, nessas formas, o verbo principal da frase está sempre na forma do infinitivo sem a partícula to.
Para os pronomes I, you, we, they, usamos o verbo auxiliar do not para fazer a negação. No caso de he, she, it, usamos does not. Para formar perguntas, usamos o verbo auxiliar do para os pronomes I, you, we e they e does para os pronomes he, she e it. Observe os exemplos:
I don’t speak Mandarin. And you, do you speak a foreign language? (Eu não falo mandarim. E você? Você fala alguma língua estrangeira?)
My wife doesn’t understand me. Does your wife understand you, Henry? (Minha esposa não me entende. Sua esposa entende você, Henry?)
ESTUDANDO CONJUGAÇÃO
Observe a tabela e faça o exercício proposto.
A conjugação de “to speak” (falar)
Releia o texto Driverless automobiles e sublinhe os verbos que estão conjugados no presente simples. Você consegue compreender o sentido das frases em que eles se encontram?