Hidrosfera: Um problema global: A crise hídrica afeta 70% da população mundial
NÃO FOI PARA O BREJO Fazendeiro caminha com seu búfalo sobre o leito seco de um rio em Bibinagar, na Índia: 1 bilhão de pessoas no país enfrentam períodos de escassez de água pelo menos um mês por ano
Um problema global
Mais de 4,3 bilhões de pessoas no mundo vivem sob moderada ou severa falta de água um mês a cada ano –Índia e China concentram as maiores populações afetadas.
O problema é mais grave do que se pensava. Um estudo publicado na revista científica Science Advancesem março deste ano mostrou que cerca de 70% da população global, o equivalente a 4,3 bilhões de pessoas, sofre com a escassez de água em níveis severo ou moderado pelo menos um mês por ano. Os resultados do levantamento, que analisou dados coletados entre os anos de 1996 e 2005, são piores do que os indicados por estudos anteriores, que estimavam o contingente populacional impactado pelo problema entre 1,7 bilhão e 3,1 bilhões.
Segundo o estudo, o Iêmen, pequena nação localizada na Península Arábica, lidera a lista dos países mais afetados pela seca. Os iemenitas podem se ver sem água para prover suas necessidades básicas dentro de poucos anos. A falta do líquido também atinge grandes proporções na Índia e na China, onde 1 bilhão e 900 milhões de pessoas, respectivamente, são obrigadas a conviver com o problema. Nenhum país da América Latina figura na lista dos mais impactados.
Para o autor do estudo, o pesquisador holandês Arjen Hoekstra, a solução para a falta crônica de água não passa apenas por “reduzir o tempo no banho”, já que o consumo doméstico representa entre 1% e 4% do total. Segundo ele, a escassez hídrica requer que a agricultura e a pecuária, os dois maiores vilões da gastança, revejam suas práticas e adotem modelos sustentáveis de consumo de água.
Embora o Brasil não seja citado no estudo, o país não está salvo da escassez. Aqui, a falta de água está relacionada à dificuldade de acesso ao bem, em função da poluição dos rios e da distribuição desigual – as maiores reservas de água estão em locais pouco habitados, como a Amazônia. Além disso, há sérios problemas de gestão de recursos hídricos, como ficou evidenciado na recente crise que afetou o abastecimento em grandes metrópoles do Sudeste.
Essas perspectivas negativas sobre disponibilidade de água para a população mundial mobiliza as principais lideranças políticas e foi tema de discussão no Fórum Econômico Mundial em janeiro último. As autoridades classificaram a escassez hídrica como uma das maiores preocupações da humanidade nos próximos dez anos.
Nas páginas seguintes, você vai saber mais sobre a hidrosfera e entender a importância estratégica desse líquido tão precioso e vital.