Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

6 livros para presentear no Dia dos Namorados

E nada de só amor romântico não, viu? Separamos livros sobre amor-próprio, amor carnal, amor à literatura e mais

Por Luccas Diaz
12 jun 2024, 10h54
Casal apaixonado lendo na cama
O amor está no ar... e nas páginas também!  (Canva/Unsplash/Reprodução)
Continua após publicidade

12 de junho, Dia dos Namorados, e o romance está no ar! No ar e nas páginas dos livros também. O amor é o grande tema da ficção desde os primórdios da humanidade. É o tema mais frequente na literatura, mas também no teatro, no cinema, na música e… sejamos sinceros, nas melhores fofocas. Para celebrar isso, neste Dia dos Namorados, o GUIA DO ESTUDANTE te indica 6 livros para você presentear o seu amado.

E veja bem: você pode ser o seu próprio amado, viu? Solteiros também estão inclusos nessa seleção. Viva o amor – seja ele da forma que for!

1. “Marília de Dirceu”, de Tomás Antônio Gonzaga

Marília de Dirceu

Capa do livro "Marília de Dirceu"

Este livro cobrado na Fuvest 2025 é o apogeu de um crush emocionado. Você é do time que se apaixona e gosta de expressar todo o seu amor pela pessoa – até antes mesmo do próprio relacionamento? Tomás Antônio Gonzaga te endente! O poeta escreveu o livro para provar à Marília o seu amor. O próprio nome da obra lhe entrega: Dirceu é o pseudônimo do autor; “Marília de Dirceu” seria, assim, uma forma de dizer que a jovem era a sua Marília. Fofo, não é?

2. “Procura-se um namorado”, de Alexis Hall

Procura-se um namorado

Capa do livro "Procura-se um namorado"

Dia dos Namorados chegou e você se identificou com o título do livro? A obra do britânico Alexis Hall é um leve e divertido romance que remete aos tempos dos tabloides de fofoca e culto às celebridades que permearam o início dos anos 2000. No livro, acompanhamos a saga de Luc O’Donnell, filho de um rockstar decadente, que tem fama de garoto-problema na imprensa. Para limpar sua imagem, embarca em uma cruzada para encontrar o namorado perfeito. O que não imaginava é que sua melhor chance seria com o rival, Oliver Blackwood.

Continua após a publicidade

3. “Meus dias na livraria Morisaki”, de Satoshi Yagisawa

Meus dias na livraria Morisaki

Capa do livro "Meus dias na livraria Morisaki"

Amar é um risco: fato. Neste simpático romance coreano, Takako, uma jovem de 25 anos, descobre isso da pior maneira. O homem que dizia lhe amar para sempre a abandona do dia a para a noite. Desempregada e no precipício de uma profunda depressão, a jovem vai trabalhar na livraria do tio, um excêntrico viúvo que lhe concede um quartinho acima do estabelecimento. Na livraria, Takako vai descobrir o amor pelo recomeço, pela literatura… e, quem sabe, pelo jovem editor que a frequenta também.

4. “Morangos Mofados”, de Caio Fernando Abreu

Este é para quem está solteiro e a procura de amor – mesmo sem entender direito o que é esse sentimento. Na lista da Unicamp 2025, a obra clássica de Caio Fernando Abreu reúne contos que abordam temas como solidão, tesão, frustração e a fé em dias melhores. Homossexual assumido, o autor derrama pela obra as dores de ser um homem gay a procura de afeto e reciprocidade em meio à ditadura militar brasileira.

Continua após a publicidade

5. “O amor não é óbvio”, de Elayne Baeta

O amor não é óbvio

Capa do livro "O amor não é óbvio"

O amor não é óbvio e se manifesta de maneiras inesperadas. Enquanto todos na escola só pensam na festa de formatura e em perder a virgindade, Íris vê sua vida mudar com a notícia que Cadu Sena, sua paixão platônica, está solteiro. Determinada a entender por que a ex-namorada do rapaz, Édra, o deixou por outra garota, Íris embarca em uma investigação. A bordo de sua bicicleta amarela, ela não só descobre os segredos de Édra, mas também os seus charmes e encantos.

6. “Desamada: Um corpo à espera do amor”, de Midria

Desamada: Um corpo à espera do amor

Capa do livro "Desamada: Um corpo à espera do amor"

Qual é o contrário de amor? Esta obra de Midria, autora famosa pelas competições de poesia falada, é uma leitura para quem já viveu o “desamor”, a solidão, a sensação de ser a carne “mais barateada do mercado afetivo”. O livro aborda a ausência e o desejo não em tom de tristeza, mas em pulsão de vida. Uma autêntica representação da solidão da mulher negra.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

*A Editora Abril tem uma parceria com a Amazon e recebe uma porcentagem das vendas feitas por meio dos links indicados nesta página. A seleção de produtos segue critérios exclusivamente editoriais. O estoque disponível refere-se ao momento da publicação desta matéria.

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Compartilhe essa matéria via:

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade

6 livros para presentear no Dia dos Namorados
Repertório Cultural
6 livros para presentear no Dia dos Namorados
E nada de só amor romântico não, viu? Separamos livros sobre amor-próprio, amor carnal, amor à literatura e mais

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

Apenas R$ 5,99/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês*

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.