PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

“A Alma Encantadora das Ruas”: resumo da obra de João do Rio

Autor do começo do século 20 é conhecido por anotar a "história das minorias" em textos que misturam a crônica urbana e a reportagem

Por Redação do Guia do Estudante
Atualizado em 24 abr 2023, 16h35 - Publicado em 24 abr 2023, 16h35
Montagem de imagem de João do Rio sobre foto do Rio de Janeiro
João do Rio, autor de A Alma Encanadora das Ruas (Wikimmedia/Guia do Estudante/Reprodução)
Continua após publicidade

A herança que João Paulo Alberto Coelho Barreto, o João do Rio (1881-1921), deixou para a literatura brasileira está na maneira como usou a crônica urbana e a reportagem para registrar o Rio de Janeiro de seu tempo. No seu segundo livro, “A Alma Encantadora das Ruas (1908)”, o escritor mostrou-se o mais perfeito retratista das transformações pelas quais a então capital do país passava. A Paris-modelo estava muito distante da realidade pintada por João do Rio: a belle époque carioca tinha menos virtudes do que queriam os propagandistas. Jornalista que atuou em diversas editorias, do noticiário policial à cobertura dos eventos sociais, o autor reunia em si a experiência e o talento necessários para distinguir-se na história literária.

Descrever a vida carioca implicava não esconder os problemas da urbanização, como a miséria e a formação das favelas. Foi na conciliação do trabalho de repórter com a mão de escritor que João do Rio pôde fazer com que a crônica avançasse como gênero, e ele foi saudado como um de seus renovadores.

Veja o exemplo de “A Fome Negra”, um dos textos-reportagem do livro, sobre operários que trabalham com carvão e manganês: “Vivem quase nus. No máximo, uma calça em frangalhos e uma camisa-de-meia. Os seus conhecimentos reduzem-se à marreta, à pá, ao dinheiro; o dinheiro que a pá levanta para o bem-estar dos capitalistas poderosos […] esses pobres entes fizeram-me pensar num pesadelo de [W. G.] Wells, a realidade da História dos Tempos Futuros”.

O cruzamento do texto jornalístico com o literário não gerou prejuízo de nenhuma natureza; pelo contrário, o objetivo de reportar a realidade ficou engrandecido pelo tom emotivo. Em outro texto, “Visões d’Ópio”, é nos chineses fumadores de ópio que incide a investigação detalhista do escritor. Para alguns, ele fazia “a história das minorias”.

A cada texto do livro, João do Rio revela um domínio raro da descrição. No antológico “A Rua”, ele faz um belo e comovente tributo às ruas da sua cidade, como se elas fossem impregnadas de sentidos próprios, de uma vida particular:

Continua após a publicidade

“Oh! Sim, as ruas têm alma. Há ruas honestas, ruas ambíguas, ruas sinistras, ruas nobres, delicadas, trágicas, depravadas, puras, infames, ruas sem história, ruas tão velhas que bastam para contar a evolução de uma cidade inteira”. Aqui, o espírito do “flâneur literário”, daquele que anda a vagar pela cidade, domina magistralmente a crônica. Esse andarilho prestará atenção nos personagens do centro, nos profissionais de todo tipo, naqueles que saltavam aos seus olhos atentos.

João do Rio nasceu e morreu no Rio de Janeiro. Sobre ele, o escritor Ronald de Carvalho (1893-1935) chegou a afirmar: “Na obra de João do Rio há um perfume capitoso de sensualismo e decadência, um pouco de orientalismo esquisito e preciso, há mesmo riqueza e, por vezes, exuberância”.

Obras do autor:

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

 

Esse texto faz parte do especial “100 Livros Essenciais da Literatura Brasileira”, publicado em 2009 pela revista Bravo!

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade

“A Alma Encantadora das Ruas”: resumo da obra de João do Rio
Repertório Cultural
“A Alma Encantadora das Ruas”: resumo da obra de João do Rio
Autor do começo do século 20 é conhecido por anotar a "história das minorias" em textos que misturam a crônica urbana e a reportagem

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

Apenas R$ 5,99/mês*

BLACK
FRIDAY
Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.