Ano do Coelho: por que o Ano Novo chinês tem duas datas?
Neste domingo (22), os chineses comemoram a passagem para o ano do Coelho, seguindo o calendário lunar
Você sabia que o Ano Novo chinês tem duas datas? Diferente do Brasil, que utiliza exclusivamente o calendário gregoriano, a China utiliza a Lua e o Sol como parâmetro, considerando dois calendários ao invés de só um. Em 2023, pelo calendário lunar, o Ano Novo chinês começa no dia 22 de janeiro, no calendário gregoriano, marcando a passagem para o Ano do Coelho.
O GUIA DO ESTUDANTE te explica como funciona cada calendário e a influência deles na realidade chinesa.
Calendário Lunar
De acordo com o calendário gregoriano, usado em países do Ocidente como o Brasil, um ano é o tempo que a Terra leva para dar uma volta completa ao redor do sol – cerca de 365 dias. O calendário lunar funciona diferente: tem como base os 12 ciclos da Lua, que somam, ao final, cerca de 354 dias.
O ano na China também tem 12 meses, mas não é sincronizado com o tempo das estações, que são baseadas no período de rotação da Terra ao redor do Sol. Por isso, a cada três anos na China, é acrescido o 13º mês e esses anos são considerados como bissextos.
A data do Ano Novo chinês não é fixa como no Brasil, que acontece a cada 365 dias. Com o calendário lunar, o que marca o Ano Novo é a primeira Lua Nova após o solstício de inverno. Geralmente, fica entre os dias 20 de janeiro e 18 de fevereiro. Em 2022, aconteceu no dia 1 de fevereiro, por exemplo.
Ano Novo chinês
Vale ressaltar que os chineses também seguem o calendário gregoriano para fins civis e comerciais. O calendário chinês, que tem como parâmetro a Lua, é mais utilizado para as tradições e comemorações locais. É o caso do Festival da Primavera, comemorado durante a passagem do novo ano lunar. Considerado o feriado mais importante na China, tem duração de cerca de duas semanas, iniciando na véspera do Ano Novo Chinês e chegando ao fim no 15º dia do ano.
Marcado por muitas luzes e decorações na cor vermelha, as comemorações do Ano Novo chinês incluem fogos de artifício, as danças do dragão e do leão e homenagem a antepassados.
Outra tradição muito importante na virada de ano na China são os jantares em família. Na data, milhões de pessoas aproveitam a oportunidade para viajar e se reunir com seus familiares – ou ao menos costumava ser assim antes da pandemia. A Covid-19 impactou profundamente as comemorações do Ano Novo Chinês nos últimos dois anos e, apesar da taxa de vacinação superior a 85% na China, em 2022 não foi tão diferente. As festas tiveram que ser reduzidas diante da alta transmissão da variante Ômicron e das fortes restrições chinesas com sua política “Covid zero”.
Calendário solar
Enquanto o lunar define as celebrações locais, o calendário solar é usado como referência na Astrologia Oriental Chinesa. De acordo com o horóscopo chinês, há um ciclo de 12 anos específico que é representado por 12 animais: o rato, o boi, o tigre, a lebre, o dragão, a serpente, o cavalo, o carneiro, o macaco, o galo, o cachorro e o porco.
A origem dessa divisão vem de uma lenda antiga oriunda do budismo. Na ocasião, Buda convidou os animais para uma festa e somente esses 12 teriam aparecido. Para homenageá-los, os anos passaram a ser conhecidos pela ordem de chegada de cada um deles.
Além disso, proveniente da Medicina Tradicional Chinesa, a cada ano com cada animal há a correspondência de um dos 5 elementos (Madeira, o Fogo, a Terra, o Metal e a Água).
Nesse caso, a passagem do novo ano é mais definida, acontecendo, regularmente, entre os dias 3 e 5 de fevereiro. Em 2023, ela ficou para este domingo (22), que marca o início do Ano do Coelho. Segundo o zodíaco chinês, as pessoas nascidas no ano do coelho são sentimentais, bem sucedidas nos negócios, mas também superficiais. Também gostam de estar perto de pessoas acolhedoras e amorosas.
Para os estudantes, acoselhamos que aproveitem esse movimento de ação e calmaria para colocar as tarefas em dia. Mas também alertamos que é necessário ter a consciência do seu próprio limite e equilibrar as responsabilidades com momentos de lazer e descanso. Combinado?
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.