PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Camões, Shakespeare e Ferreira Gullar são tema de nova série documental

Os três episódios da série "Documentários" mergulham na história e na obra dos três autores cânones

Por Redação do Guia do Estudante
30 dez 2022, 16h35
Cena da peça "Insônia", adaptação de duas obras shakespeariana.
Produção será exibida em janeiro no SescTV e também estará disponível online.  (SescTV/Divulgação)
Continua após publicidade

As literaturas portuguesa e inglesa são tema da série “Documentários” que será exibida em janeiro pelo SescTV.  Três grandes nomes de expressão nestes idiomas –  Luís de Camões (1524-1580), Ferreira Gullar (1930-2016) e William Shakespeare (1564-1616) – são os protagonistas da série documental.

Os episódios, gravados em diferentes momentos e dirigidos cada um por um artista, mergulham na história e na obra dos três autores cânones.

O canal tem exibição online e gratuita para todo o país e a série ficará disponível para streaming na plataforma do SescTV.

Luís de Camões: “8.816 Versos”

O ator português António Fonseca
O ator António Fonseca instituiu um desafio a si mesmo: declamar os 8.816 versos de “Os Lusíadas”. (SescTV/Divulgação)

O primeiro episódio, “8.816 Versos”, estreia dia 7 de janeiro. Produção original de 2013, com direção de Sofia Marques, é o registro de um desafio proposto pelo ator António Fonseca a si mesmo: decorar e declamar integralmente os 8.816 versos de “Os Lusíadas”.

Durante mais de um ano Sofia acompanhou e documentou todo o processo, desde os momentos solitários de fixação do texto pelo ator, passando pela preparação do “Canto X” com a população local, até a apresentação integral da obra em 9 de junho de 2012, em Guimarães, ano em que a cidade-berço da nação portuguesa foi Capital Europeia da Cultura e em que se celebraram os 440 anos da primeira edição deste clássico da literatura universal.

Continua após a publicidade

Ferriera Gullar: “Arqueologia do Poeta”

O autor maranhense Ferreira Gullar
Ferreira Gullar foi um dos maiores nomes da literatura brasileira, considerada o fundador do neoconcretismo. (SescTV/Divulgação)

Na semana seguinte, é a vez de “Ferreira Gullar: Arqueologia do Poeta”. Dirigido por Silvio Tendler, o documentário traz um novo olhar sobre a vida e a obra deste que é considerado um dos escritores mais importantes da literatura. Artista de múltiplos talentos, Gullar publicou poemas, crônicas, críticas, participou da reforma gráfica do “Jornal do Brasil” e foi um atento observador da política brasileira.

Por meio de sua vasta obra, o espectador pode conhecer e compreender melhor o universo de José Ribamar Ferreira (nome de batismo do autor maranhense), da infância até a sua morte, em dezembro de 2016.

O documentário aborda os turbulentos anos da história recente brasileira e latina, suas memórias em São Luís, a ida para o Rio de Janeiro, a clandestinidade na ditadura brasileira, o exílio em Moscou, Lima, Santiago e Buenos Aires, a doença dos filhos, a resistência poética contra o fascismo, o dia a dia das revoluções e as lutas pela redemocratização, assim como seus amores e dores.

Continua após a publicidade

William Shakespeare: “Insônia – Titus Macbeth”

Cena da peça
A peça funda duas das mais famosas tragédias de Shakespeare, “Macbeth” e “Titus Andronicus”. (SescTV/Divulgação)

O ciclo de janeiro se encerra no dia 20 com o terceiro episódio, “Insônia – Titus Macbeth”, produção de 2021 dirigida por André Guerreiro. O espetáculo gravado funde duas das mais fascinantes tragédias de Shakespeare, “Macbeth” e “Titus Andronicus”, em um encontro dramatúrgico entre cinema e teatro.

Manipulando forças sobrenaturais, Lady Macbeth conduz o público por uma trama de assassinato, ambição e loucura, enquanto Titus inicia seu circo de vingança e violência desenfreadas. Neste episódio, chama a atenção o movimento das câmeras, que, ao circularem livremente entre os atores, geram no espectador a sensação de estar no palco ao lado dos personagens. A trilha sonora binaural completa a experiência, criando efeitos sonoros tridimensionais, com sons e vozes que parecem vir de todas as direções.

Série “Documentários”

Direção: Sofia Marques, Silvio Tendler e André Guerreiro

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Classificação: livre

Datas: 7, 14 e 20 de janeiro, às 22h

Onde: SescTV (canal aberto em São Paulo) e no site para todo o Brasil

Compartilhe essa matéria via:

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade

Camões, Shakespeare e Ferreira Gullar são tema de nova série documental
Repertório Cultural
Camões, Shakespeare e Ferreira Gullar são tema de nova série documental
Os três episódios da série "Documentários" mergulham na história e na obra dos três autores cânones

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

Apenas R$ 5,99/mês*

BLACK
FRIDAY
Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.