Centenário Paulo Freire: ocupação do Itaú Cultural homenageia o educador
A exposição começou no sábado (18) e disponibiliza conteúdo extra sobre o filósofo em seu site
Neste sábado (18), começa a Ocupação Paulo Freire em homenagem ao centenário do filósofo, escritor e Patrono da Educação Brasileira, no Itaú Cultural. A exposição presencial vai até o dia 5 de dezembro. A programação conta com um site repleto de conteúdos e informações adicionais aos encontrados no espaço físico, além de uma publicação impressa e digital.
Confira a programação completa aqui
A exposição, com a curadoria feita pelos Núcleos de Audiovisual e Literatura e de Educação e Relacionamento e com expografia assinada por Thereza Faria, mostra a trajetória de Paulo Freire, desde o nascimento, em 1921. Acompanha o desenvolvimento do seu método de alfabetização, implantado em Angicos (RN) e que depois ganhou dimensão internacional. Conta a história nos diferentes países onde viveu, o exílio forçado pelo período da ditadura militar, e também seu retorno e atuação no Brasil, onde faleceu em 1997.
Paulo Freire
Formado em direito, Paulo Freire optou por se dedicar ao magistério. No final dos anos 1940 até início dos anos 1960, tomou contato com a realidade de camponeses e operários pernambucanos e se envolveu em projetos de educação popular. Essas experiências foram decisivas para formar a essência de suas ideias e formatar o seu método. Freire teve suas obras traduzidas para mais de 20 idiomas. O educador completaria 100 anos em 2021.
Para saber mais:
+ Quem foi Paulo Freire e por que ele é tão amado e odiado
+ Paulo Freire: afinal, o que pregava o patrono da educação brasileira?
+ Como deveria ser a escola, segundo Paulo Freire
Serviço
Ocupação Paulo Freire
Terça-feira a domingo: 11h às 19h
Entrada gratuita e livre para todos os públicos
Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, São Paulo, SP – próximo à estação Brigadeiro do metrô
Piso Multiúso
Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país