Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Como “Vida de Inseto” explica a luta de classes de Karl Marx

Animação da Pixar explica conceitos marxistas como os meios de produção e a luta de classes

Por Ludimila Ferreira
Atualizado em 17 jun 2024, 15h48 - Publicado em 15 jun 2024, 19h00

Entender pensadores como Immanuel Kant ou Thomas Hobbes não precisa ser uma tarefa difícil. Muitas vezes, filmes e livros ficcionais nos ajudam a compreender conceitos filosóficos, sociológicos e até políticos. A animação “Vida de Inseto”, lançada em 1998 pela Pixar, é exemplo disso. Ela conta a história de um formigueiro que vende a sua força de trabalho, na colheita de alimento, em troca da proteção dada pelos gafanhotos. Parece familiar? Certamente Karl Marx, o ‘pai do comunismo’, teria muito a dizer sobre o filme.

Entenda como “Vida de Inseto” se relaciona com a teoria marxista e maneiras de usar a animação como repertório cultural na próxima redação.

+ Como “Avatar: o último mestre do ar” ajuda a entender o colonialismo

Vida de Inseto

A animação “Vida de Inseto” acompanha a vida em um formigueiro que coleta comida não só para si, mas para os gafanhotos. O acordo entre as espécies é de que os gafanhotos irão proteger a colônia de outros predadores, desde que as formigas os alimentem todos os anos.

Após um acidente próximo ao último dia da colheita, que faz quase toda a comida cair de um penhasco, Flik, a formiga questionadora que causou o desastre, é enviado para buscar ajuda, e parte em uma aventura na ‘cidade grande’.

Flik encontra insetos de circo e os confunde com guerreiros, levando toda a trupe para o formigueiro a fim de lutar contra a dominação dos gafanhotos. O plano inicial dá errado, mas após uma chuva torrencial que faz com que todos fujam, a colônia percebe que estão em maior número e que, se unindo contra seus abusadores, não precisariam mais de sua proteção.

Continua após a publicidade

+ 4 filmes indicados por uma professora de História

Formigas, uni-vos

Karl Marx defendia que o proletariado, ou seja, os trabalhadores, deveriam tomar os meios de produção e o Estado (para mais tarde acabar com ele). Isso levaria ao fim de estruturas que existem no capitalismo e que mantêm a burguesia no poder – como o sistema jurídico burguês, a economia baseada na propriedade privada, a mídia burguesa e a religião.

Além disso, a teoria marxista reflete sobre a condição dos trabalhadores no capitalismo: por não deterem os meios de produção (ou seja, não serem os proprietários das indústrias) precisam vender sua força de trabalho para garantir o próprio sustento. O que muitos não se dão conta, no entanto, é que os donos também dependem dos trabalhadores para manter essas engrenagens funcionando. E é isso que as formigas percebem no final de “Vida de Inseto”.

Guardadas as diferenças, na animação é como se os gafanhotos representassem a burguesia, e as formigas o proletariado. Elas trocam sua força de trabalho por um tipo de pagamento: proteção. Mas, com isso, vivem sob condições exaustivas, e não sobra tempo para mais nada além de trabalhar.

Ao se darem conta de que são mais numerosas, e com isso mais fortes, as formigas se unem para destituir os gafanhotos e finalmente tomar as rédeas de suas vidas.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Dentro da teoria marxista, o formigueiro promoveu uma revolução socialista, com a classe trabalhadora derrubando a burguesia. Formigas, uni-vos!

+ O que é capitalismo? Conheça sua origem e fases

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Compartilhe essa matéria via:

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade
Como “Vida de Inseto” explica a luta de classes de Karl Marx
Repertório Cultural
Como “Vida de Inseto” explica a luta de classes de Karl Marx
Animação da Pixar explica conceitos marxistas como os meios de produção e a luta de classes

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.