Assine com até 65% de desconto

Disney+ esquenta disputa de streaming; veja o ideal para estudantes

GUIA mostra os pontos fontes de cada plataforma na hora de estudar

Por Luccas Diaz Atualizado em 18 nov 2020, 10h31 - Publicado em 17 nov 2020, 17h59

Chega nesta terça-feira (17) ao Brasil a mais nova plataforma de streaming que tem dado o que falar no mundo todo. O Disney+ será o novo lar exclusivo de todos os filmes, séries, programas e animações que pertencerem ao grupo Walt Disney. O selo abrange os filmes e seriados dos estúdios Marvel, a franquia Star Wars, os filmes Disney/Pixar e as produções do canal National Geographic.

A chegada do Disney+ aumenta a família de plataformas de streaming disponíveis no Brasil e se junta às internacionais Netflix, Prime Video, HBO GO e às nacionais Globoplay, Looke, Telecine Play, entre outras. O sucesso dessas ferramentas em solo nacional não é uma tendência passageira: os números indicam que há uma crescente preferência pelos streamings no lugar dos pacotes de canais fechados na televisão.

E se engana quem pensa que o estudante não tem nada a ver com isso! A riqueza de conteúdo dessas plataformas pode ser uma boa tanto para dar aquela relaxada nos fins de semana, quanto para aumentar o repertório cultural e relacionar os conteúdos aprendidos em aula. Mas com tantos serviços e tantas produções para assistir (e tantos boletos para pagar!), fica até difícil se situar. O GUIA preparou uma colinha para te ajudar a decidir qual streaming é parceiro dos estudantes.

NETFLIX

The Queen's Gambit
Série O Gambito da Rainha, sobre uma campeã de xadrez. Netflix/Divulgação

A mais famosa das plataformas de streaming, a Netflix ainda é a referência quando se fala nesse tipo de serviço. A plataforma chegou por aqui em 2011 e é a que tem o maior catálogo disponível hoje no Brasil – principalmente por sua grande quantidade de conteúdos originais. A Netflix é o streaming ideal para o estudante que quer o melhor dos dois mundos. A variedade das produções disponíveis permite assistir a conteúdos que abordem pautas sociais e temas discutidos em sala de aula, como as séries documentais Explicando, História: Direto ao Assunto, Mundo Mistério e Nosso Planeta. Mas também produções que servem mais para relaxar e desestressar no fim de semana, sem, entretanto, deixar de refletir sobre assuntos importantes, como Sex Education, Olhos que Condenam, Atypical, The Crown e Coisa Mais Linda.

✅  Prós: maior catálogo disponível no Brasil; conteúdos originais; novidades semanais;

❌ Contras: a variedade de conteúdo disponível para o usuário é limitada à região onde você vive; as novidades semanais são focadas nas produções originais;

💘 Ideal: para quem gosta de sempre estar começando uma série nova; ter (muita) opção de escolha; documentários; reality shows.

 

GLOBOPLAY

As Five
Série original As Five, spin-off da novela Malhação: Viva a Diferença. Globoplay/Divulgação

O Globoplay é a plataforma de streaming lar dos conteúdos da Rede Globo. Por lá, você encontra os programas, novelas e jornais do canal, além de uma seleção de filmes, seriados e documentários nacionais e internacionais. Uma das principais vantagens do Globoplay é a presença dos programas jornalísticos da emissora; assisti-los é uma boa forma de se manter atualizado ou se aprofundar em assuntos para o vestibular. Os programas Conversa com Bial, Globo Repórter, Profissão Repórter e Arquivo N são bons exemplos. Além disso, o catálogo do serviço tem crescido bastante e já vale a pena assinar a plataforma pelos filmes e séries disponíveis, sobretudo se você curte produções mais conhecidas.

✅  Prós: conteúdo jornalístico; conteúdo nacional; possibilidade de conteúdos que agradem a família toda

❌ Contras: catálogo de filmes e seriados internacionais ainda menor em comparação com outras plataformas

💘 Ideal: para quem gosta de conteúdos nacionais; programas jornalísticos de atualidades; séries populares, como Grey’s Anatomy e The Vampire Diaries.

 

PRIME VIDEO

The Boys
Série original The Boys imagina como se portariam os super heróis na vida real. Prime Video/Divulgação

O Prime Video é o serviço de streaming da Amazon. O catálogo é bem interessante para quem foge um pouco dos filmes mais óbvios e conhecidos, e a sensação que se tem é de que há uma preocupação maior que a da Netflix na curadoria. As produções originais são um atrativo do serviço, produções premiadas como The Marvelous Mrs. Maisel e Fleabag apresentam premissas que refletem o papel da mulher na sociedade: a primeira nos anos 50, e a segunda nos dias de hoje. Um ponto bônus do Prime Video é a opção de assinar pacotes extras dentro da plataforma; destaque para o pacote do StarzPlay ,que tem produções históricas incríveis para dar aquele gás nas aulas de História, como The Great, sobre a imperatriz russa Catarina, a Grande, e The Spanish Princess, sobre Catarina de Aragão, princesa da Espanha.

✅  Prós: opções de filmes e seriados que vão além das mais conhecidas; ótimo custo-benefício;

❌ Contras: catálogo com menos variedade do que a Netflix; 

Continua após a publicidade

💘 Ideal: para quem gosta de séries históricas; produções europeias; comédia stand-up

 

HBO GO

Lovecraft Country
Série Lovecraft Country aborda a segregação racial nos EUA com muitos monstros e fantasmas. HBO/Divulgação

Similar à lógica do Telecine Play, o HBO GO é a plataforma de streaming das produções transmitidas nos canais HBO. Ou seja, tudo que passa na programação dos canais da marca está disponível neste streaming. E isso inclui todos os ótimos filmes e seriados exclusivos do selo HBO, incluindo Game of Thrones, Euphoria, His Dark Materials e Watchmen. Essa plataforma é para aqueles que prezam mais pela qualidade e não pela quantidade. Para o estudante, há produções sobre momentos bem específicos da história ocidental que, com certeza, valem a pena conferir e dá para usar na redação. Lovecraft Country adapta os contos do autor H.P. Lovecraft sob a perspectiva de um protagonista negro na época da segregação racial dos EUA. Já Chernobyl reconta dramaticamente os acontecimentos que levaram ao acidente nuclear que houve na Ucrânia, em 1986.

✅  Prós: filmes recém-lançados no cinema; boa curadoria; produções originais do selo HBO;

❌ Contras: preço mais alto que o comum para o tamanho do catálogo;

💘 Ideal: para quem gosta de cinema; seriados aclamados pela crítica; produções com a “qualidade HBO”.

 

DISNEY+

The Mandalorian
The Mandalorian é uma série de televisão de ópera espacial americana Disney/Divulgação

O mais novo serviço de streaming a chegar em terras brasileiras, o Disney+ é para os fãs da casa do Mickey Mouse. Algumas semanas antes da chegada da plataforma no Brasil, todos os filmes Walt Disney, Disney/Pixar, Marvel e Star Wars foram retirados de outros serviços de streaming para ficarem disponíveis exclusivamente na nova plataforma. O Disney+ é ideal para não apenas quem quer matar as saudades da infância e rever clássicos como Branca de Neve e Peter Pan, mas também para curtir as novas produções do estúdio Marvel, da franquia Star Wars e do Disney Channel. Para o estudante, a maior vantagem será a adição do catálogo do National Geographic à plataforma, com documentários e programas que focam em questões de ciência e natureza. O combo de assinatura em parceria com o Globoplay também é vantajoso, em que, pelo preço de um, se tem acesso aos dois serviços.

✅  Prós: acesso exclusivo aos conteúdos Disney, Marvel, Star Wars e National Geographic;

❌ Contras: foco na nostalgia e em produções focadas majoritariamente no entretenimento;

💘 Ideal: para quem gosta de produções com o selo Disney, Marvel e Star Wars.

 

LOOKE

O Sonho de uma família
Filme italiano O Sonho de uma Família. Looke/Divulgação

O Looke é um serviço de streaming brasileiro que se destaca pela gama de opções dentro da plataforma. É possível tanto fazer uma assinatura mensal como alugar filmes de maneira pontual. A plataforma é perfeita para quem curte cinema nacional, filmes cult e clássicos, independentes e fora do circuito mainstream. Em comparação com a Netflix, por exemplo, você dificilmente encontrará no Looke um blockbuster sucesso de bilheteria recém-saído dos cinemas. Um dos pontos interessantes do serviço é a inclusão de canais extras, como o Cult, o Cindie e o Tela Nacional. Há ainda mostras que ocorrem dentro da plataforma, como a “Mostra Cinema e Reflexão”, disponível até o dia 30 de novembro. É uma plataforma ótima para o estudante que deseja aprofundar seu repertório cultural.

✅  Prós: produções que não são encontradas em outras plataformas; curadorias e mostras especiais;

❌ Contras: falta de lançamentos; produções separadas em streaming e aluguel;

💘 Ideal para quem gosta de: cinema nacional; filmes clássicos; filmes cult.

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro, que é recordista em aprovações na Medicina da USP.

Continua após a publicidade
Publicidade