PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Uma viagem pela música nordestina

Filme sobre Luiz Gonzaga fala de capítulo importante da história da MPB e do Brasil de 60 anos atrás

Por Paulo Zocchi
19 jan 2024, 10h48
Nivaldo Carvalho interpreta Luiz Gonzaga em "Gonzaga - de Pai para Filho"
Nivaldo Carvalho interpreta Luiz Gonzaga em "Gonzaga - de Pai para Filho" (Netflix/Divulgação)
Continua após publicidade

Luiz Gonzaga, o rei do baião e um dos mais importantes músicos do Brasil no século 20, faria cem anos em 2012. Entre os eventos que marcaram a data, um dos principais foi o lançamento de Gonzaga – de Pai para Filho, ótimo filme que narra a trajetória do grande sanfoneiro, difusor da música nordestina no cenário nacional.

Nascido em Exu, no sertão pernambucano, Luiz Gonzaga é um dos autores da canção Asa Branca, cuja letra famosa fala sobre as agruras da seca. A obra é um clamor diante da falta de água no sertão do Nordeste, problema que atravessa os tempos e ainda persiste. Ao difundir pelo Sul-Sudeste a música sertaneja, a partir da década de 1940, o artista deu um caráter nacional a um gênero musical que, até então, era considerado regional, e exerceu forte influência na formação da atual música popular brasileira. Gilberto Gil, Caetano Veloso e Zé Ramalho, por exemplo, são músicos cuja obra é marcada diretamente pelo trabalho de Luiz Gonzaga.

+ Músicas que podem cair no Enem – ou servir de repertório para a redação

Mas não pense que o filme é um documentário. A história é contada a partir da tensa relação entre Luiz Gonzaga e seu filho, Gonzaguinha, nome também importante da música popular brasileira nas décadas de 1970/1980 (morto em acidente de carro em 1991, dois anos depois do pai). Isso porque Gonzagão foi ausente da educação do filho: sua primeira mulher morreu quando Gonzaguinha era pequeno, e ele foi criado por amigos do pai na favela do São Carlos, no Rio.

O longa mostra Gonzaguinha com mais de 30 anos e artista já conhecido indo ao encontro do pai. “Quem era meu pai? Quem era Luiz Gonzaga?” Sua pergunta direciona o filme. A vida do rei do baião é então contada por meio de um relato ao filho: aspectos pessoais e profissionais de Luiz Gonzaga são mostrados desde a sua juventude pobre no sertão pernambucano. Como pano de fundo, vemos um Brasil em mudança e seus contrastes regionais, dos anos 1920 até os 1980.

Continua após a publicidade

Na juventude, Luiz Gonzaga ingressa no serviço militar no Ceará. Ao dar baixa do Exército, vai para o Rio de Janeiro ganhar a vida como sanfoneiro. Inicialmente, adapta-se ao gosto vigente, tocando tangos e fados. Começa a se tornar popular quando decide tocar as músicas aprendidas no sertão. Depois, passa a compor. O reconhecimento e o sucesso vêm aos poucos, e a duras penas.

O reencontro entre pai e filho, no fim dos anos 1970, é também um encontro entre a música de origem nordestina e a moderna música brasileira, da qual Gonzaguinha foi um dos protagonistas. Musicalmente, o encontro está registrado no excelente LP/CD ao vivo Gonzagão e Gonzaguinha – A Vida do Viajante. O drama humano no filme fica garantido pelo fato de que a nova família formada pelo músico nordestino tinha péssimas relações com seu filho, e há suspeita de que Gonzagão não tenha sido pai biológico do menino. No final, o reencontro dos dois é marcado por uma superação dos problemas, um acerto de contas entre um pai com a carreira em declínio e um filho politicamente contestador, no auge do sucesso.

Gonzaga – de Pai para Filho

Direção | Breno Silveira

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Ano | 2012

Disponível na Netflix

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Compartilhe essa matéria via:

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade

Uma viagem pela música nordestina
Repertório Cultural
Uma viagem pela música nordestina
Filme sobre Luiz Gonzaga fala de capítulo importante da história da MPB e do Brasil de 60 anos atrás

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

Apenas R$ 5,99/mês*

BLACK
FRIDAY
Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.