Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Mansfield Park: Jane Austen traduzida por Rachel de Queiroz

Tradução em português feito pela autora de O Quinze já é considerada um clássico

Por Redação Atualizado em 28 mar 2022, 10h49 - Publicado em 25 mar 2022, 20h36

Terceiro romance publicado por Jane Austen, Mansfield Park acaba de ganhar nova edição com a tradução de Rachel de Queiroz. O livro, escrito em 1814, marca a maturidade da autora, que adota um tom mais contido do que em outras obras, como Razão e Sensibilidade e Orgulho e Preconceito.

Fanny Price, a protagonista, é uma jovem tímida e insegura que sai da casa dos pais pobres para morar com os tios, que têm melhores condições financeiras. Ela logo se aproxima de seu primo Edmund, que se torna seu melhor amigo, mas também enfrenta percalços, recebendo tratamento diferente do restante da família. A chegada da família Crawford à propriedade vizinha altera a rotina da casa: Edmund se apaixona pela Srta. Crawford, enquanto o irmão dela demonstra interesse por Fanny, mas não é correspondido. Fanny, inicialmente, é uma moça doce e que se submete às vontades dos outros sem protestar, mas com o desenrolar da trama, se mostra uma pessoa profunda e complexa, que consegue se impor e demonstrar seus desejos, inclusive reagindo a um casamento almejado por todas as demais mulheres de seu convívio.

Jane Austen revela nesta obra conflitos da alma humana e questões sociais muito presentes na Inglaterra do século XIX. Mansfield Park apresenta a dissimulação presente nas relações sociais e o conflito decorrente do encontro entre diferentes classes, além de colocar em xeque o poder de decisão das mulheres na sociedade.

Rachel de Queiroz foi a primeira mulher a entrar para a Academia Brasileira de Letras e a primeira mulher a receber o Prêmio Camões. O romance O Quinze, um dos seus maiores sucessos, foi lançado em 1930, na chamada Segunda Fase do Modernismo, quando Rachel tinha apenas 20 anos. A tradução de Mansfield Park feita pela escritora foi lançada em 1942 (ao todo, Rachel traduziu 47 livros ao longo de sua carreira).

Compre aqui Mansfield Park

*O Guia do Estudante tem uma parceria com a Amazon e recebe uma comissão pelas vendas feitas por meio dos links indicados nesta página. A curadoria de produtos segue critérios exclusivamente editoriais. O estoque disponível refere-se ao momento da publicação deste post.

 

 

Continua após a publicidade

Publicidade