Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Clássico da literatura brasileira ganha versão em quadrinhos

Em releitura, o poema "Morte e Vida Severina" mostra-se mais atual do que nunca

Por Taís Ilhéu
Atualizado em 15 abr 2024, 12h01 - Publicado em 13 abr 2024, 19h00

O que há em comum entre retirantes que fogem da seca, refugiados que atravessam mares em botes e os milhares de mortos pela pandemia de covid-19? Para Odyr Bernardi, é a vida severina. O quadrinista e ilustrador assumiu a missão de adaptar para quadrinhos o clássico poema da literatura brasileira “Morte e Vida Severina“, do pernambucano João Cabral de Melo Neto, publicado pela primeira vez em 1956. Ao longo de 175 páginas, mostrou que, lamentavelmente, a obra segue mais atual que nunca.

Logo na primeira parte, rimou o célebre verso “e se somos Severinos, iguais em tudo na vida, morremos de morte igual, mesma morte severina” com a imagem de refugiados caindo de um bote e afogando-se em alto mar.

página do livro morte e vida severina mostra refugiados afogando no mar
(Odyr/Companhia das Letras/Divulgação)

Mais adiante, outra tragédia contemporânea. A conversa entre dois coveiros, escrita por João Cabral de Melo Neto, ganha novos contornos quando combinada com ilustrações que envolvem uso de máscara de proteção, paramento médico e a imagem de dezenas de covas abertas – uma referência à tragédia da covid-19. “Não tem onde trabalhar e muito menos onde morar. E da maneira em que está não vão ter onde se enterrar.”

página de morte e vida severina
(Companhia das Letras/Reprodução)

É fato que “Morte e Vida Severina” sempre foi uma obra atemporal e universal – não é à toa que Cabral de Melo Neto recebeu importantes prêmios internacionais como o Camões e o Neustadt de Literatura, considerado o Nobel americano. Também é de se intuir que quando falava de seus “Severinos” o autor não tratava apenas dos retirantes fugidos da fome e da seca, mas de todos que enfrentam a miséria e buscam esperança para prosseguir.

Continua após a publicidade

Mas para os que não entenderam o recado, Odyr Bernardi desenha.

+ Conheça a HQ que ensina filosofia de um jeito leve e divertido

Qual a história de Morte e Vida Severina

Em “Morte e Vida Severina”, seu poema mais famoso, João Cabral de Melo Neto conta a saga do retirante Severino – um entre tantos outros de mesmo nome e mesma sina –, que deixa o agreste rumo a Recife, capital de Pernambuco.

Ao longo do caminho, o retirando percebe aos poucos como sua vida e seu entorno estão marcados pela morte – seja “a morte de que se morre de velhice antes dos 30, de emboscada antes dos vinte, de fome um pouco por dia”.

A cada nova região que chega – primeiro a Zona da Mata, depois Recife – por um instante tem a esperança renovada, até perceber que, de um lugar para o outro, a miséria só muda de cara.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Por fim, Severino cogita o suicídio e pensa em se afogar no rio Capibaribe, mas é dissuadido por um carpinteiro de nome José, que acaba de ter um filho. Aos poucos, visitantes chegam com presentes singelos para o menino, cuja vida renova as esperanças de todos e convence o retirante a viver. Graças a essas referências do nascimento de Cristo, “Morte e Vida Severina” é tido como um auto natalino.

+ Leia a análise completa de “Morte e Vida Severina”

Morte e Vida Severina

morte e vida severina

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Compartilhe essa matéria via:

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade
Clássico da literatura brasileira ganha versão em quadrinhos
Repertório Cultural
Clássico da literatura brasileira ganha versão em quadrinhos
Em releitura, o poema "Morte e Vida Severina" mostra-se mais atual do que nunca

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.