Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Oscar 2022: 9 filmes para aumentar seu repertório

Negacionismo, preconceitos, masculinidade tóxica e sociedade do espetáculo são alguns dos temas abordados pelas obras e que podem ser explorados na redação

Por Julia Di Spagna
Atualizado em 19 Maio 2022, 20h49 - Publicado em 16 mar 2022, 16h56
Filmes indicados ao Oscar 2022
Lawrence, em Não Olhe Para Cima; Benedict Cumberbatch, em Ataques dos Cães; e Will Smith, em King Richard.  (Julia Ruivo/Divulgação/Guia do Estudante)
Continua após publicidade

O Oscar 2022 acontece no dia 27 de março e algumas das obras indicadas ao prêmio podem ser excelentes ferramentas para os vestibulandos se destacarem nas provas. São filmes e documentários que trazem reflexões sobre questões da atualidade e que podem ser usados para mostrar um repertório mais diverso, rico e aguçado. 

Lembrando que os longas não abordam diretamente as disciplinas e conteúdos trabalhados em sala de aula, mas levantam discussões importantes que podem aparecer na hora da redação ou para contextualizar questões. Em 2020, por exemplo, a série Chernobyl foi usada em uma questão da Fuvest e o filme Bacurau caiu na Unicamp.  

Confira abaixo os títulos que separamos, onde assisti-los e explore o contexto, os principais assuntos e temas que se destacam em cada produção.

Não Olhe Para Cima

O longa da Netflix, que reúne nomes como Leonardo DiCaprio, Jennifer Lawrence e Meryl Streep, já chegou batendo recorde: tornou-se o filme com o maior número de horas de stream para um título da plataforma no período de uma semana. Entre 27 de dezembro e 2 de janeiro, a comédia foi assistida por 152,29 milhões de horas pelos usuários.

Continua após a publicidade

O enredo é sobre dois cientistas que descobrem que um cometa está em rota de colisão com a Terra. Mas quando eles tentam alertar o governo e população dos riscos que estão correndo, são tratados com descrença, descaso e ridicularização.

Negacionismo, impacto das redes sociais, fake news, papel da imprensa e sociedade do espetáculo são alguns dos temas explorados ao longo do filme.

Indicações: Melhor Filme, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Roteiro Original e Melhor Montagem.

Disponível na Netflix.

Ataque dos Cães

Continua após a publicidade

Vencedor do British Academy of Film Awards (BAFTA) 2022 na categoria de Melhor Filme, Ataque dos Cães se passa em 1925, no velho oeste americano. A história gira em torno de dois irmãos fazendeiros de uma família rica. Enquanto o mais velho, Phil, apresenta um comportamento mais agressivo e, muitas vezes, cruel, o caçula, George, se demonstra incomodado com as atitudes do irmão. 

Quando George se casa com a viúva Rose e decide levá-la junto com seu filho, Peter, para morar na fazenda, a situação fica ainda mais complicada. Phil desaprova a decisão e passa a provocá-los.

Uma das principais temáticas trabalhadas na obra é a masculinidade tóxica, que pode ser definida como uma série de regras que, em tese, ditam o que é esperado de indivíduos do sexo masculino e que, na prática, impactando negativamente tanto homens quanto mulheres. 

Indicações: Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Diretor, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Ator Coadjuvante (duas vezes), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Direção de Arte, Melhor Montagem e Melhor Mixagem de Som. 

Disponível na Netflix.

Continua após a publicidade

Attica

Em 9 de setembro de 1971, prisioneiros de Attica, em Nova York, realizaram a maior rebelião prisional da história dos Estados Unidos. Cinquenta anos após o fato, o documentário levanta reflexões sobre a maneira como as negociações ocorreram, a violência e a tensão daquele dia. 

A obra explora questões como o racismo, os desafios e problemas dos sistemas penitenciários, abuso de autoridade e violência estrutural.

Indicação: Melhor Documentário de Longa-Metragem.

Continua após a publicidade

No Ritmo do Coração

O filme conta a história de Ruby, uma jovem de 17 anos que é a única pessoa de sua família que consegue escutar. Seus pais e seu irmão são surdos e ela acaba assumindo diversas responsabilidades para ajudá-los no cotidiano. Um dia, ela decide entrar no coral da escola e descobre na música sua verdadeira paixão. Seus pais, no entanto, não entendem o porquê desse envolvimento com a música e Ruby entra em um dilema: seguir seus sonhos ou continuar nos negócios da família.

A obra destrincha e desmistifica uma série de estereótipos sobre a deficiência auditiva e dá uma aula de inclusão, sem cair em clichês e romantizações. 

Vale lembrar que, em 2017, o tema de redação do Enem foi Desafios para Formação Educacional de Surdos.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Indicações: Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Ator Coadjuvante. 

Disponível no Amazon Prime Video, no YouTube, no Google Play e na Apple TV

Luca

Nessa animação da Disney, Luca é um garoto monstro-marinho que vive no fundo do mar. Seus pais o proíbem de ir até a superfície porque acreditam que, por ser diferente – com a pele verde e coberta por escamas -, ele seria atacado e ridicularizado pelas pessoas do vilarejo. 

Em determinado momento, Lucas conhece Alberto, um monstro-marinho que vive disfarçado de humano há anos na superfície. Eles se tornam amigos e vivem sonhando em conhecer o mundo, enquanto tentam esconder quem realmente são. O filme aborda temas como inclusão e aceitação.  

Indicação: Melhor Longa-metragem de Animação.

Disponível no Disney+.

A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas

Outra animação que traz reflexões interessantes é A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas. Na obra, uma família tenta impedir um apocalipse liderado por robôs. De uma forma leve, divertida e, muitas vezes, sarcástica, o longa traz reflexões sobre o uso das redes sociais, a forma como a sociedade se relaciona com a tecnologia e o impactos das grandes corporações do setor.

Indicação: Melhor Longa-metragem de Animação.

Disponível na Netflix, no Youtube, no Google Play e na Apple TV.

King Richard: Criando Campeãs

Esse filme não pode ficar de fora da lista dos fãs de esporte. O longa foca na história de Richard Williams, pai das tenistas Serena Williams e Venus Williams, que fizeram história no esporte. O longa mostra como foi o início e o desenvolvimento da carreira das atletas. 

Além de evidenciar os desafios que rondam o universo esportivo, a obra também aborda questões como racismo e a importância da representatividade.

Indicações: Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Roteiro Original e Melhor Montagem.

Disponível na HBO Max, no YouTube, no Google Play e na Apple TV

Cruella

O filme conta a história da icônica vilã da animação da Disney “101 Dálmatas” e os eventos que rondaram sua trajetória até que se transformasse em uma sequestradora de cachorros. 

Embora a obra não fale explicitamente em que contexto a narrativa está inserida, o cenário mostra a cidade de Londres nos anos 1970 e tem como inspiração o punk, movimento político, musical e fashion que defende a individualidade e critica a alienação das massas. 

Indicações: Melhor Figurino, Melhor Maquiagem e Penteados.

Disponível no Disney+.

Belfast

A partir da perspectiva de um garoto de 9 anos, o filme tem como pano de fundo os conflitos entre católicos e protestantes na Irlanda do Norte nos anos 1960. Enquanto mostra o cotidiano da criança e sua família, o filme traz referências da cultura da região e da guerra civil que eclodiu na época e traz impactos até hoje. 

Indicações: Melhor Filme, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Original e Melhor Mixagem de Som.

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade
Oscar 2022: 9 filmes para aumentar seu repertório
Repertório Cultural
Oscar 2022: 9 filmes para aumentar seu repertório
Negacionismo, preconceitos, masculinidade tóxica e sociedade do espetáculo são alguns dos temas abordados pelas obras e que podem ser explorados na redação

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.