Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Relâmpago: Assine Digital Completo por 1,99/mês

Quem matou Odete Roitman: 5 livros brasileiros que também têm mortes misteriosas

Esta seleção cheia de suspensa é a cara do final de novela que todos aguardam

Por Redação
Atualizado em 17 out 2025, 14h44 - Publicado em 17 out 2025, 12h00
Quem matou Odete Roitman
 (TV Globo/Canva/Guia do Estudante/Reprodução)
Continua após publicidade

O mistério mais popular da teledramaturgia brasileira está chegando ao fim pela segunda vez: quem matou Odete Roitman? Se você acha empolgante desvendar crimes da ficção, saiba que “Vale Tudo” não é a única obra nacional com mortes misteriosas. Alguns autores de suspense trazem em seus livros enigmas que deixam o leitor doido para virar a página e descobrir quem cometeu o crime.

De clássicos como Luis Fernando Verissimo, contemporâneos como Lucas Santana, e até autores da literatura infantojuvenil como Lúcia Machado de Almeida, o GUIA DO ESTUDANTE selecionou 5 leituras que são a cara deste final de novela e deixam mais perguntas do que respostas.

Abaixo, confira a lista completa!

+ 3 motivos para mergulhar em ‘O Perigo de Estar Lúcida’, livro que Odete Roitman leu em Vale Tudo

 

 

1. “O silêncio do mangue”, por Lucas Santana

O silêncio do mangue

120 horas

“O silêncio do mangue”, de Lucas Santana, marca a estreia do autor paraibano no gênero policial, conduzindo o leitor por uma narrativa densa e atmosférica. Quando o corpo de uma famosa drag queen é encontrado em meio aos manguezais, o detetive Tibério Ferreira se vê diante de um crime que reacende seus traumas e o leva a mergulhar em uma rede de segredos, violência e silêncio.

Continua após a publicidade

À medida que novos corpos aparecem e a pressão do grupo ativista Gayrrilha cresce, a investigação ganha contornos de terror psicológico e crítica social. Entre o lodo e o medo, o livro revela o lado mais obscuro das relações humanas — onde justiça, vingança e culpa se confundem nas águas paradas do mangue.

+ Como era o Brasil no ano em que Vale Tudo estreou pela primeira vez

2. “O Escaravelho do Diabo”, por Lúcia Machado de Almeida

O escaravelho do diabo

o escaravelho do diabo

“O Escaravelho do Diabo”, de Lúcia Machado de Almeida, é um clássico da literatura infantojuvenil brasileira que mistura suspense e inteligência investigativa. A história se desenrola a partir de uma sequência de assassinatos que têm algo em comum: todas as vítimas são ruivas — e antes de morrer, recebem um escaravelho pelo correio.

Determinando a enfrentar o medo e impedir novas mortes, o jovem Alberto mergulha em uma investigação cheia de reviravoltas e perigos. Em meio a pistas enigmáticas e ameaças crescentes, ele precisa decifrar o símbolo do escaravelho e descobrir o assassino antes que a cidade seja tomada pelo pânico.

Continua após a publicidade

+ ‘Ela nem é tão preta assim’: o que é colorismo, escancarado em cena de ‘Vale Tudo’

3. “O Mistério do 5 Estrelas”, por Marcos Rey

O mistério do 5 estrelas

o misterio do 5 estrelas

“O Mistério do 5 Estrelas”, de Marcos Rey, é um dos grandes clássicos da literatura infantojuvenil brasileira. A história acompanha Léo, mensageiro do luxuoso Emperor Park Hotel, que vê sua rotina virar de cabeça para baixo ao encontrar um cadáver escondido sob a cama do quarto 222.

Ignorado pela polícia e perseguido por uma quadrilha de traficantes, o garoto decide investigar por conta própria. Com a ajuda do primo Gino, do porteiro Guima e de sua própria coragem, Léo se envolve em uma trama de mistério, ação e perigo que revela o quanto a curiosidade – e a persistência – podem ser mais afiadas que qualquer instinto policial.

+ 5 frases para aprender francês com Odete Roitman

Continua após a publicidade

4. “Borges e os Orangotangos eternos”, por Luis Fernando Verissimo

Borges e os Orangotangos Eternos

borges e os orangotangos

“Borges e os Orangotangos Eternos”, de Luis Fernando Verissimo, é um jogo literário que une mistério, humor e reverência à ficção. Vogelstein, um homem de meia-idade que vive cercado de livros, recebe o convite para participar de um congresso sobre Edgar Allan Poe em Buenos Aires. Lá, realiza o sonho de conhecer Jorge Luis Borges, mas o encontro dos dois logo se transforma em um labirinto de segredos e suspeitas.

Quando um crime ocorre durante o evento, Vogelstein é arrastado para uma trama que desafia a razão, misturando literatura, cabala e coincidências improváveis. Verissimo conduz o leitor por um enredo repleto de referências e ironia, onde o amor pelos livros se torna a chave para decifrar o mistério.

+ Entenda o que é ‘banzo’, palavra usada por Odete Roitman de forma racista

5. “120 horas”, por Luis Eduardo Matta

Continua após a publicidade

“120 horas”, de Luis Eduardo Matta, é um thriller eletrizante ambientado no Oriente Médio em 1998. O assassinato do cientista brasileiro Aurélio Marcondes Amorim, envolvido em um programa nuclear secreto na Síria, desencadeia uma série de eventos que colocam o mundo à beira do caos.

Quando um helicóptero é sequestrado e uma carta enigmática anuncia um ataque radioativo durante a Semana Santa, se inicia uma corrida contra o tempo. Entre intriga internacional, drama e suspense, Matta conduz o leitor por uma trama intensa, onde cada minuto pode significar o fim – ou a salvação – da humanidade.

+ Qual a história de ‘Senhora’, livro que virou telenovela em ‘Garota do Momento’

*A Editora Abril tem uma parceria com a Amazon e recebe uma porcentagem das vendas feitas por meio dos links indicados nesta página. A seleção de produtos segue critérios editoriais. O estoque disponível refere-se ao momento da publicação desta matéria.

Compartilhe essa matéria via:

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Compartilhe essa matéria via:

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade
Quem matou Odete Roitman: 5 livros brasileiros que também têm mortes misteriosas
Repertório Cultural
Quem matou Odete Roitman: 5 livros brasileiros que também têm mortes misteriosas
Esta seleção cheia de suspensa é a cara do final de novela que todos aguardam

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

Apenas R$ 1,99/mês*

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês