Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Retrospectiva 2020: 10 filmes mais pesquisados

Alguns filmes da lista podem ajudar nos vestibulares! Prepara a pipoca

Por Giulia Gianolla 30 dez 2020, 14h33

Em 2020, a pandemia do novo coronavírus abalou a indústria cinematográfica. Gravações foram canceladas, lançamentos adiados e cinemas fechados sem data de reabertura. Por isso, os serviços de streaming ganharam força, já que foram capazes de dar um gostinho de “ir ao cinema” mesmo sem sair de casa. E entre títulos novos e antigos, o cinema conseguiu fazer parte dos dias em quarentena. O TOP 10 filmes mais pesquisados no Google mostra isso, vem ver! (E, de quebra, já dá uma olhada nos títulos que a gente sugeriu como apoio nos seus estudos de vestibular 😉 ) 

1) Pantera Negra

Apesar de não ser novo, o título mais pesquisado em 2020 tem tudo a ver com o que rolou ao longo do ano. Os protestos do movimento Black Lives Matter trouxeram força para o filme de 2018, que traz o primeiro herói negro protagonista de um filme da Marvel. A morte inesperada do ator principal, Chadwick Boseman, também marcou o ano e inspirou os fãs para assistir novamente o que muitos consideram sua obra-prima.

Pantera Negra é também o primeiro filme que o GUIA escolheu indicar para o estudante. O professor Cláudio Falcão, diretor do Sistema de Ensino pH, explica: “Além da questão da representatividade, com quase todos os personagens negros e um herói forte, que simboliza o protagonismo do movimento negro, podemos falar sobre o reino de Wakanda. Esse, que é um reino utópico, é a imaginação de uma África que não sofre com a colonização, independente, que não sofre com a perda de riquezas e nem de cultura com os colonizadores. Pode-se usar o filme para pensar os malefícios do processo de colonização e os impactos sobre a população africana.” Ele também lembra da associação de T’challa (Boseman) e Erik Killmonger (Michael B. Jordan) às lideranças do movimento negro nos Estados Unidos, divididas entre os que buscam uma luta pacífica e os que aceitam a retribuição de violência como modo de protesto.

Disponível no Disney+.

2) 365 dias

O segundo filme mais pesquisado pelos brasileiros este ano foi o problemático drama erótico 365 dias lançado pela Netflix em junho. A história conta o relacionamento de Massimo Torricelli, um mafioso poderoso na Sicília, e Laura Biel,  diretora de vendas. Massimo fica obcecado por ela, vendo uma semelhança entre a sua figura e a de uma pessoa do seu passado, o que o leva a sequestrá-la. Ele lhe dá um prazo de 365 dias para se apaixonar por ele, prometendo libertá-la ao fim desse prazo.

O filme foi alvo de diversas críticas e protagonizou uma polêmica enorme por romantizar a Síndrome de Estocolmo e o abuso sexual. Talvez isso explique a alta procura pelo título no Google… ou talvez só a carência dos solteiros em quarentena.

Disponível na Netflix.

3) Milagre na Cela 7

O filme turco acompanha a trajetória de Memo, um pastor de ovelhas com deficiência mental, que vive com sua filha e avó. Um dia, a filha de um comandante militar morre e Memo, acusado de ser responsável pelo assassinato, é condenado à morte. Um final enigmático e reviravoltas no enredo são o forte do roteiro.

Disponível na Netflix

4) Parasita

O primeiro filme estrangeiro a ganhar o prêmio de melhor filme no Oscar – sim, isso aconteceu em 2020 – é coreano e conta a história de duas famílias, que se entrelaçam: uma muito rica, outra pobre. Ele mostra o contraste entre essas duas realidades, tanto em suas próprias casas, quanto nas relações e comportamentos. Parasita é uma obra diferente do que se está acostumado a ver no cinema ocidental e é considerado revolucionário por muitos críticos de cinema ao redor do mundo, o que explica a posição alta na nossa lista.

Disponivel no Telecine Play.

5) Frozen 2

A sequência do primeiro filme de mesmo nome foi o quinto filme mais pesquisado em 2020. Ele conta a continuação da primeira história, agora na busca pela história real de seus antepassados. Com Kristen Bell, Idina Menzel e Jonathan Groff entre os dubladores, o filme tem uma trilha sonora envolvente que rendeu várias indicações a prêmios importantes.

Disponível no Disney+

Continua após a publicidade

6) 1917

O sexto filme mais pesquisado no Google em 2020 retrata o dia a dia nas trincheiras da Primeira Guerra Mundial. Baseado na história real do avô do diretor e em relatos de soldados que lutaram na guerra, o filme é ganhador de vários prêmios. Vários mesmo: BAFTA, Oscar, Globo de Ouro, Critics’ Choice… Ele está disponível para assistir no Telecine Play e é o nosso segundo título indicado para estudar este ano. 

Como explica o professor Cláudio Falcão, “é interessante analisar os antecedentes da Primeira Guerra antes ou depois de assistir ao filme, ver as questões políticas envolvidas por trás do conflito. Vale a pena lembrar que em 1917 aconteceu a entrada dos Estados Unidos na Guerra, assim como a saída dos russos, por causa da Revolução Russa, que aconteceu nesse mesmo ano.”

Disponível no Telecine Play

7) Nasce uma Estrela

Juntos e shallow now… Traduções e memes à parte, o filme estrelado por Lady Gaga e Bradley Cooper foi vencedor de prêmios importantes do cinema internacional. Lançado em 2019, ele é um remake do original de mesmo nome de 1976 e conta a história de uma aspirante a cantora e sua relação com a fama e com um cantor, pelo qual se apaixona.

 Disponível no Telecine Play

8) O Poço

O filme espanhol dirigido por Galder Gaztelu-Urrutia conta a história de uma prisão vertical, em que a distribuição de comida é baseada num sistema de andares. Quem está mais no topo, recebe uma quantidade de alimento. O que sobra do consumo do andar mais alto é levado por uma plataforma para o andar inferior, e esse ciclo se repete até os andares mais baixos. Se quem está no topo economizasse comida, sobraria para a cela seguinte e assim todos conseguiriam comer, pelo menos um pouco. 

Este é o terceiro dos filmes que o GUIA escolheu para indicar como referência para uso em vestibulares. Segundo Falcão, ele é “uma crítica ao capitalismo, à sociedade do consumo, à degradação social, à degradação ambiental. É uma forma de mostrar o fracasso das utopias coletivas e o crescimento das utopias individuais, os projetos individualistas que vêm se fortalecendo”.  Para o professor, a obra tem tudo a ver com o que o mundo passou em 2020: “É engraçado ele surgir e bombar durante a pandemia, porque o coronavírus veio justamente num período em que o pensamento do bem estar coletivo é necessário para superar a crise”, disse.

 Disponível na Netflix

9) Enola Holmes

Esse já foi tema até de texto do GUIA. Ele segue a história fictícia da irmã mais nova de Sherlock Holmes, que sai em busca de sua mãe, que sumiu. Aborda temas como feminismo, direito ao voto e a política da Inglaterra de 1880. O filme é protagonizado por Millie Bobby Brown e Helena Bonham Carter. Aproveita e corre pra ler o que o GUIA indica no filme 😉

Disponível na Netflix

10) Minha Mãe é uma Peça 3

O único filme brasileiro dessa lista é o terceiro da série de filmes protagonizados por Paulo Gustavo, no papel de Dona Hermínia. O papel é um retrato caricato e muito engraçado da mãe brasileira e se baseia na mãe do próprio ator. Inspirado na peça de teatro de mesmo nome, Minha mãe é uma peça 3 é uma comédia leve para assistir em família.

 Disponível no Telecine Play.

Você assistiu quais filmes da lista? Comente nas redes sociais do GUIA 😉

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro, que é recordista em aprovações na Medicina da USP Pinheiros.

Continua após a publicidade
Publicidade