Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

‘Your Honor’: série aclamada mostra fronteiras da justiça

Disponível na Paramount + e na Amazon Prime, série traz a questão da desigualdade étnica e social para o universo jurídico 

Por Danilo Thomaz
Atualizado em 13 ago 2021, 16h37 - Publicado em 13 ago 2021, 08h00

O caminho de dois adolescentes se cruza em uma rua da periferia de Nova Orleans. O desenlace é trágico – e aqui não há spoiler: Rocco (Benjamin Wadsworth), que estreava sua moto, é atropelado por Adam (Hunter Doohan), a caminho da escola. 

Rocco agoniza. Adam, desesperado, liga para a emergência, mas não tem coragem de informar o ocorrido. Deixa o rapaz de 17 morrer. Busca apagar as manchas do crime, que divide com o pai. O juiz Michael Desiato (Bryan Craston) – conhecido por seu senso de ponderação, sensibilidade e justiça social – decide agir conforme a lei. Mas, ao chegar à delegacia de polícia, descobre que a vítima é o filho de Tommy (Michael Stuhlbarg), chefe do crime organizado.  

Ao dar-se conta do risco de vida que o filho corre caso o crime se torne público, o juiz desiste da lei. E passa a agir para apagar os vestígios do crime e criar situações que sirvam de álibi para Adam.  

Ambientada em Nova Orleans – cidade do Sul dos Estados Unidos –, “Your Honor” é um drama jurídico e de investigação que nos envolve – e nos coloca para pensar. 

Por meio da jornada do juiz Desiato, penetramos nas diferentes esferas da sociedade de Nova Orleans. A divisão entre brancos e negros, numa região que lutou para não abolir a escravidão e buscou formas legais de manter essa cizânia étnico-social. A desigualdade expressada no âmbito do direito, seja pela história do garoto que é protegido de seu crime, seja pela forma como os negros são tratados pela Justiça local. A influência do crime organizado nos negócios locais e nas instâncias policiais e jurídicas. E o apoio social que oferece aos jovens negros da série vítimas de tragédias e da crescente desigualdade estadunidense.  

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

A série, desta maneira, nos leva a compreender melhor o próprio contexto brasileiro, uma vez que a influência do crime organizado tem aumentado em centros como o Rio de Janeiro e a desigualdade étnica vem sendo expressada no âmbito jurídico por meio de prisões arbitrárias ou do abandono dos presos mais pobres – quase todos negros – à própria sorte.  

Além disso, “Your Honor”, apesar de todo seu drama, é um mergulho agradável na cultura de uma cidade que sintetiza a influência africana como nenhuma outra nos Estados Unidos. Influência essa que se amalgama com as culturas francesa e estadunidense, compondo uma cultura local sem paralelo no mundo, expressa pela música, pela religião (trata-se de um dos poucos locais em que a matriz africana resistiu nesse aspecto) e também pelo imbricamento da cultura com a religiosidade. O melhor símbolo disso são os funerais, ao som de jazz – que atraem até mesmo turistas para a cidade. 

Como as viagens ainda estão restritas em razão da pandemia e do recrudescimento de casos em decorrência da variante delta, “Your Honor” é um convite a viajar, se entreter – e refletir.  

A série está disponível no Brasil pela Amazon Prime/ Paramount Plus. 

Publicidade
‘Your Honor’: série aclamada mostra fronteiras da justiça
Repertório Cultural
‘Your Honor’: série aclamada mostra fronteiras da justiça
Disponível na Paramount + e na Amazon Prime, série traz a questão da desigualdade étnica e social para o universo jurídico 

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.