Por Natália Becattini
Atualizado em 16 May 2017, 13h40 - Publicado em 22 Apr 2014, 17h51
1/11 Desde o nascimento do país, os Estados Unidos se viram envolvidos em grandes conflitos. Seja para se tornar independente, conquistar territórios ou reafirmar seu poder, os EUA foram personagens chave das maiores guerras dos últimos séculos. ()
2/11 Em 1775, 13 colônias americanas de declaram independentes da Grã-Bretanha em resposta ao aumento de taxas e restrições da metrópole. Embora o reconhecimento da independência não tenha demorado tanto, os conflitos continuaram até 1814. (Foto: Wikimedia Commons) ()
3/11 O Texas foi indexado aos Estados Unidos em 1845, mas o Tio Sam ainda não estava satisfeito. O presidente James K. Polk ordena a aquisão de novas áreas e, como o México se recusou a vender, ele partiu para a guerra. As regiões conquistadas correspondem aos estados de Arizona, Califórnia, Colorado, Nevada, Novo México e Utah. (Foto: Wikimedia Commons) ()
4/11 A Guerra Civil Americana foi um conflito entre os estados do norte, abolicionista, contra os estados do sul, escravocrata e com intenções separatistas. O conflito terminou com a vitória do norte e 530 mil mortos, entre eles o então presidente Abraham Lincoln. (Foto: Wikimedia Commons) ()
5/11 Os Estados Unidos entraram na Primeira Guerra Mundial em abril de 1917, após terem alguns navios afundados. Milhares de soldados foram enviados em apoio às tropas britânicas e francesas. Após a vitória dos aliados, o país se consolidou como liderança mundial. (Foto: Wikimedia Commons) ()
6/11 Após o ataque japonês a Pearl Harbor, os Estados Unidos entrada na guerra a tempo de contribuir com o Dia D, o ataque às tropas alemãs na França em 6 de junho de 1944. O desfecho de sua participação ocorreu com o atentado nuclear em Hiroshima de Nagasaki, em agosto de 1945. (Foto: Wikimedia Commons) ()
7/11 Após o fim da Segunda Guerra, o mundo ainda enfrentou o temor de um terceiro conflito entre Estados Unidos e Rússia. Embora não tenha havido nenhum combate direto, diversas tensões explodiram em todo o globo e só foram terminar no final da década de 1980, com o fim do regime comunista. (Foto: Wikimedia Commons) ()
8/11 Em junho de 1950, tropas da Coreia do Norte invadiram o vizinho do sul. Os Estados Unidos logo interviram no conflito, mas não conseguiram encerrar a divisão das Coreias. (Foto: Wikimedia Commons) ()
9/11 A Guerra do Vietnã é considerada o grande fracasso militar dos Estados Unidos. Em 1954, o país enviou tropas para ajudar os exércitos do sul, capitalistas, a combateram o norte, comunista. As tropas permaneceram lá até 1973, com a rendição do sul. ()
10/11 Após o Iraque invadir o Kwait para ter acesso ao golfo pérsico, os Estados Unidos interferem em favor do Kuwait. O Iraque precisa recuar, mas Saddam Russein permanece líder do país. (Foto: Wikimedia Commons) ()
11/11 Depois dos atentados de 11 de setembro, os Estados Unidos declarou guerra contra o terrorismo, invadindo o Afeganistão em busca dos líderes da Al Qaeda e do Talibã. Dois anos mais tarde, George W. Bush invade o Iraque sob a alegação de que o país possuía armas de destruição em massa. Nada foi encontrado, mas Saddan Hussein foi preso. (Foto: Wikimedia Commons) (GE/Guia do Estudante)