Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

2021 terá três edições do Prouni e do Fies

Presidente do Inep afirma que, por causa da mudança do calendário acadêmico devido à covid-19, haverá inscrições em janeiro, abril e no segundo semestre

Por Wender Starlles, Leticia Sorg
Atualizado em 30 mar 2021, 16h38 - Publicado em 21 dez 2020, 18h22

Quando, na sexta-feira (4), o Ministério da Educação divulgou o calendário do Prouni e do Fies em 2021, muitos estudantes ficaram confusos. Isso porque a inscrição no programa de bolsa de estudos em universidades particulares e de financiamento vai acontecer em janeiro, antes, portanto, da edição do Enem 2020. Como o exame foi adiado por causa da pandemia, os estudantes que se inscreverem nesta edição do Prouni terão de usar a nota da prova de 2019

Mas, segundo o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, o próximo ano terá três edições do Prouni e do Fies, em vez de duas. Em entrevista ao GUIA, Lopes revelou que haverá a abertura de novas inscrições em abril, para que seja considerado o desempenho na prova de 2020, que será divulgado dia 29 de março. 

 

Segundo o presidente do instituto responsável pela aplicação do Enem, foi necessária a readequação do calendário para que estudantes não perdessem a oportunidade de ingressar, já no primeiro semestre, no Ensino Superior.  “Percebemos que, para instituições públicas e institutos federais, o resultado da prova ser divulgado em março estava adequado. Mas muitas instituições privadas vão começar o ano letivo em fevereiro. Então, se esse aluno fosse entrar na faculdade usando o ProUni ou Fies, entraria apenas em maio. Ou seja, perderia o semestre inteiro”, afirma Lopes. “Mas como nem todas as instituições privadas começarão as aulas em fevereiro, teremos outra edição em abril do ProUni e Fies para os alunos que farão o Enem 2020. Normalmente isso aconteceria apenas no segundo semestre, mas ano que vem teremos três edições destes programas”.

Continua após a publicidade

Lopes também não descarta uma terceira edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) durante o próximo ano. “Se houver a necessidade também será realizada outra edição do Sisu, mas isso ainda não é uma decisão, depende de outras circunstâncias”, afirmou ao GUIA. Questionado sobre a quantidade de vagas esperada numa nova edição, o presidente do Inep disse ainda não ter detalhes, que estão sendo decididos pelo MEC, responsável pelo sistema. 

Veja abaixo o que se sabe sobre o calendário de cada programa até agora:

Enem

A aplicação do exame acontecerá em 17 de janeiro (Linguagens e Códigos, Redação e Ciências Humanas) e 24 de janeiro (Ciências da Natureza e Matemática). Os gabaritos oficiais devem ser divulgados na semana seguinte à realização da prova.  A versão digital do Enem, em sua primeira edição-piloto, será aplicada em 31 de janeiro (Linguagens e Códigos, Redação e Ciências Humanas) e  7 de fevereiro (Ciências da Natureza e Matemática). É bom lembrar que as questões serão respondidas no computador, mas a redação será feita no modelo tradicional, em papel e caneta. O resultado do exame será divulgado dia 29 de março.

Continua após a publicidade

Prouni

As inscrições para o Programa Universidade Para Todos (Prouni) 2021, que oferece bolsas de estudos de 50% ou 100% em faculdades particulares, acontecerão entre os dias 12 e 15 de janeiro do ano que vem. Como a nota do Enem só sai no fim de março, as notas usadas no processo seletivo serão as do exame de 2019. O resultado da primeira chamada sairá no dia 19 de janeiro. Segundo o presidente do Inep, haverá uma nova edição em abril, mas o calendário ainda não foi divulgado.

Lembrando que, para participar do programa de bolsas, é necessário ter obtido nota maior que zero na redação e a média aritmética das provas deve ser superior a 450 pontos. Outro critério é que o candidato tenha estudado todo o Ensino Médio em escolas públicas, ou em escolas privadas com bolsa integral. A exceção são pessoas com deficiência ou professores da rede pública de ensino em exercício.

 

View this post on Instagram

A post shared by Ministério da Educação (@mineducacao)

 

Fies

Poderá se inscrever no processo seletivo do Fies o candidato que participou do Enem a partir da edição de 2010, como já aconteceu nos anos anteriores, e que tenha obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 e não tenha zerado na redação. A única diferença é que não será possível usar a pontuação da edição de 2020, no primeiro semestre, já que o resultado ainda não estará disponível. Mas, em abril e no segundo semestre, se o estudante quiser, já poderá usar a nota da última prova.

Continua após a publicidade

As inscrições do Fies estão previstas para os dias 26 a 29 de janeiro. E a primeira chamada deve sair dia 2 de fevereiro de 2021.

Sisu

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

No caso do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o MEC divulgou na última sexta-feira (11) que será aberto em abril de 2021 para que seja usada a nota do Enem 2020.

Por meio dele, instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Enem. Para participar da seleção, os candidatos precisam prestar o exame e não zerar na prova de redação. O presidente do Inep afirmou que pode haver uma nova edição, caso seja necessário, mas não comentou quantas vagas seriam disponibilizadas em cada etapa. 

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro, que é recordista em aprovações na Medicina da USP Pinheiros.

Publicidade
2021 terá três edições do Prouni e do Fies
Enem
2021 terá três edições do Prouni e do Fies
Presidente do Inep afirma que, por causa da mudança do calendário acadêmico devido à covid-19, haverá inscrições em janeiro, abril e no segundo semestre

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.