Clique e assine GE Play por R$16,90

Enem: Abertura de portões terá 4 horários diferentes nas regiões

Portões fecham às 13h, com início de prova programado para 13h30

Por da redação - Atualizado em 16 Maio 2017, 13h31 - Publicado em 20 out 2015, 11h38

enem-2016

No fim de semana dos dias 5 e 6 de novembro, 8,6 milhões de estudantes farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016. Os portões que darão acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h, com a prova tendo início às 13h30, sempre seguindo o horário de Brasília. Mas, devido ao horário de verão e aos diferentes fusos horários existentes no Brasil, é importante que os participantes do exame saibam com clareza quais serão os horários de abertura dos portões e de início das provas nos estados onde participarão do exame.

Por conta disso, a abertura dos portões (e consequentemente seu fechamento e início de prova) terá quatro horários diferentes:

Horários

No ano passado, o Inep mudou o horário de aplicação da prova. Até o Enem 2014, o estudante começava a fazer o Enem às 13h, horário de Brasília, logo após o fechamento dos portões dos locais de prova. Mas, desde o ano passado, a aplicação do exame terá início às 13h30 – os portões continuarão sendo fechados às 13h.

Esse tempo extra de meia hora é utilizado com procedimentos de segurança, para que todos os presentes entrem em sala e guardem seus pertences com tranquilidade. O período total de duração das provas permanece em quatro horas e meia no sábado e cinco horas e meia no domingo. Sendo assim, no sábado (5), os candidatos poderão fazer a prova do Enem das 13h30 até às 18h, e, no domingo (6), das 13h30 até às 19h.

Sabatistas

No Acre, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Roraima e Rondônia, os participantes que se inscreveram no Enem como sabatistas (que guardam o sábado por motivos religiosos) deverão entrar nos locais de prova nos mesmos prazos que os outros participantes de seus respectivos estados, porém, o início das provas acontecerá às 19h do horário local.

 

Continua após a publicidade
Publicidade