Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

As questões que tiveram mais acertos no Enem 2017, por área

Sistema processou mais de 1 milhão de gabaritos para verificar as questões mais fáceis e mais difíceis das quatro provas objetivas do Enem

Por redação Atualizado em 29 nov 2017, 18h23 - Publicado em 29 nov 2017, 18h18

O aplicativo Quero Minha Nota! processou mais de um milhão de gabaritos do Enem 2017 para checar a média de acertos e erros dos estudantes, verificando as questões com maior e menor porcentagem de acertos nas quatro provas objetivas do exame.

As três questões mais fáceis de Linguagens

A prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias foi considerada clara e direta. As questões mais fáceis da prova são as que exigem apenas a capacidade de identificar informações presentes em textos ou a partir da leitura de imagens.

As questões 11 e 34 tiveram sua resolução facilitada por apresentarem textos base curtos, com linguagem simples e clara, exigindo leitura e interpretação de imagens, mas não inferências. A resolução da questão 21 exigia um passo extra, solicitando que os candidatos relacionassem o texto a determinada concepção artística, mas pode ser considerada fácil pela forma como foram construídas as alternativas.

Enem/Inep
Enem/Inep
Enem/Inep

As três questões mais fáceis de Ciências Humanas

As questões exigem operações cognitivas de menor complexidade, pois apresentam uma relação bastante direta entre o que se descreve nos textos e as alternativas, exigindo pouco conhecimento prévio dos temas tratados. Além disso, temas como nazismo, terremotos e imigração são comumente discutidos fora da escola, em conversas informais ou pela mídia.

Enem/Inep
Enem/Inep
Enem/Inep
Continua após a publicidade

As três questões mais fáceis de Ciências da Natureza

As três questões possuem conteúdos recorrentes nos vestibulares e nos materiais didáticos que trabalham os assuntos do ensino médio. Para a questão 101, podia-se usar apenas o senso comum de que lâmpadas de LED são eficientes e não esquentam, dispensando a análise profunda dos gráficos apresentados. As outras duas (132 e 115) são conteudistas e não possuem complexidade elevada no que é pedido. Os temas são transporte celular e separação de misturas heterogêneas.

Enem/Inep
Enem/Inep
Enem/Inep

As três questões mais fáceis de Matemática

Os itens abordam conteúdos apresentados no ensino fundamental. As questões 154 e 178 envolvem a resolução de problemas por meio de raciocínio lógico: a primeira exigindo conhecimentos de orientação espacial e a segunda o raciocínio lógico-numérico. A questão 155 exige a resolução de um problema envolvendo informações apresentadas em uma tabela com cálculo da média aritmética.

Enem/Inep
Enem/Inep
Enem/Inep

Gabarito das questões

11) A
21) A
34) B
47) D
58) B
86) C
101) E
115) A
132) E
154) A
155) B
178) E

Continua após a publicidade

Publicidade