Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

As questões que tiveram mais erros no Enem 2017, por área

Sistema processou mais de 1 milhão de gabaritos para verificar as questões mais fáceis e mais difíceis das quatro provas objetivas do Enem

Por redação 30 nov 2017, 15h53

O aplicativo Quero Minha Nota! processou mais de um milhão de gabaritos do Enem 2017 para checar a média de acertos e erros dos estudantes, verificando as questões com maior e menor porcentagem de acertos nas quatro provas objetivas do exame.

  • As três questões mais difíceis de Linguagens

    Alguns professores mencionaram a extensão dos textos base, que foi considerada cansativa. Além disso, identificaram a necessidade de relacionar textos e movimentos artísticos.

    Uma das questões mais difíceis do Enem deste ano teve respostas diferentes do gabarito oficial em sites de resolução comentada, mostrando a complexidade da tarefa de interpretação. Entre as três questões consideradas mais difíceis, uma característica é comum: requerem do candidato a capacidade de inferir informações (como a intenção do autor) e discriminar gêneros textuais, relacionando-os com determinada corrente artística.

    Enem/Inep
    Enem/Inep
    Enem/Inep

    As três questões mais difíceis de Ciências Humanas

    As três questões exigem operações cognitivas de maior complexidade. Demandam dos candidatos a capacidade de analisar um fragmento de conteúdo (textual ou imagético) e extrair deles relações indiretas, que permitam extrapolar o contexto do conteúdo para encontrar a alternativa correta.

    Além disso, os itens exigem que os alunos somem conhecimentos prévios às informações contidas nos textos ou imagens, o que os tornam mais complexos.

    Continua após a publicidade
    Enem/Inep
    Enem/Inep
    Enem/Inep

    As três questões mais difíceis de Ciências da Natureza

    Estas questões exigem conhecimento profundo dos temas abordados. A questão 108 é sobre energia mecânica e trabalha com a variação da energia potencial e cinética. Para respondê-la, é necessário relacionar o conhecimento físico com conhecimento gráfico de funções lineares e funções quadráticas. A resolução é feita a partir da manipulação das fórmulas de energia, buscando o caráter gráfico da função que foi gerada como resposta.

    A complexidade da questão 131 se baseia na exigência de 4 etapas de cálculos, em que os resultados são dependentes entre si. Errar uma das etapas é suficiente para errar a questão.

    A questão 106 não exige do aluno o conhecimento da forma direta como ele é transmitido na escola. Para respondê-la, o aluno teve que extrapolar seus conhecimentos escolares de fisiologia vegetal e aplicá-los em um contexto diferente do usual.

    Enem/Inep
    Enem/Inep
    Enem/Inep

    As três questões mais difíceis de Matemática

    As questões com menor número de acertos exigem alguma capacidade de abstração do aluno. Uma das questões envolve conhecimento em geometria plana (partes do círculo e área do retângulo), já as outras duas envolvem conhecimentos em análise combinatória.

    Enem/Inep
    Enem/Inep
    Enem/Inep
  • Gabarito das questões

    7) D
    25) E
    33) B
    68) A
    75) D
    90) E
    106) A
    108) C
    131) E
    140) C
    143) B
    160) E

    Continua após a publicidade
    Publicidade