Baixe aqui a Cartilha do Participante do Enem 2024
Temporariamente fora do ar no site do Inep, você pode baixar a "Cartilha do Participante — A Redação do Enem 2024" aqui

Ainda que alguns estudantes já estejam na contagem regressiva para o Enem 2025, a tradicional Cartilha do Participante deste ano ainda foi publicada pelo Inep, o órgão responsável pela prova. Quem já fez o exame sabe que o documento é uma mão na roda para quem busca orientações acerca da redação do Enem, servindo quase como uma receita para garantir um bom desempenho no texto. A boa notícia é que, mesmo com a cartilha ainda não publicada, os estudantes podem recorrer ao documento da prova do ano passado, o Enem 2024.
Temporariamente fora do ar na plataforma oficial do Inep, você pode baixar clicando aqui “Cartilha do Participante — A Redação do Enem 2024“. O documento detalha os parâmetros que, salvo eventuais mudanças pontuais, devem seguir orientando a correção das redações no exame deste ano.
+ Como estudar cada competência da redação do Enem
A cartilha apresenta toda a Matriz de Referência, isto é, as famosas cinco competências que estruturam a avaliação da produção textual. Além de aprofundar o entendimento sobre as situações que podem levar à nota zero, como fuga ao tema, desrespeito à estrutura e violação dos direitos humanos.
+ O que é repertório na redação do Enem?
O que tem na Cartilha do Participante do Enem
A Cartilha do Participante não apenas discorre sobre as competências que são avaliadas pela banca corretora do Enem, mas também traz exemplos comentados de redações nota 1.000 do Enem 2023. Para quem está se preparando para o exame, ver na prática como é, de fato, um texto nota máxima é uma das melhores formas de estudar para redação.
+ 5 redações nota mil no Enem dos últimos anos para se inspirar
As cinco competências avaliadas na redação do Enem são:
- Competência 1: Domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
- Competência 2: Compreensão da proposta de redação e capacidade de desenvolver o tema dentro do formato exigido.
- Competência 3: Seleção, organização e articulação de informações, fatos e argumentos para defender um ponto de vista.
- Competência 4: Uso adequado dos mecanismos linguísticos que garantem a coesão e a progressão das ideias.
- Competência 5: Apresentação de uma proposta de intervenção pertinente, viável e respeitosa aos direitos humanos.
+ Estrutura da redação do Enem: saiba como desenvolver cada parte
Juntamente com o detalhamento de cada competência, a cartilha destaca os principais pontos de atenção que o candidato deve ter na hora da escrita: a importância de respeitar a estrutura do gênero dissertativo-argumentativo, a necessidade de abordar todos os elementos do tema, e o cuidado contra cópias dos textos motivadores — que podem eliminar linhas na contagem mínima exigida para avaliação.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.